“Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem às flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem”. Ct. 2.11-13
Escatologia:
“As últimas coisas”.
Índice
1.
Os Sinais da segunda vinda de Cristo
2. A Salvação
3.
O Inferno
4.
Os Céus
5.
O Arrebatamento
6.
O Bema de Cristo
Bema: O Tribunal de Cristo.
“Porque, todos devemos comparecer ante
o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por
meio do corpo, ou bem, ou mal.” II Coríntios 5:10
Tribunal: sede do magistrado, do
juiz; jurisdição de um magistrado, ou de um corpo de magistrados que julgam em
conjunto; lugar onde se discutem e julgam as demandas judiciais.
O "tribunal" (grego - bema) do mundo
Grego e Romano era o lugar onde um juiz sentava para julgar.
O tribunal de Cristo é o lugar onde Cristo julgará os cristãos.
Esse tribunal acontece
depois do arrebatamento da igreja. Nele as obras dos crentes são julgadas e não
o crente. O objetivo é recompensar o serviço feito com fidelidade.
O Julgamento
Todos passarão pelo “Tribunal de Cristo” para serem
julgados por Ele; esse julgamento não será para condenação, mais sim, serão julgados para Galardão.
O termo usado nas Escrituras para se referir a esta
ocasião é "o tribunal de Cristo"; emprega-se em 2 Co
5:10 e Rm 14:10.
2 Co
5:10 Porque todos
devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o
que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Rm 14:10 Mas tu, por
que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos
havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. O capitulo 5 de 2 Coríntios, expõe a razão por que Paulo sentia jubiloso em meio aos sofrimentos, ele acabara de dizer que, quanto maior for o sofrimento por amor a Cristo no mundo presente, maior será nossa gloria na eternidade. No entanto, quer nesse corpo, quer fora dele, Paulo declara ter apenas uma preocupação; agradar ao Senhor (2 Co 5.9; Rm 12.1; Ef 5.10 e Fp 4.18). O apostolo não esta apenas esperando passivamente para ver o que acontecerá. Acima de todas as coisas, deseja agradar ao Senhor ao viver e servir conforme a direção do Senhor. Afinal, um dia cada um de nós terá de prestar contas perante o Tribunal de Cristo, com respeito a nossos atos, a fim de recebermos segundo o bem ou o mal que tivermos feito, (v.10; Rm 14.10; 1 Co 3.12-15), todos seremos julgados diante do trono de Deus. Logo devemos abandonar a tentativa de julgar os outros. O julgamento pertence a Deus, somente Ele é Juiz de todos, Is 45.23. O propósito da prova pelo fogo é identificar o que é destrutível e o que é indestrutível.
O novo
Testamento diz que os crentes fiéis receberão
galardão em reconhecimento dos
seus serviços prestados ao
Senhor. Este galardão honrará as realizações
e as obras dos crentes
e assim não devem ser confundidos com a salvação, que é o dom gratuito de Deus.
Todos passarão pelo “Tribunal de Cristo” para serem
julgados por Ele; esse julgamento não será para condenação, mais sim, serão julgados para Galardão.
Agora os
cristãos de Corinto deveriam assumir sua responsabilidade pessoal e erigir e
terminar a construção sobre seu fundamento; eles não podem mudar a forma da
fundação em si, (a pregação de Jesus Cristo), mas podem decidir se desejam
construir em paredes usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou
palha.
Paulo
relembra aos coríntios que o edifício deverá resistir ao teste do fogo no dia
do julgamento. Se o material da construção for suficiente forte para sobreviver
ao teste, os construtores receberão o galardão; colhemos o que semearmos, todos
os que forem salvos serão julgados para recompensa, correspondente ao que fez
para Deus aqui na terra.
As obras serão provadas pelo fogo
I Cor. 3 : 13 A obra de cada uma se manifestará; na verdade
o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta, e o fogo provará qual seja
a obra de cada um.
O fogo
mencionado aqui representa a santidade do Senhor, que reage contra tudo quanto
é mau e diferente d'Ele. O
propósito da prova pelo fogo é identificar o que é destrutível e o que é
indestrutível.
Obras
destrutíveis: MADEIRA, FENO, PALHA
*MADEIRA -1 Co
3.12, parte lenhosa das plantas, quando seca, fica propicia ao fogo, queima
facilmente. Símbolo das coisas humanas; são obras feitas apenas por meio da
capacidade humana e com intenções carnais e mundanas.
*FENO (capim seco) –
Dn 4.33; 1 Co 3.12, erva que se ceifa e seca para alimentar os animais, quando
seca fica propicia ao fogo, queima rapidíssimo. Nos sugere necessidade de
renovação. São obras feitas por costume
ou apenas por cumprimento de ordens de um superior.
