


Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.
E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.
E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.
Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.
E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.
Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.
Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.
E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.

E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.

Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.

Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.

E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.







Os peixes serão tão abundantes que farão prosperar a industria da pesca, junto a ele se acharão pescadores (v.1), e esses peixes serão como os peixes do mar Mediterrâneo, em multidão excessiva.

Os efeitos vivificadores da água ficarão evidentes na presença copiosa de toda criatura vivente que vive em enxames; parte do mar, porém não sofrera alterações, os charcos e pântanos ao redor do mar Morto não serão feitos saudáveis e sua situação inalterada não se devera a uma falta de poder de Deus de transforma lós, mas sim a um motivo pratico, a saber o fato de serem uma fonte valiosa de sal. Deus garantira a possibilidade de continuar a explorar esses depósitos ricos de minerais supostamente para uso domestico e litúrgico.

Ezequiel volta a falar das arvores que viu a beira do rio (v.7), e informa que elas não apenas serão numerosas, mas também de toda sorte, que dá fruto para se comer, nos seus meses (v.12), ademais, não fenecerá a sua folha e o seu fruto servira de alimento e sua folha de remédio. A arvore é extremamente produtiva, porque é regada pelas águas que saem do santuário. Esse conceito traz a memória a arvore da vida do jardim do Edén (Gn 2), e a árvore da vida da Nova Jerusalém (Ap. 22).

Nos versículos de (13-23) 13Assim diz o Senhor DEUS: Este será o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos de Israel; José terá duas partes.

14E vós a herdareis, tanto um como o outro; terra sobre a qual levantei a minha mão, para dá-la a vossos pais; assim esta mesma terra vos cairá a vós em herança.
15E este será o termo da terra; do lado do norte, desde o mar grande, caminho de Hetlom, até à entrada de Zedade;

16Hamate, Berota, Sibraim, que estão entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.
17E o termo será desde o mar até Hazar-Enom, o termo de Damasco, e na direção do norte, para o norte, está o termo de Hamate. Este será o lado do norte.

18E o lado do oriente, entre Haurã, e Damasco, e Gileade, e a terra de Israel será o Jordão; desde o termo do norte até ao mar do oriente medireis. Este será o lado do oriente.
19E o lado do sul, para o sul, será desde Tamar até às águas da contenda de Cades, junto ao ribeiro, até ao mar grande. Este será o lado do sul.

20E o lado do ocidente será o mar grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamate. Este será o lado do ocidente.
21Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.
22Será, porém, que a sorteareis para vossa herança, e para a dos estrangeiros que habitam no meio de vós, que gerarão filhos no meio de vós; e vos serão como naturais entre os filhos de Israel; convosco entrarão em herança, no meio das tribos de Israel.

23E será que na tribo em que habitar o estrangeiro, ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor DEUS.
entendemos no entanto, a distribuição da terra, nessa parte final do livro, o profeta volta à questão da terra, começa com a apresentação de orientações para a sua divisão e uma descrição de seus limites. A terra deve ser dividida entre as doze tribos em heranças iguais, com exceção de duas partes a serem entregues a José. As tribos descendentes de Efraim e Manasses, essas receberão , portanto uma porção completa como tribos individuais. (FT.C.B.AF).

Creio pelo Espírito Santo de Deus, que há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus e esse rio é dado de graça a todos os que queiram beber de suas águas.
Deixemos pois, essas águas nos beberem e molharem os nossos pés, com isso já vamos ficando cheios da presença de Deus, depois essas águas vão subindo ate nossos joelhos e já estaremos envolvidos no poder do Espírito Santo, quando dermos todo o nosso ser a Deus, essas águas vão nos molhar ate os ombros, já não teremos domínio de nós, pois Deus nos dominara por completo e agora as águas do Espírito serão em abundancia, que vai nos fazer nadar em seu poder, vamos mergulhar no poder sobrenatural do Espírito Santo, é assim que Ele nos quer ver, sempre nadando na sua graça e no seu poder. Quando nos rendemos totalmente a ele, encaramos as lutas com outra visão, a visão de que tudo é passageiro e que vamos vencer todas as tempestades que nos afronta. Rendidos ao Espírito Santo de Deus, sempre devemos ser! Glória a Deus, aleluia!
Jesus te ama e quer que você mergulhe em seu poder. 
Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias.
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