Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Falando de Prosperidade-1º Cron. 4.9-10


Resultado de imagem para gifs de aguia
E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1º Cron. 4.9-10 

Introdução

Definição da palavra ‘prosperidade’: Qualidade de próspero: que é:; propício, feliz, bem-sucedido, dar bons resultados, progredir,...

Na Bíblia vemos alguns nomes em destaques, que foram prósperos pelo Senhor. Não vou falar de todos, porém quero destacar alguns.

Jó, o homem mais rico da terra de Uz. Foi provado por Deus, manteve íntegro ao Senhor e mais próspero tornou diante dos povos e no Senhor.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1

Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:22
E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Jó 42:10

Abraão de Ur dos Caldeus: prosperou porque andou com Deus e obedeceu a sua Voz.

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Gênesis 22:16-18
Isaac filho de Abraão, esse foi temente a Deus e Deus lhe prosperou.

Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque. Gênesis 25:5

E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar. Gênesis 26:2-6

Jacó filho de Isaac, teve sua vida mudada por Deus e andou nos Seus Caminhos e Deus o prosperou.

E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos. Gênesis 30:43

José filho de Jacó, o Senhor lhe tornou prospero, devido sua fidelidade a Ele.
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Gn. 39.2

Jabez, um homem de Judá, mais ilustre do que seus irmãos, orava pedindo a Deus para alargar suas fronteiras e que a mão do Senhor fosse com ele e o preservasse do mal e Deus prosperou Jabez.

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1º Cron. 4.9-10

Uzias, rei de Judá, prosperou porque buscou o Senhor Deus de Israel.

Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. 2 Crônicas 26:5

Lázaro, Maria e Marta. Os irmãos em Betânia. João o discípulo amado, Lídia a vendedora de púrpura e outros, pessoas prosperas serviam ao Senhor e crescia na sua graça.

É errado pedir Deus saúde, paz, fim dos problemas, união, dons e outros mais? E porque é errado pedir prosperidade a Ele?
É errado pedir prosperidade? O que fazer para não perder os bens que ganhou? O que fazer para recuperar o que perdeu? O que fazer com o que ganhamos de Deus? São perguntas que merecem respostas e quero responde-las a você que está lendo este estudo.

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1º Cron. 4.9-10

Os versículos acima chamou minha atenção! Mostra um relato muito interessante sobre prosperidade; aqui um certo homem por nome Jabez da tribo de Judá orava a Deus pedindo riquezas e Deus deu tudo o que Jabez pediu; e o interessante é que o nome dele significa ‘dor, sofrimento’, porque foi chamado assim? Porque sua mãe lhe deu esse nome? O nome era dado conforme o resultado do nascimento da criança e no caso de Jabez é porque houve dores ao extremo quando ele nasceu e sofrimento talvez na gestação ou pós nascimento, a Bíblia não diz exatamente o tamanho da dor e do sofrimento que passou essa criança e sua mãe, mais dá para entender que algo ruim aconteceu ao ponto de ser afligido. O seu nome era de desagradável pronuncia, era como uma maldição ou castigo, porém Jabez era dado à oração, e a oração dele ao Senhor era:

·         Se me abençoares muitíssimo: Isto é; tornar me próspero
·         E meus termos ampliares: Ampliar: Tornar maior, mais vasto, mais extenso aumentar, alargar. Isso era o que Jabez pedia a Deus
·         E a tua mão for comigo: Me protegeres o tempo todo
·        E fizeres que do mal não seja afligido... Me livre das mãos do inimigo

Jabez invocou o Deus de Israel; esse homem não tentou enriquecer sozinho, por vontade ou força própria, mas recorreu a Deus, sua conquista veio das mãos do Senhor, a resposta de Deus a ele foi ‘Sim’ concedendo tudo o que lhe pedia. ‘E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido’. Deus agradou de Jabez e lhe abençoou grandemente ‘E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos’.


É errado pedir prosperidade?

Não há erro em pedir prosperidade, que benção essa de Jabez em ser agraciado por Deus. Tudo nos leva a entender por inferência que Jabez não pôs o coração nas riquezas, a prova disso é que Deus continuava prosperando ele em tudo ao ponto de tornar mais ilustre do que seus irmãos.

