Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sábado, 14 de setembro de 2019

Um homem chamado Jó

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1 
Introdução
Imagem relacionada
Vamos entender melhor a historia de Jó?  Um homem integro, reto, temente e bom, protegido por ‘ Um Deus Vivo’ e mesmo assim atacado pelo Maligno. Pode acontecer de muitos ‘como Jó’ estarem também passando por tamanha prova. Mas assim como Deus mudou o cativeiro desse homem chamado Jó, também mudará o cativeiro daquele que crer que Ele é a saída.
Os acontecimentos do dia a dia na Terra, podem causar conflitos no mundo espiritual, porem a maior parte desses acontecimentos são ocultados a nós; como também podem extrair de Deus a liberação de bênçãos aos seus fiéis. Os diálogos, acusações do Maligno contra o povo de Deus não são revelados a nós, exceto em alguns casos que Deus fala através de seus profetas, porém é muito raro. Uma coisa é certa: O Céu se move por causa do povo de Deus.
Em certa feita Jesus enviou setenta homens para evangelizar, e a missão foi de grande resultado, e enquanto eles evangelizavam, o acusador foi enxotado do céu.
E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Lucas 10:17,18

O arrependimento de um pecador faz acontecer festa no Céu.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7

Os anjos se movem por causa dos amados de Cristo.
Daniel orava vinte e um dias e sua oração não chegava aos céus até que foi lhe revelado o que estava acontecendo, havia uma batalha nas regiões celestiais por causa da oração de Daniel; Até Miguel entrou na guerra por causa das palavras de Daniel.
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:12,13
 

 Um acontecido na Terra: Uma vida exemplar e próspera

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1:1-5   

A integridade refere se a pureza de intenções; a retidão diz respeito à atitude honesta em qualquer procedimento; o temor a Deus implica compromisso com a vontade de Deus acima de tudo; o ato de desviar se do mal significa evitar qualquer coisa que não agrade a Deus.
Jó era consideradamente abençoado. Não lhe faltava nada, sua família era cercada de bênçãos por sua causa, porque era temente a Deus. Para Deus e para os homens de sua época, ele era o maior de todos os do Oriente. Ele tinha uma família que continuaria a sua linhagem. Eles desfrutavam das bênçãos e eram felizes, Jó estava bem. Porem essa tranquilidade, essa paz, essa prosperidade, foi ameaçada por Satanás, esse invejoso vive querendo matar, roubar e destruir.
É preocupante quando a família crista esta tudo bem, porque com certeza o acusador vai mesmo questionar isso diante de Deus; as lutas virão, e ser aprovado depende de cada um, passar ou não no teste da resistência?

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Um acontecido no Céu: Um diálogo entre Deus e Satanás

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:6-12

É interessante que foi Deus que perguntou a Satanás se ele havia observado Jó. Deus sabia que Jó não o negaria, Ele sabia que Jó era mesmo convertido a Ele. Jó foi provado e aprovado por Deus. O dilema é,... Eu sou de Deus mesmo? Eu o adoraria no pó da cinza? Eu exaltaria a Deus diante de qualquer luta? Deus pode contar comigo? Essa pergunta é para você leitor, Deus pode contar com você? Você desvia se do mal mesmo?

Na Terra: O inesperável acontece

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Jó 1:13-19

Satanás não é conto de carochinha como muitos tem inventado por aí, ele existe e vive à rodear a terra, e passear por ela, ele sempre está à procura de alguém que possa tragar.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5:8

A fim de provar que Satanás estava errado quanto a Jó, Deus deu lhe carta branca para acabar com tudo o que Jó possuia, inclusive a família. Mesmo assim Jó o adorou!

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:20-22

A intenção do inimigo é causar ruptura em nossa fé, essa foi a tentativa dele na vida de Jó. Não é fácil adorar a Deus no momento triste e angustioso, de perdas como foi para Jó, mas ai está o exemplo de um homem fiel a Deus.

No Céu: Um segundo dialogo acontece

E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Jó 2:1-6


Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó 2:7

Imagem relacionadaSem causa alguma, Satanás consumiu os bens de Jó. Prova difícil essa! Talvez seja o seu caso, quem sabe olha para traz e vê que perdeu tudo, mas olha pra você agora! Tens servido ao Senhor como dantes? Tens servido a Ele menos agora? Tens servido a Ele mais do que antes? A sua resposta lhe dirá se foi aprovado ou não por Deus. Àqueles que agora servem a Deus mais ainda, estes com certeza o mais rápido terão suas bênçãos restituídas por Deus.  A situação de Jó era a pior que possamos imaginar, raspar se com cacos de barro as feridas, a quem diga que ele fora acometido de câncer, outros dizem que era lepra e outras elefantíase, de uma coisa sabemos, seu corpo se encheu de tumores malignos e ele se expunha na cinza se coçando. Jó torna se um espetáculo público, todos ficaram sabendo do estado miserável de Jó!
A mulher de Jó perdeu logo a paciência com tamanha situação, pra mim ela já quis que Jó se suicidasse e acabasse com tudo e pronto.
E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:8-10

Os amigos de Jó falaram coisas com coisas.
Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. Jó 2:11-13

Jó exaltou a Deus e o glorificou, isso derrotou a Satanás e a vitória veio. Não sei qual é a prova que você esta passando por ela, mas de uma coisa eu sei, é que se você voltar se a Jesus o Salvador com integridade, humildade, sinceridade e votos de servi lo fielmente, de ganhar almas para Ele, então Ele achando sinceridade no seu coração, mudará o seu cativeiro e as bênçãos virão sobre você; Jesus te chama! Venha a mim!

Imagem relacionadaEntão respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.
E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta
geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias. Jó 42:1-17
Conslusão 
Jó se arrepende de qualquer falha que tenha tido e as confessa ao senhor. Deus restaura lhe a comunhão e o abençoa com porção dobrada; Satanás é posto como pai da mentira e inimigo da justiça.
Render se a Jesus é a Saída, Ele é a Cura, Ele é o Caminho.
Ele restitui as bençãos!


Missionária Rosa Dias 


Um comentário:

  1. Ainda existe profeta de DEUS por sobre a terra e VC é sim porta voz dele, amada missionária....
    Que o SENHOR continue te usando onde colocares seus pés minha irmã, te amo em Cristo Jesus!!

    ResponderExcluir