Estudo
do livro de Malaquias
Malaquias: Mensageiro de Jeová ou Meu
Mensageiro. O último dos profetas do A.T; profetizou depois de Ageu e Zacarias,
cerca de cem anos após os primeiros exilados terem voltado da Babilônia; por
volta de 430 a.C. Era judeu devoto de Judá pós-exílica e contemporâneo de
Neemias; era provavelmente um profeta sacerdotal. O seu livro fala da “Aliança
quebrada” e da “Restauração da aliança de Deus”. O conteúdo do livro indica que o templo já
havia sido reedificado; porem o povo e os sacerdotes se haviam tornado
desobedientes, infiéis e arrogantes. Sua mensagem foi prevenir o povo do Juízo
e chama lós ao arrependimento.
1. A aliança quebrada.
A) Em que nos amaste?
Peso da palavra do SENHOR contra
Israel, por intermédio de Malaquias.
Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó, e odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre.
E os vossos olhos o verão, e direis: O Senhor seja engrandecido além dos termos de Israel. Malaquias 1:1-5.
Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó, e odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre.
E os vossos olhos o verão, e direis: O Senhor seja engrandecido além dos termos de Israel. Malaquias 1:1-5.
Os israelitas são herdeiros de todas
as promessas da aliança, mas o fracasso em cumprir as obrigações dessa aliança
proporciona a mensagem de Malaquias. Deus havia feito esta aliança de bênçãos a
Abraão, Isaque e Jacó. O amor de Deus por Israel continua; ainda em meio à
infidelidade do povo, Deus permanece amando, (Amos 3.2). Mas infelizmente o
povo responde ao amor de Deus com murmurações, acusações e infidelidade a Deus.
Quando Deus diz para eles “Eu vos amei”, eles com ironia respondem com a
seguinte pergunta: “Em que nos amastes?”. Deus escolhe amar a Jacó e aborrecer
se de Esaú; desde o ventre (Gn 25.19-23), Rebeca era estéril e seu esposo
Isaque intercedia por ela instantemente ao Senhor e o Senhor o ouviu e ela
concebeu e dentro do seu ventre dois meninos lutavam; segundo o costume, o mais
novo servia o mais velho, nesse caso Deus entrou com seu plano e inverteu ás
normas “o maior servira o menor”, Jacó sendo o mais novo serviria a Esaú seu
irmão mais velho, mas Deus amou a Jacó e isto explica o amor dele por seus
descendentes. Deus deixou de escolher a Esaú (edomitas) para escolher Jacó
(israelitas).
Os israelitas se desviaram para longe
de Deus, e ainda acusaram a Deus de ter distanciado deles.
Os edomitas se tornaram inimigos de
Israel; se alegravam em se ajuntar com os Babilônios quando estes invadiram a
terra em 587 a.C. Os edomitas ainda molestaram os israelitas fugitivos pelo
deserto (Sl. 137.7; Ez 34.15; Ob 8-16).
Deus prometeu que vingaria dos
edomitas e que eles não mais existiriam; essa promessa já se cumpriu, pois hoje
Edom não mais existe. O castigo de Edom foi feito (Is 34 e Obadias). As nações
perversas são consideradas como Edom e serão pisadas como uvas no lagar, (Is
63; Ap. 19). Os israelitas não temiam mais a Deus, não honrava e nem tão pouco
lhe respeitava mais. O grande amor de Deus se estendeu para toda a humanidade,
ao ponto de enviar seu Único Filho para morrer na cruz do Calvário.
B) Em que temos falhado como
sacerdotes?
O filho honra o pai, e o servo o
seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde
está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que
desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Malaquias 1:6. Os sacerdotes mostraram falta de temor ao oferecer
sacrifícios inaceitáveis. A lei mosaica proibia especificamente a oferta de
animais com defeito (Ex 12.5; Lv. 22.17-25; Dt. 17.1); Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em
que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível.
Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.
Agora, pois, eu suplico, pedi a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.
Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o Senhor dos Exércitos.
Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o Senhor dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o Senhor.
Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios. Malaquias 1:7-14, tais sacerdotes ofereciam ao Senhor qualquer animal, insultando a Deus na sua perfeição; Deus se enfureceu com esse povo e com os sacerdotes; ele ate chegou a sugerir que fechassem as portas do templo para que não acendêsseis debalde o fogo do altar; Deus já não tinha mais prazer neles e nos seus sacrifícios. Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome.
A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade converteu a muitos.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? Malaquias 2:1-10
Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.
Agora, pois, eu suplico, pedi a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.
Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o Senhor dos Exércitos.
Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o Senhor dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o Senhor.
Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios. Malaquias 1:7-14, tais sacerdotes ofereciam ao Senhor qualquer animal, insultando a Deus na sua perfeição; Deus se enfureceu com esse povo e com os sacerdotes; ele ate chegou a sugerir que fechassem as portas do templo para que não acendêsseis debalde o fogo do altar; Deus já não tinha mais prazer neles e nos seus sacrifícios. Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome.
A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade converteu a muitos.