O bom conforto deve vir para que façamos mais ainda a obra de Deus e venhamos a contribuir na sua casa, quanto mais ganharmos de Deus, mais devemos abrir os nossos corações e nossas carteiras para a obra missionária, a obra missionária não só depende de quem vai e de quem intercede, mais também depende de quem patrocina financeiramente; quanto mais damos para a sua casa, mais Ele nos dará.
Peça a coisa certa, não vai sair por aí pedindo coisas para esbanjares no seu bel prazer, isto é ridículo, Deus não se agrada dessas coisas. Faça contudo do jeito certo, fazendo a vontade de Deus e Ele muito fará por você.

Não cobices nada, e jamais peça o que é de outrem para você, peça a Deus o necessário de cada dia e esse necessário inclui o que você realmente precisa, a casa própria, o carro bom que não vai estragar com você no caminho dando dor de cabeça, o dinheiro para seu sustento, o suprimento de cada dia, o dinheiro das férias para curtir sua família, e algo muito importante curta as bênçãos do Senhor, tenha alegria nelas, viva bem a cada dia, quem acumula bens e não desfruta, miserável homem é, viva bem com tudo o que Deus lhe der e contente não murmurando do que Ele não lhe deu. Lembre que somos mordomos e que tudo pertence a Deus, cuide bem de seu patrimônio.
O que fazer para não perder os bens que ganhou?

Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo. Salmos 35:27

Imagem relacionadaDavi pede para que os que o apoia louvem, alegrem e agradeçam ao Senhor por sua prosperidade. Quando mantemos a nossa adoração ao Senhor, reconhecemos seu favor imerecido a nós, nada merecemos, mas Ele tem nos dado bênçãos e devemos sempre agradece ló por todas elas, adora ló como nosso Deus Verdadeiro. Um coração alegre e agradecido cheira bom diante de Deus. O segredo de não perdermos nossos bens é ter um coração agradecido e alegre diante de Deus. As heranças que veem as nossas mãos podem e devem ser conservadas e aumentadas, e isto se dá quando andamos com Deus, temendo e confiando plenamente n’Ele. Reconheça as bênçãos de Deus na sua vida.

Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmos 25:12-14

Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos. Salmos 118:25
O que fazer para recuperar o que perdeu?

E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora. 2 Reis 8:6

Aqui temos um fato acontecido na vida de uma mulher que cujo filho ressuscitou pelas mãos de Eliseu, esta dava credito à voz do profeta, quando veio a fome para Israel, essa mulher foi aconselhada por Eliseu a deixar a terra e a ir peregrinar por sete anos e esta com sua família peregrinou na terra dos filisteus. Suas possessões ficaram perdidas na terra de Israel, nesse tempo possivelmente outros invadiram suas terras e o lucro da colheita foi tomado, mais retornando ela com sua família no devido tempo, Deus por meio do rei restituiu tudo o que ela havia perdido, até o lucro veio para suas mãos. Ela acreditava no profeta e foi abençoada.

E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos. E sucedeu que, ao fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. 2 Reis 8:1-3

Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis. 2 Crônicas 20:20  
Imagem relacionada
O que fazer com o que ganhamos de Deus?

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. Salmos 128:1-6

Deus abençoa não somente o nosso trabalho como também nossa vida em todas as áreas, Israel era uma sociedade rural, de modo que o salmista usa com frequência imagens agrícolas para descrever prosperidade.

Nesse salmo, a esposa é vista como a videira frutífera e da à luz filhos, assim como a videira produz muitos cachos de uvas. A imagem traz à memoria a benção da casa cheia de filhos no passado quando nossos pais tinham mais de dez filhos, não era fácil, mas Deus criava cada um. Ter filhos é benção, mas se não os teve, sejam pais de filhos na fé. Os filhos são brotos novos da arvore velha e prometem novas safras.

O salmista enfatiza que aqueles que tem suas vides que desfrutem dela com paz e fartura. As bênçãos cercam os cheios de temos ao Senhor. Peça a Deus o que queres tendo fidelidade e temor a Ele. Ele te concedera a benção!
Conclusão

A prosperidade não é pecado, o amor a riquezas desta vida, sim é pecado. Quando damos a prioridade ao luxo desta vida terrena e deixamos Jesus em segundo plano, é pecado, nada pode estar entre Jesus e nós.

Missionária Rosa Dias,... Querendo oração deixe seu pedido nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário