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Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

As bem-aventuranças / Mateus 5


E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:1-12
O Sermão do Monte é o primeiro dos cinco grandes blocos de ensinamento de Mateus. Aqui, Jesus mostra como a vida deve ser no reino dos céus, que é o termo usado por Mateus em referencia ao reino de Deus. Esse reino é abrangente: nada em todo o universo escapa à sua autoridade. Foi afetado, porém, pela rebelião insuflada no mundo pelo pecado. O povo de Deus estava consciente de que um dia, no futuro, o reino de Deus, anunciado pelo Messias, romperia com a História para dar fim à rebelião e apresentar a era que está por vir. É isto o que Jesus faz quando anuncia que o reino dos céus está próximo, mas ainda não se manifestou em sua plenitude; está restrito à vida dos que aceitaram a Jesus como o Messias e se tornaram seus discípulos. Esses discípulos têm a responsabilidade de viver de acordo com os valores que prevalecem no reino dos céus. Devem demonstrar que a Cida cristã é contracultural, não importa de qual cultura se tenham originado.As bem-aventuranças

Jesus sentou-se para expor suas ideias, de acordo com o verdadeiro estilo judaico de ensinar. Os ouvintes sentavam-se aos seus pés. As bem-aventuranças a seguir são apresentadas seguindo a fórmula com a expressão ‘bem-aventurados’. As bem-aventuranças são exclamações que expressam algo ganho como presente, uma dádiva recebida; todos devem desejá-las e alcança-las, mesmo que elas floresçam apenas no futuro. A benção e a alegria que elas proporcionam trem raízes profundas e não são afetadas pelos altos e baixos da vida.Os humildes de espírito

A expressão ‘humildes de espírito’, são aqueles que perceberam seu total desamparo por conta do pecado em sua vida e reconhecem a completa  dependência a Deus, tanto para as necessidades espirituais quanto para as materiais. Essa pessoa desenvolve desapego às coisas materiais e se apega a Deus. Todos nós devemos nos desapegar das coisas materiais e nos apegar  ao espírito Santo, quem possui esses atributos são chamados povo de Deus, pois deles é o reino dos céus. Nesse reino, não existe competição de interesses. Os que pertencem a ele aprenderam o segredo da total dependência a Deus, o que leva à total obediência à sua vontade.Os que choram

O termo ‘choram’, é bastante associado à dor e ao sofrimento causados pelo luto, pelo reconhecimento do pecado e de suas consequências. É por isso que o choro está relacionado ao arrependimento. O choro vem com o verdadeiro reconhecimento do pecado cometido por uma pessoa ou pela sociedade. As experiências pessoais e sociais combinadas lembram-nos da gravidade do pecado. Existe pecado em nossa vida, em tudo que nos cerca, em nossa cultura, em nossas estruturas econômicas e em tudo o que tocamos. O aquecimento global tem consequências trágicas e ameaça a sobrevivência humana. O mesmo acontece com a purificação étnica, que traz consequências devastadoras para qualquer país. As escolhas e atitudes pessoais produzem um catálogo de atividades humanas que nos fazem chorar de tristeza. Isaías tremeu de tristeza quando viu a pureza do Senhor, e nós sentiremos o mesmo pesar quando olharmos para a pureza de Jesus e para o desafio da crucificação. Deus entretanto vê esse pesar e retribui com consolo. Ele perdoa o pecado pessoal e seca o chão lavado pelo sangue de Jesus. Deus, no entanto, também inspira e fortalece os que choram, a fim de que possam remover as transgressões que levam ao pecado pessoal e estrutural. É isso o que significa a palavra ‘consolo’, pois deriva de um termo do latim que significa ‘fortalecer’.