*Palha – Mt 3.12; Is
17.13; haste das gramíneas (especialmente ceriais), despojada dos grãos, queima
rapidíssimo; representa a ausência de estabilidade; são obras feitas e mal acabadas ou
pior não acabadas; obras feitas relaxadamente.
Depois que
as impurezas, (madeira, feno e palha) são queimadas, o crente é recompensado
por aquilo que tem valor eterno, (o ouro, a prata e as pedras preciosas).
B. Obras
indestrutíveis: OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS.
OURO - ouro fala da
glória de Deus; são as obras feitas em Deus, conforme a palavra de Deus, e para
glorificar a Deus.
PRATA - símbolo da
redenção de Cristo; são obras que envolvem a fé redentora, salvadora. Está
diretamente relacionado ao evangelismo.
PEDRAS PRECIOSAS -
fala dos dons do Espírito Santo; São obras realizadas através do exercício dos
dons espirituais.
Alguns não
terão serviços recompensados, embora percam o galardão, não perderão a
salvação. Um exemplo são os que outrora eram maus e na angustia da morte, houve
arrependimento aceitando a Jesus na última hora.
Os crentes fiéis serão
recompensados em categorias diferentes de serviço e devoção cristãos.
Em Gálatas
6:7, Paulo diz que todos vão colher o que semearam.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque
tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
E em Colossenses
3:22-24, Paulo fala em particular aos cristãos quando diz que os que
servirem bem ao Senhor receberão "do Senhor a recompensa da herança”.
“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a
carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em
simplicidade de coração, temendo a Deus.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao
Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a
Cristo, o Senhor, servis.
A perda experimentada por aqueles cujas obras foram queimadas
não diz respeito à salvação da pessoa mais sim do galardão. Paulo deixa isso
bem claro.
1 Co 3:15
"mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo"
Todos passarão pelo “Tribunal de Cristo” para serem
julgados por Ele; esse julgamento não será para condenação, mais sim, serão julgados para Galardão.
Galardões
A
palavra grega para galardão é misthós, que significa salário. Rm.4:4 Ora, ao que
trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Galardão, portanto, são as recompensas que os salvos receberão
na glória porvir, de acordo com suas obras 2º Co.5:10.
A
doutrina do galardão encontra apoio suficiente, tanto no Antigo Testamento 2º Crônicas 15:7 Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos,
porque a vossa obra terá recompensa.; Isaias 40:10; Isaias 62:11. Quanto no
Novo Testamento (Mt.16:27; 1 Co.3:8,14; Ef. 6:8; Ap.2:23; 11:18.
Entre as recompensas temos as coroas:
Distingue se cinco coroas em vários textos. Não sabemos se são coroas mesmo ou se a
palavra "coroa" é simbólica.
1. A COROA DA VIDA
Esta coroa será dada aos mártires; aqueles que
foram martirizados por amor a Cristo;
Tiago 1:12 “Bem
aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá
a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”
Tiago fala da origem das tentações e
do motivo de Deus permitir que sejamos provados. Há dois conceitos à provação permitida por Deus para fortalecer
seus filhos, a fim de que recebam a Coroa da vida, e a tentação enviada pelo
diabo, a fim de nos derrubar; de acordo com Tiago o objetivo das provações é
tornar os filhos de Deus ‘perfeitos e íntegros’, Deus prova seus filhos, mas
não tenta ninguém, pois não pode de maneira alguma ser a fonte do mal, Deus é a
origem de toda boa dádiva e de todo o dom perfeito. Ele é fiel e não muda,
todos os dias devemos voltar a ser como éramos antes da queda, no principio.
Apoc. 2:10 c “Nada temas das coisas que hás de
padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais
tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei
a Coroa da vida”.
2. A Coroa da Justiça:
Essa coroa é prometida
aqueles que amam e anseiam pelo aparecimento do Senhor – aqueles que vivem à
luz da eternidade e da expectativa da volta iminente de Cristo.
II Tim 4:7-8 “ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde
agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me
dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua
vinda.”
3. A Coroa de Glória
Para os fiéis apascentadores de rebanhos.
(pastores)
I Pedro 5:3-4 “ Nem como
tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a
incorruptível coroa da glória”.
4. Coroa de Alegria
(gozo)
Esta coroa será dada todos os ganhadores de alma.
I Tess. 2:19 “Porque,
qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois
vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?”
5. A Coroa Incorruptível
Para os salvos que completam até o fim e vencem
a corrida que Deus lhes designou e eles tão bem aceitaram.
I Cor. 9-25
“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar
uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.