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? Malaquias 2:1-10
Hoje não é diferente; se vamos
prestar culto ao Senhor, que façamos de verdade, com amor e adoração a ele ou
então vamos voltar para casa vazios de sua graça.
Se os sacerdotes não se arrependessem
o Senhor tornaria as bênçãos em maldição; eles insultaram a Deus e do mesmo
modo sofrerão insultos. A maldição se estenderá à sua descendência. Ao invés
dos sacerdotes levarem o povo ao arrependimento, levou a pecar e ainda
perguntaram a Deus “em que temos falhado como sacerdotes?”. A punição severa de
Deus esta posta, mas Malaquias foi levantado para profetizar o arrependimento.
C). Em que temos falhado como povo de
Deus?
Judá tem sido desleal, e
abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o
santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.
O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao Senhor dos Exércitos.
Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. Malaquias 2:11-14.
O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao Senhor dos Exércitos.
Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. Malaquias 2:11-14.
O povo falhou pela pratica da
idolatria, a aliança foi quebrada; Deus não se opõe a casamentos inter-raciais,
mais a casamentos entre fiel e infiel sim; tais matrimônios traz idolatria para
o meio do povo de Deus, uma vez que o povo aceitava os deuses de suas mulheres
(Ed 9.1-2, 14; Ne. 10.30; 13. 23-30), Deus havia previsto esse perigo, e essa é
a razão pela qual ele proibira tais uniões, (Ex. 34.11-16; Lv 21.6-8, 14,15).
Hoje não é diferente (2 Co 6.14-16); aqueles que o fazem devem ser repreendidos
por sua deslealdade a Deus e a seus irmãos de fé. Falharam com seus casamentos
infiéis, eles se divorciavam de suas mulheres e casavam com outras
provavelmente mais jovens ou mais bonitas, de outra linhagem. Deus não agradou
nadinha disso; Deus não agrada do divorcio e nem daqueles que cobre de
violência sobre as suas vestes, (estender as vestes sobre a mulher de outro
homem era a maneira de reivindica-la como sua esposa, Rt 3.9; Ez. 16.8; um
homem que se cobria de violência era alguém que não estendia suas vestes sobre
a sua esposa para protege La, mas ao invés disso a tratava com violência).
O profeta conclui essa seção
repetindo o aviso E não fez ele somente
um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma
descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja
infiel para com a mulher da sua mocidade.
Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais. Malaquias 2:15-16.
Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais. Malaquias 2:15-16.
2. A restauração da aliança de Deus.
A) Deus é Justo?
Enfadais ao Senhor com vossas
palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que
faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada, ou,
onde está o Deus do juízo? Malaquias
2:17.
O povo atacou a Deus, com sua hipocrisia, afirmando que Deus não faz
diferença entre o bem e o mal e ate favorece quem pratica o mal; essas
declarações são um ataque a Deus, A Bíblia diz que Deus aborrece aqueles que
praticam o mal, (Ex. 23.6-7; Sl. 94.21-23; Pv. 17.15), mas tem prazer naqueles
que guardam sua lei e praticam misericórdia e justiça (Is 56.1-8; Os 6.6; Mq.
6.8); por causa da desobediência deles, Deus não lhes enviou as bênçãos e agora
consideram que o Senhor fracassou ao intervir para resolver seus problemas,
como se isso indicasse que ele não é justo.
O Senhor responde dizendo: Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o
caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós
buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o
SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:1;
esse mensageiro mais tarde é indicado como João Batista que veio no mesmo
Espírito e Poder que havia em Elias, João pregou o arrependimento, preparando
assim o caminho para a chegada do segundo Mensageiro “O Messias”, (Mt 3.1-3,
Mc. 1.2,3), quando o Messias vier ele purificara o povo de Deus como um ourives
purifica a prata aquecendo ate que ela derreta e toda impureza possa ser
retirada, Mas quem suportará o dia da sua vinda?
E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives
e como o sabão dos lavandeiros.
E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça.
E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.
E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:2-5; quando as impurezas desaparecem o refinador consegue ver o refluxo do próprio rosto na superfície lisa do metal; do mesmo modo seremos purificados por Deus ate que seu reflexo resplandeça em nós (Rm 8.29). O processo da purificação também é compreender a maneira de o lavandeiro esfregar as roupas com sabão para remover a sujeira. Ambos serão doidos (Is 48.10; Ez 22.18-22; I Pe 1.7).
E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça.
E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.
E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:2-5; quando as impurezas desaparecem o refinador consegue ver o refluxo do próprio rosto na superfície lisa do metal; do mesmo modo seremos purificados por Deus ate que seu reflexo resplandeça em nós (Rm 8.29). O processo da purificação também é compreender a maneira de o lavandeiro esfregar as roupas com sabão para remover a sujeira. Ambos serão doidos (Is 48.10; Ez 22.18-22; I Pe 1.7).
Deus quer que a sua purificação
nos purifique por completo, só o poder
do seu nome poderá queimar os nossos pecados (Hb 12.7-11; I Pe 4.17-18. Uma vez
que o povo e os sacerdotes se arrependam e voltem para a fidelidade a Deus;
Deus aceitara suas ofertas.
