“Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem às flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem”. Ct. 2.11-13
Escatologia: “As últimas coisas”.
Índice
1.
Os Sinais da segunda vinda de Cristo
2. A Salvação 3. O Inferno
4. Os Céus
5. O Arrebatamento
6. O Bema de Cristo
7. As Bodas do Cordeiro
8. O que está acontecendo no mundo por aí?
9. A visão do Céu
10. A Grande Tribulação-Apocalipse 6-Os Sêlos.
11. Os 144.000 e a Grande Multidão /Apc 7.V.1 Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro
cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento
soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore.
(Assiste o video-clik)
Entre o sexto e o sétimo selos, temos um interlúdio, em
contrates com as terríveis cenas da ira de Deus retratadas no capitulo 6, o
capitulo 7 mostra o povo de Deus sendo selado;
começa com a visão de quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra. O capitulo sete é uma pausa entre o sexto e o
sétimo selo, mostrando os que permanecerão fiéis a Cristo durante a Tribulação.
Estes fiéis de Deus (6.17) são tanto judeus (v.v 3-8) como não judeus (v.v
9,10,13-15). Eles aceitam o evangelho eterno proclamado pelos anjos (14.
6) “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o
proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e
povo”.
Essa é a garantia de que os quatro anjos vigiem
todo o mundo e nenhuma parte esta fora do seu controle, sua função é reter os
quatro ventos para que ventos prejudiciais não soprem sobre arvore alguma; os
ventos podem ser outra forma de descrever os quatro cavaleiros dos quatro
ventos do céu (Zc.6.5; Is 19.1 e 66.15); enquanto Zacarias associa os ventos ao
céu, enfatizando sua sujeição ao Deus do céu, João se refere a eles como ventos
da terra, pois sua atividade destrutiva é associada a terra. Os ventos são um símbolo
natural de destruição (Is 4.11-12; 49.36). 2 - Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus
vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para
danificar a terra e o mar:
Um outro anjo sobe do sol nascente, ou seja, do leste; o leste é o lugar onde raia o dia e onde a luz aparece primeiro, o leste simboliza uma fonte de benção (Gn 2.8; Ez 432; Mt 2.1-2); o anjo tem o selo de Deus; aqui marca os selados como pertencentes a Deus e desse modo, os preserva da destruição que sobrevirá ao mundo. Esse anjo clama em grande voz para os outros quatro e ordena para que não firam nem a terra e nem o mar, nem as arvores ate que os servos de Deus tenham sido selados na testa, V. 3 - "Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". O selo dos servos de Deus pode ser contrastado com a marca da besta, que identifica os indivíduos marcados como adoradores da besta (666) e, portanto, objetos da ira de Deus. Os que têm o selo de Deus, pelo contrario são seus fiéis servos e o adoram na mais perfeita e absoluta devoção, são objetos de sua graça permanente; não serão iludidos pela besta. Então quem são os 144.000 do Apocalipse 7?
Um outro anjo sobe do sol nascente, ou seja, do leste; o leste é o lugar onde raia o dia e onde a luz aparece primeiro, o leste simboliza uma fonte de benção (Gn 2.8; Ez 432; Mt 2.1-2); o anjo tem o selo de Deus; aqui marca os selados como pertencentes a Deus e desse modo, os preserva da destruição que sobrevirá ao mundo. Esse anjo clama em grande voz para os outros quatro e ordena para que não firam nem a terra e nem o mar, nem as arvores ate que os servos de Deus tenham sido selados na testa, V. 3 - "Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". O selo dos servos de Deus pode ser contrastado com a marca da besta, que identifica os indivíduos marcados como adoradores da besta (666) e, portanto, objetos da ira de Deus. Os que têm o selo de Deus, pelo contrario são seus fiéis servos e o adoram na mais perfeita e absoluta devoção, são objetos de sua graça permanente; não serão iludidos pela besta. Então quem são os 144.000 do Apocalipse 7?
Vs. 4 -8 Então ouvi o
número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos
de Israel.
5 - Da tribo de Judá foram selados doze mil;da tribo de Rúben, doze mil;da tribo de Gade, doze mil;
6 - da tribo de Aser, doze mil;da tribo de Naftali, doze mil;da tribo de Manassés, doze mil;
7 - da tribo de Simeão, doze mil;da tribo de Levi, doze mil;da tribo de Issacar, doze mil;
8 - da tribo de Zebulom, doze mil;da tribo de José, doze mil;da tribo de Benjamim, doze mil.
5 - Da tribo de Judá foram selados doze mil;da tribo de Rúben, doze mil;da tribo de Gade, doze mil;
6 - da tribo de Aser, doze mil;da tribo de Naftali, doze mil;da tribo de Manassés, doze mil;
7 - da tribo de Simeão, doze mil;da tribo de Levi, doze mil;da tribo de Issacar, doze mil;
8 - da tribo de Zebulom, doze mil;da tribo de José, doze mil;da tribo de Benjamim, doze mil.
São os judeus, doze mil de cada uma das tribos de Israel que se
tornaram cristãos durante a grande tribulação, embora a quem entenda que se
trata não só dos eleitos de Israel, mais também dos salvos de todas as nações
no período da grande tribulação, isto é os crentes mais os judeus convertidos.
Os cento e quarenta e quatro mil são os eleitos de Israel, ao passo que a
multidão provém de todas as nações. Os cento quarenta e quatro mil foram
selados por Deus antes de começarem os anos piores da tribulação.
A Grande Multidão
Apoc.7.9-17 “ Depois destas
coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as
nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o
Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos”
Percebemos uma grande multidão não contada (os mártires da
tribulação) sendo recebidos de vestiduras brancas, alvejadas no sangue do
Cordeiro, diante do trono de Deus, não mais na terra, e servem a Deus
continuamente. João vê uma grande multidão de pessoas
no céu depois de estarem completos os sete anos da grande tribulação; um dos anciãos
no céu revela a João a identidade das multidões e o modo como chegaram ao céu;
estes são os que vieram da grande tribulação, o capitulo seis diz que muitos
seriam martirizados durante a tribulação e lavaram as suas vestiduras no sangue
do Cordeiro. A grande multidão finalmente em segurança na casa do Pai, é a
resposta ao clamor dos mártires o quinto selo.
Há uma grande
discussão teológica a respeito disso, temos dois grupos, o grupo do que acreditam ter uma segunda chance
e dos que não creem na existência desta segunda chance. a. Os defensores da segunda
chance.
Consideramos a multidão em Apoc.
7:9,13,14:
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém
podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam
diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas
suas mãos; E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de
vestes brancas, quem são, e de onde vieram?E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E
ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas
vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
O versículo diz que é uma multidão
que ninguém podia contar. Portanto, muitos se convencerão do pecado durante
esse período. São os novos crentes, que se convertem depois do Arrebatamento.
Estes crentes se convencem do pecado durante os julgamentos que Deus envia ao
mundo no período da Tribulação.
Muitos serão salvos durante este
período, e que, tendo sido martirizados ou doutra maneira mortos, são
imediatamente arrebatados ao céu, um tanto segundo a mesma maneira como as duas
testemunhas em Apoc. 11:7-12. Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.
b. Os defensores da não existência de
uma segunda chance
Aqueles que tiveram a oportunidade de
crer em Jesus antes do arrebatamento não
terão mais nenhuma oportunidade de se arrepender.
Lc.12.46 Virá o senhor
daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e
separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
Mt. 25.10-12 E, tendo
elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com
ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor,
Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não
conheço. (Fonte. Bíblia de estudo do Ensino
Pentecostal, pág.2016).
O importante é estar preparado o tempo todo, para morar com
Jesus, não importa se antes do arrebatamento ou se no arrebatamento; jamais
devemos ter em mente uma segunda chance de salvação após o arrebatamento, agora
temos a de graça, e com o nosso livre arbítrio podemos decidir pelo sim:“Eu
quero morar no céu”.
Mt.25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho
do homem há de vir.
Sua irmã em Cristo
Rosa Dias
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