Os mansos
Temos a tendência de confundir mansidão com fraqueza. A fraqueza é caracterizada por indecisão, ausência de moral ou força física, medo ou baixa autoestima. Contudo, não são essas as características que Jesus aprecia.  Ele está falando da mansidão que caracterizava Moisés e o próprio Jesus, ninguém pode acusar esses dois homens de fraqueza ou de indecisão! Mansidão é a capacidade de controlar e usar o poder apenas em beneficio de outros. É o contrário das emoções arrogantes, egoístas, auto afirmativas e descontroladas. O manso fica zangado, mas no tempo certo, e não por causa do orgulho ferido. Ele coloca todas as suas habilidades e emoções sob o controle de Deus e não permite que circunstâncias pessoais adversas perturbem sua paz. A recompensa dos mansos é que eles herdarão a terra, Deus pode confiar a terra a pessoas assim, ou seja, a terra no futuro. Sabe que os mansos não irão destruí la com desejos egoístas, pois já possuem tudo em Cristo. Essa bem-aventurança será cumprida literalmente na plenitude dos tempos.Os que têm fome e sede de justiça

Fome e sede sinalizam que precisamos de mais alimento ou de liquido. Se não atendermos a esse alerta, ficaremos famintos ou desidratados. As duas condições ameaçam a vida, mas podem ser facilmente corrigidas com a quantidade certa de comida ou de bebida. Contudo, as vontades naturais podem crescer e tornar-se finalidades em si mesmas. Sentir fome e sede por justiça é seguro, pois Deus sacia quem tem esse tipo de desejo. A bem-aventurança nos desafia a buscar avidamente a justiça, a buscar a Deus e sua justa instrução da mesma forma que o faminto e o sedento buscam algo para comer e beber, essa busca não engana nem decepciona.Os misericordiosos

Uma das parábolas de Jesus serve de comentário a essa bem-aventurança, os que demonstram misericórdia serão alvo de misericórdia. A misericórdia é uma resposta de amor a quem nos ofende, o qual pode ou não perceber a ofensa. Pela misericórdia Deus retém coisas boas para os pecadores, enquanto pela graça estende seu amor aos que não o merecem, a misericórdia implica a capacidade de entrar no mundo miserável de outra pessoa, sentir o que ela sente e agir para aliviar miséria. É uma compreensão intensa do próximo e de seus problemas. O samaritano demonstrou misericórdia quando cuidou de um homem abandonado à morte por ladrões, sem se preocupar com sua própria segurança ou com o que lhe era conveniente. A misericórdia nos convida a exercitar o perdão com mais frequência. Não podemos viver distantes e desapegados das outras pessoas nem de seus problemas. Deus com sua misericórdia entrou em nosso mundo com a solução para nós, a qual nem imaginaríamos. Quando exercemos a misericórdia, os outros nos trata da mesma forma, e o próprio Deus que já nos mostra misericórdia em Cristo, mostrara misericórdia ainda maior.Os limpos de coração

O metal puro é aquele que não apresenta impurezas. O coração puro é aquele sinceramente dedicado a Deus. Quem é puro não possui motivos obscuros. Vemos os efeitos dessa pureza quando duas pessoas sofrem o mesmo desastre natural e perdem tudo, menos a vida. Uma amaldiçoa a Deus enquanto a outra louva ao Senhor. Os que têm coração puro verão a Deus, isto é, contemplarão a ação de Deus no presente e o verão com os próprios olhos no futuro.Os pacificadores