*** O provável destinos das coroas de galardão, Apc.4.10-11 “os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante
daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos
séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando”:
Assim como os anciãos do apocalipse, também
vamos depositar diante do senhor as nossas coroas e proclamaremos “Digno és
Senhor, de toda glória, honra e poder”.
1.
Recompensas
(algumas provavelmente são simbólicas)
Essas
recompensas serão dadas a todos quantos foram salvos.
A) Vida Eterna
"Ao
que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso
de Deus". Ap 2:7
B) Não sofrer o dano da segunda morte (lago de fogo) "O que vencer não
receberá o dano da segunda morte". Ap
2:11
C) O Maná escondido
"Ao que vencer
darei a comer do maná escondido... Ap. 2.17
D) A pedra Branca ...e
dar-lhe-ei uma pedra branca, Ap. 2.17
E) O Novo Nome
...e na pedra um novo
nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe". Ap 2:17
F) Julgar as nações
"E ao que vencer, e
guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. E com
vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também
recebi de meu Pai". Ap 2: 26 e 27
G) Vestes brancas
G) Vestes brancas
"O que vencer será
vestido de vestes brancas, e de maneira
nenhuma riscarei o seu
nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos
seus anjos". Ap 3:5 e 6
H) Uma coluna no templo
de Deus
"A quem vencer, eu
o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o
nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e
também o meu novo nome". Ap 3:12
I) Assentar se à com Jesus no seu trono "Ao
que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono.... Ap 3:21
No
livro de Mateus capítulo 20:20 a mãe dos filhos de Zebedeu pediu para que seus
dois filhos se assentassem ao lado de Cristo um na sua direita e um na sua
esquerda no reino de Jesus (ou seja no céu). "mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado". Mt 20:23
"O sangue dos mártires é a semente dos
cristãos." — Tertuliano
As
ruínas da cidade incendiada ainda fumegavam nos montes
Palatino e Esquilino, quando Nero concebeu a ideia de satisfazer a
raiva do povo com o sangue dos cristãos. Esse monstro, cujo nome é associado a
tudo o que é cruel e impiedoso, foi o primeiro imperador romano a decretar a
perseguição aos inofensivos servos de Deus. O édito foi emitido; o clamor, em
toda parte, era o extermínio do cristianismo. Todo o mundo pagão armou-se
contra ele. Mal fora promulgado o terrível decreto, e as pessoas, como que
possuídas por demônios, lançaram-se em fúria desumana contra os inocentes e
indefesos seguidores do Crucificado. A frenética resolução de desarraigar o
cristianismo começou em Roma e difundiu-se através de cada província e cidade
do Império. Membros da mesma comunidade, e até da mesma família,
converterem-se em delatores e executores uns dos outros. Nestas páginas
acham-se registradas duas ou três ocasiões em que pais tentaram em vão, com
todo tipo de tortura e castigo, abalar a lealdade de seus tenros e inocentes
filhos. Em cada cidade e aldeia, foi concedida licença irrestrita aos
magistrados para pilhar, aprisionar, torturar e destruir os cristãos; e esses oficiais
subordinados, por sua vez, delegavam poder aos lacaios mais cruéis a seu
serviço. O mesmo aconteceu, em época recente, na China e no Japão.
"Foi
proclamado, além disso", afirma um mártir citado por Eusébio, "que ninguém deve experimentar
qualquer cuidado ou pena por nós, mas que todos devem pensar e comportar-se em
relação a nós como se não mais fôssemos gente".
Esses
horrores não cessaram com os tiranos que lhes deram início. Por trezentos anos,
os poderes do Inferno
continuaram a sua guerra contra a Igreja, com maior ou menor fúria levantando e
caindo, como as ondas do oceano; num momento, desabando com o estrondo e a
espuma dos vagalhões na tempestade, e no outro, calmo e tranquilo como um lago.
Os
escritos de Basílio sobre a perseguição de Deoclécio dão uma ideia
geral do que foram as crueldades e os horrores daqueles dias.
"As
casas dos cristãos eram deixadas em ruínas; seus bens, pilhados. Seus corpos
caiam nas mãos dos ferozes lictores, que os dilaceravam como bestas selvagens,
e arrastavam as matronas pelos cabelos através das ruas, insensíveis às
súplicas por clemência, viessem elas dos idosos ou daqueles em tenra
idade. Os inocentes eram submetidos a tormentos reservados apenas aos mais vis
criminosos; os calabouços eram lotados com os habitantes dos lares cristãos,
que agora jaziam desolados; os desertos sem caminhos e as cavernas das
florestas enchiam-se de fugitivos, cujo único crime fora a adoração a Jesus
Cristo. Nesses dias trevosos, filhos traíam os pais, e pais acusavam a própria
prole; os servos obtinham a propriedade de seus senhores por denunciá-los, e um
irmão buscava o sangue do outro. Nenhuma reivindicação ou vínculo de
humanidade parecia ser reconhecido, tão completa era a cegueira que a todos
acometera, como se fora uma possessão demoníaca. Além disso, as casas de oração
eram profanadas por mãos ímpias; os altares mais sagrados, derrubados. Nenhuma
oblação a Deus era feita; nenhum lugar foi deixado para os mistérios divinos;
era só tribulação, uma escuridão lutuosa calava todo consolo; o colégio
sacerdotal foi disperso; nenhum sínodo ou concilio pôde reunir-se, por medo da
matança que assolava em toda parte; mas os demônios celebravam suas orgias e
poluíam tudo com a fumaça e o sangue de suas vítimas".
As catacumbas são o último memorial dessa
época terrível; aquelas cavernas lúgubres e as escuras passagens nas entranhas
da terra são o mais precioso registro da Igreja; suas lajes toscas, com a palma
e a coroa, falam de aproximadamente um
milhão de mártires.
O Coliseu é outro testemunho dos triunfes
do passado. Ele surgiu em meio aos horrores da perseguição, e tornou-se o campo
de batalha onde a inocência e a fragilidade lutavam com a tirania e a
criminalidade. O sangue, os milagres, e as vitórias da Igreja Primitiva lançaram
uma reminiscência sagrada à volta dessas veneráveis ruínas, que nos faz
aproximar com uma espécie de temor religioso. Supõe-se que milhares de mártires verteram seu sangue
em suas arenas, embora os registros exatos não tenham chegado até nós. Dentre
esses mártires, havia pessoas de ambos os sexos, e de diversas posições
sociais: eram príncipes de sangue real, bispos, matronas
de idade avançada, donzelas no
rubor da juventude e da inocência, e crianças
de tenra idade. A sua coragem e brandura, o seu triunfo sobre a dor e a
morte, foram eloquência que plantou aquela cruz, que agora projeta a sua sombra
na desolada arena. Os atos dos heróis do
Coliseu preenchem as páginas mais interessantes e maravilhosas da
história da Igreja Primitiva. São belos, eloquentes, tocantes, e estabelecem um
notável contraste entre a força, a sublimidade e a magnificência do
cristianismo, e a fraqueza, a vileza e a estupidez da infidelidade; são
evidências incontestáveis da natureza divina da Igreja de Deus.
O MARTÍRIO DOS APÓSTOLOS
Segundo a Tradição, assim terminaram as vidas dos
apóstolos e evangelistas:O primeiro mártire foi Estevão, este foi apedrejado.
Mateus:
Foi morto à espada na cidade de Etiópia.
Marcos:
Foi arrastado pelas ruas de Alexandria e Egito, até expirar.
Lucas:
Foi enforcado em uma oliveira na Grécia.
João:
Foi metido numa caldeira de azeite a ferver, em Roma, mas escapou ileso e morreu mais tarde de morte natural, em Éfeso, Ásia Menor.
Tiago Maior:
Segundo o testemunho da Bíblia, foi degolado em Jerusalém.
Tiago Menor:
Foi precipitado de um pináculo do templo de Jerusalém ao solo; a seguir, foi esbordoado até morrer.
Filipe:
Foi enforcado de encontro a um pilar em
Hierápolis (Frígia, Ásia Menor).
Bartolomeu:
Foi esfolado vivo por ordem de um rei cruel.
André:
Foi crucificado e da cruz pregou ao povo até morrer.
Pedro:
Foi crucificado de cabeça para baixo, em Roma, durante o reinado de Nero.
Paulo:
Foi decapitado em Roma, também durante o reinado de Nero.
Assista este clip, clicando na seta central.
Muitas vezes
fraquejamos diante de uma pequena prova, enquanto muitos morreram e morrem de
forma cruel por amor a Cristo, será que temos o direito de ganharmos o mesmo
troféu que esses mártires? Será que podemos comparar a eles? Essa coroa só será
dada aos mártires. Vejamos aqui alguns exemplos de pessoas que receberão essa
coroa.
“O Céu onde vamos morar, ainda é para nós um cenário
de mistério glorioso; Muitas serão as recompensas para os que perseverarem
fiéis até o fim”.
“Bem aventurados sois vós, quando
vos injuriarem e perseguiram e,
mentindo, disser todo mal contra
vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos
céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.” Mt 5:11-12.
(62) 9188 2681
Face book. Rosa
Dias dos Anjos Carvalho
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