A natureza de Deus não muda se é para
recompensar, ele vai recompensar, e se é para punir, ele vai punir; os
israelitas já eram para ter sido destruídos, mas por causa da promessa de Deus
a Abraão, Isaque e Jacó, ele os preservou, porque ele não muda e vai cumprir
sua promessa, Porque eu, o Senhor, não mudo; por
isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. desde os dias de vossos pais vos
desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu
me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que
havemos de tornar? Malaquias 3:6-7
B). Em que te roubamos?
Roubará o homem a Deus? Todavia
vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:8-10. O povo roubava a Deus quando não traziam para a sua casa os dízimos e as ofertas, essas ofertas eram exigidas desde o tempo antigo, (Lv. 27.30-33; Nm. 8.24-28), para o sustento dos sacerdotes e levitas; para sustendo da casa de Deus; na necessidade dos órfãos e das viúvas e estrangeiros, (Ex 29.27-28). Reter o dízimo equivale a roubar ao Senhor e prejudica a si mesmo e não a Deus, (Pv. 11.24), se eles obedecerem e trouxerem os dízimos a casa do “Tesouro” que é a “Casa de Deus”, ele os inudara de bênçãos, (Pv.3.9-10), E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Malaquias 3:11-13. A seca será revitalizada, as pestilências e os fracassos nas colheitas cessarão; ele fará prospera a obra deles e manterá longe os gafanhotos; serão felizes por onde for; Deus não esta dizendo que aqueles que trazer os dízimos e ofertas vão ficar ricos, pois ele sonda os corações e responde na medida certa, não adianta ser fiel nisto e infiel em outras partes da vida, a fidelidade a Deus faz com que o crente seja obediente e isto é gratificante. Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?
Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.
E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:14-18 , Quando Deus executar o seu Juízo final, mostrara sua compaixão aos que o serviram fielmente,; naquele dia todos verão a diferença entre o justo e o perverso, entre o bem e o mal.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:8-10. O povo roubava a Deus quando não traziam para a sua casa os dízimos e as ofertas, essas ofertas eram exigidas desde o tempo antigo, (Lv. 27.30-33; Nm. 8.24-28), para o sustento dos sacerdotes e levitas; para sustendo da casa de Deus; na necessidade dos órfãos e das viúvas e estrangeiros, (Ex 29.27-28). Reter o dízimo equivale a roubar ao Senhor e prejudica a si mesmo e não a Deus, (Pv. 11.24), se eles obedecerem e trouxerem os dízimos a casa do “Tesouro” que é a “Casa de Deus”, ele os inudara de bênçãos, (Pv.3.9-10), E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Malaquias 3:11-13. A seca será revitalizada, as pestilências e os fracassos nas colheitas cessarão; ele fará prospera a obra deles e manterá longe os gafanhotos; serão felizes por onde for; Deus não esta dizendo que aqueles que trazer os dízimos e ofertas vão ficar ricos, pois ele sonda os corações e responde na medida certa, não adianta ser fiel nisto e infiel em outras partes da vida, a fidelidade a Deus faz com que o crente seja obediente e isto é gratificante. Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?
Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.
E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:14-18 , Quando Deus executar o seu Juízo final, mostrara sua compaixão aos que o serviram fielmente,; naquele dia todos verão a diferença entre o justo e o perverso, entre o bem e o mal.
C). O destino dos perversos.
Porque eis que aquele dia vem
ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade,
serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos
Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Malaquias 4:1, a destruição será completa, os ímpios desde a Criação do
homem até nesse dia vindouro, todos os ímpios serão totalmente destruídos e
morarão eternamente no Abismo profundo com o Diabo.
D). O destino dos fiéis.
Mas para vós, os que temeis o meu
nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e
saltareis como bezerros da estrebaria.
E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.
Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:2-6
E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.
Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:2-6
A noite do mal acabara e nascera o
“Sol da Justiça”, esse “Sol” é o Messias. A justiça que ele traz é muito mais
que apenas perdão de pecados, é vitória também, restituição e glória daqueles
que temem o seu “Nome”. Esse “Sol” não ardera os olhos, mas trará a cura para
os justos, (Sl. 107.20). A alegria deles será como a dos bezerros quando são
libertos dos limites dos currais. Em nossos sofrimentos presentes devemos
aguardar com antecipação a luz e a cura de Deus. O “Sol da Justiça” marcara um
novo tempo, um tempo de bênçãos infinitas e morarão eternamente no Céu de
Glória!
Conclusão
O único caminho para evitar o Juízo
vindouro é o arrependimento diante de Cristo; obedecer aos profetas como guias
no Senhor, obedecer a Deus sobre todas as coisas e andar na sua lei. Somos
inclinados ao mesmo pecado da desobediência daquele povo do tempo de Malaquias;
mas o amor de Deus ainda nos chama ao arrependimento e nos oferece a salvação
em Cristo Jesus.
Por vossa
irmã em Cristo
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