Quando Jesus apareceu aos discípulos após a ressurreição, usou a tradicional saudação hebraica para desejar paz, sua saudação porém era diferente, pois Ele era o príncipe da paz, o maior pacificador entre Deus e os homens. A pacificação atribui aos que de um modo divino entra na guerra com paz, quando agimos no mundo esférico da turbulência desesperadora, levando a paz, entendemos, no entanto que foi por Deus, pois só Ele nos da essa paz, a de tranquilizar, pacificar.Uma das parábolas de Jesus serve de comentário a essa bem-aventurança, os que demonstram misericórdia serão alvo de misericórdia. A misericórdia é uma resposta de amor a quem nos ofende, o qual pode ou não perceber a ofensa. Pela misericórdia Deus retém coisas boas para os pecadores, enquanto pela graça estende seu amor aos que não o merecem, a misericórdia implica a capacidade de entrar no mundo miserável de outra pessoa, sentir o que ela sente e agir para aliviar miséria. É uma compreensão intensa do próximo e de seus problemas. O samaritano demonstrou misericórdia quando cuidou de um homem abandonado à morte por ladrões, sem se preocupar com sua própria segurança ou com o que lhe era conveniente. A misericórdia nos convida a exercitar o perdão com mais frequência. Não podemos viver distantes e desapegados das outras pessoas nem de seus problemas. Deus com sua misericórdia entrou em nosso mundo com a solução para nós, a qual nem imaginaríamos. Quando exercemos a misericórdia, os outros nos trata da mesma forma, e o próprio Deus que já nos mostra misericórdia em Cristo, mostrara misericórdia ainda maior.Os perseguidos

Essa bem-aventurança não diz que todo sofrimento leva a benção. Há sofrimento que nos sobrevem por motivos alheios à justiça, mas os que sofrem por seguir a Jesus são abençoados, e o reino dos céus a eles pertence. O cristianismo era uma religião nova e alvo de perseguição na família, no trabalho e também por parte do governo. Os imperadores romanos consideravam-se divinos e todos tinham que queimar incenso a uma estátua do imperador e declarar ‘que ele era senhor’, porém os cristãos diziam ‘Jesus é o Senhor’, muitos morreram por não reconhecerem o imperador, esse sofrimento será recompensado naquele dia vindouro. A perseguição é inevitável  a quem vive uma vida justa, Deus recompensará os que sofrem pela causa de Cristo.

(Em parte C.B.Af)


Rosa Dias

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A torrente das águas purificadoras/Ez 47.1-12


Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.
E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.
E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.
E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.
Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.
E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.
Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.
Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.
E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.    Ezequiel 47:1-12
Esse é um dos trechos mais sublimes de Ezequiel; Joel e Zacarias também falaram desse rio (Jl 3.18 e Zc 14.8). Parece ser uma figura do rio da água da vida no céu, (Ap.22.1,2), seja qual for a aplicação especifica ou exata que essas águas tiverem, certamente se pode entender, sem qualquer distorção de sentido, que são uma bela ilustração das influencias benignas de Cristo, que procedem de Jerusalém e de lá fluem numa correnteza cada vez mais ampla e mais profunda ate alcançar o mundo inteiro, abençoando as nações com sua qualidade vivificante, continuando ate a eternidade do céu.
Ezequiel fala de um rio que nasce no templo e corre pela terra. O rio traz cura e purificação a uma terra que havia testemunhado grande perversidade a ponto de não poder mais suportar sua contaminação e vomitar o povo para o exílio, o rio, portanto, nascia no templo, ou seja, na presença de Deus. Ao sair do templo o rio corria para o leste e depois para o sul, cortando o deserto da Judéia até chegar ao mar Morto; o mais espantoso é que apesar de o texto não mencionar afluentes, o rio aumenta um volume e profundidade.
O profeta testemunhou o poder purificador, curativo e vivificador do rio sobre a grande abundancia de arvores, ele entendeu toda a profundidade do rio, pois foi guiado às águas do rio e seu guia explicou que o rio corria para o mar Morto; o mar Morto recebeu esse nome porque abriga poucas formas de vida capazes de sobreviver em suas águas extremamente salgadas e impotáveis, mas quando o rio desemborcar no mar Morto, suas águas ficarão saudáveis, o mar se tornara um mar vivo, repleto de peixes e outras criaturas.
Os peixes serão tão abundantes que farão  prosperar a industria da pesca, junto a ele se acharão pescadores (v.1), e esses peixes serão como os peixes do mar Mediterrâneo, em multidão excessiva.

Os efeitos vivificadores da água ficarão evidentes na presença copiosa de toda criatura vivente que vive em enxames; parte do mar, porém não sofrera alterações, os charcos e pântanos ao redor do mar Morto não serão feitos saudáveis e sua situação inalterada não se devera a uma falta de poder de Deus de transforma lós, mas sim a um motivo pratico, a saber o fato de serem uma fonte valiosa de sal. Deus garantira a possibilidade de continuar a explorar esses depósitos ricos de minerais supostamente para uso domestico e litúrgico.

Ezequiel volta a falar das àrvores que viu a beira do rio (v.7), e informa que elas não apenas serão numerosas, mas também de toda sorte, que dá fruto para se comer, nos seus meses (v.12), ademais, não fenecerá a sua folha e o seu fruto servira de alimento e sua folha de remédio. A àrvore é extremamente produtiva, porque é regada pelas águas que saem do santuário. Esse conceito traz a memória a àrvore da vida do jardim do Edén (Gn 2), e a árvore da vida da Nova Jerusalém (Ap. 22).

Nos versículos de (13-23) 13Assim diz o Senhor DEUS: Este será o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos de Israel; José terá duas partes.
14E vós a herdareis, tanto um como o outro; terra sobre a qual levantei a minha mão, para dá-la a vossos pais; assim esta mesma terra vos cairá a vós em herança.
15E este será o termo da terra; do lado do norte, desde o mar grande, caminho de Hetlom, até à entrada de Zedade;
16Hamate, Berota, Sibraim, que estão entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.
17E o termo será desde o mar até Hazar-Enom, o termo de Damasco, e na direção do norte, para o norte, está o termo de Hamate. Este será o lado do norte.
18E o lado do oriente, entre Haurã, e Damasco, e Gileade, e a terra de Israel será o Jordão; desde o termo do norte até ao mar do oriente medireis. Este será o lado do oriente.
19E o lado do sul, para o sul, será desde Tamar até às águas da contenda de Cades, junto ao ribeiro, até ao mar grande. Este será o lado do sul.
20E o lado do ocidente será o mar grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamate. Este será o lado do ocidente.
21Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.
22Será, porém, que a sorteareis para vossa herança, e para a dos estrangeiros que habitam no meio de vós, que gerarão filhos no meio de vós; e vos serão como naturais entre os filhos de Israel; convosco entrarão em herança, no meio das tribos de Israel.
23E será que na tribo em que habitar o estrangeiro, ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor DEUS. Entendemos no entanto, a distribuição da terra, nessa parte final do livro, o profeta volta à questão da terra, começa  com a apresentação de orientações para a sua divisão e uma descrição de seus limites. A terra deve ser dividida entre as doze tribos em heranças iguais, com exceção de duas partes a serem entregues a José. As tribos descendentes de Efraim e Manasses, essas receberão , portanto uma porção completa como tribos individuais.

Creio pelo Espírito Santo de Deus, que há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus e esse rio é dado de graça a todos os que queiram beber de suas águas. Deixemos pois, essas águas nos beberem e molharem os nossos pés, com isso  já vamos ficando cheios da presença de Deus, depois essas águas vão subindo ate nossos joelhos e já estaremos envolvidos no poder do Espírito Santo, quando dermos todo o nosso ser a Deus, essas águas vão nos molhar ate os ombros, já não teremos domínio de nós, pois Deus nos dominara por completo e agora as águas do Espírito serão em abundância, que vai nos fazer nadar em seu poder, vamos mergulhar no poder sobrenatural do Espírito Santo, é assim que Ele nos quer ver, sempre nadando na sua graça e no seu poder. Quando nos rendemos totalmente a ele, encaramos as lutas com outra visão, a visão de que tudo é passageiro e que vamos vencer todas as tempestades que nos afronta. Rendidos ao Espírito Santo de Deus, sempre devemos ser! Glória a Deus, aleluia!
Jesus te ama e quer que você mergulhe em seu poder.  
Rosa Dias.