Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Naamã: Um comandante leproso.



Resultado de imagem para gifs jesus cura 
E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 2 Reis 5:1

O perfil de Naamã

Naamã era comandante do exercito de Ben Hadade, rei da Síria (II Rs 8.7-15). É certo que ele havia vencido muitas batalhas, pois era muito admirado e respeitado por seu rei. Por Naamã, o Senhor Deus de Israel deu livramento aos sírios; esse homem era de grande valor para os homens e principalmente para Deus. Ele era homem valoroso e boas posses financeiras, afinal ele era o chefe do exercito do rei da Síria.

A historia nos leva a entender que ele era bom amigo, bom marido, bom chefe, todos em volta dele queria ajuda ló dando bons conselhos a ele, a mulher era amiga, a historia conta um dialogo entre ela e ele, a serva era sua amiga, pois quis velo curado, o rei prontamente quis ajuda ló escrevendo uma carta em seu favor e os soldados de jornada insistiu com ele para mergulhar no Jordão; tudo isso prova quão bom amigo era Naamã, muitos acreditam que ele era arrogante devido o fato de ficar indignado em entrar no Jordão, mas eu não penso assim, pois se um pastor me mandasse tomar banho aqui em Anápolis no rio das Antas, rio que corta a cidade, eu ficaria brava demais, pois as aguas não são saudáveis e poderia me contaminar,... Pode ser que você que esteja lendo esse estudo e também tenha um perfil bom como esse de Naamã, ou quem sabe quase igual. 


Naamã tem problemas

... e era este homem herói valoroso, porém leproso. 2 Reis 5:1

Quem sabe um dia esse chefe tenha percebido uma coceira em alguma parte do seu corpo e insistentemente se coçava, talvez ate pensou que fosse uma alergia qualquer, mas a pele de Naamã logo ficou estranha, uma mancha daqui outra dali e agorinha o corpo do comandante estava todo marcado pela lepra.

Veja o possível estado de Naamã o comandante do exercito do rei da Síria.

ü Seu corpo estava com manchas arredondadas,  mais clara que a pele, que a cada dia se espalhavam pelo corpo.
ü Suas sobrancelhas e os cílios tornaram se avermelhados.
ü Em cada mancha ele já não sentia mais sensibilidade, podendo se ferir gravemente por isso.
ü A temperatura de seu corpo oscilava entre baixa e alta pressão.
ü Seus nervos estavam inflamados, dor e espessamento dos nervos dos locais afetados.
ü Naamã possivelmente estava com perda da força nos músculos inervados por estes nervos afetados, principalmente nos olhos, braços e pernas. (O primeiro sinal de inflamação no nervo é a dor intensa no local e inchaço da região).
ü Ele estava com fraqueza nos músculos.
ü Perda da capacidade de suar.
ü Pele ressecada.
ü Perda da sensibilidade e dormência.
ü Lesões e feridas na planta dos pés.
ü Lesões no nariz.
ü Lesão dos olhos pode causar cegueira.
ü Paralisia dos braços ou pernas.
ü Impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.

Os sintomas iniciais manifestam-se entre o 1º e o 7º ano após a infecção, ou muitos anos mais tarde, dependendo da resposta imune da pessoa.

Esse homem tão bom e tão respeitado era ‘leproso’. A lepra espalhada pelo corpo era o problema sem solução no qual vivia Naamã. Ele também tinha outro problema, não conhecia o Deus de Israel, com certeza ouvira falar dele, mas não o servia; a Síria era lugar de vários deuses e Rimom era o principal. Até hoje pessoas e milhares delas já ouviram falar do Deus de Israel, mas ainda não o conhece.

Bom seria se tivéssemos somente coisas boas nesta vida, mas os problemas surgem na nossa trajetória, não esperamos por eles, mas eles chegam; cada um diferente do outro ou ate mesmo parecido, mas chegam. Os problemas não são nossos, mas chegam para nós. Não sei quais são os seus problemas, mas de uma coisa eu sei,...  Deus resolve os seus problemas! 

Toda enfermidade tem cura. Todo Problema tem solução. Deus é o Deus do impossível. Quando as portas fecham Ele abre; quando não tem saída ele abre caminho, quando não tem cura Ele cura, quando não tem jeito Ele da jeito. Contudo, se acaso o impossível não se tornar possível para Ele, é porque Ele é Santo e nada que glorifique a sujeira, a desonestidade e a impureza, será glorificado n’Ele.

Se Naamã tivesse pedido a cura aos deuses da Síria e também ao Deus de Israel, jamais teria alcançado o seu milagre, porque Deus jamais divide sua gloria com ninguém e nem com nada. A lepra não tinha cura e era transmissível. 

·        Sei lá,... Mas pode estar acontecendo algo contigo que não é lepra, mas talvez seja pior do que ela. A lepra chamada pecado é muito pior do que esta lepra do corpo. Se o seu caso é este, então se arrependa e deixe o pecado, fala pra Jesus suas falhas, conte para Ele seus pecados, arrependa diante d’Ele e se renda a Ele. A Misericórdia d’Ele vira sobre você.

A Bíblia não diz qual o grau da lepra que estava no corpo de Naamã. E talvez você não sabe o grau do pecado que esta em você, talvez pense só nos pecados grandes e esses por serem notados podem alcançar o perdão,  por serem reconhecidos. Mas tem aqueles considerados pequenos que podem estar te impedindo de alcançar a misericórdia de Deus por não serem notados; tais como zombarias, rixas, mexericos, olhares altivos, mentiras, fofocas, ganancias, luxos, gulas, acepção de pessoas, sensualidades, provocações, compra e não paga, toma emprestado e não devolve, levanta calunias, amantes das mentiras, imoralidades, orgulhos, arrogâncias, iracundos, ofensores, agressivos, violentos, idolatrias, superstições, fraudes, falta de amor e tantos outros. É preciso levar esses pecados aos pés de Cristo e deixa lós ali e nunca mais toma lós outra vez para si.

Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Isaías 1:18

Ou talvez você esta com outra enfermidade ou algum outro problema muito difícil de resolver; Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente Heb.13.8, Ele curou e fez milagres e ainda é o mesmo, cura e continua fazendo milagres.
Toda enfermidade tem cura. Todo Problema tem solução.


A serva convertida

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 2 Reis 5:2,3


Naamã estava leproso, mas dentro de sua casa tinha alguém sem lepra, uma serva convertida; lá tinha uma escrava israelita cheinha de Deus, de bons testemunhos nos lábios, ao ver a situação triste de seu senhor, ela logo testificou do profeta Eliseu homem de Deus, falou pra sua senhora e essa por sua vez notificou ao esposo, crendo num milagre. Que conselheira do céu essa menina hem? Suas palavras foram parar diante do rei. O que tem de gente grande dando conselhos errados por ai! Todo conselho que devemos dar deve estar raciocinado em ‘o que Cristo falaria’ ‘que bem faria’, nesse conselho tem que ter piedade, será que alguém ficaria prejudicado com o meu conselho? Pense muito antes de aconselhar alguém, sempre fale como se Cristo estivesse falando,... ‘Se o meu senhor fosse ter com o homem de Deus em Samaria...’.

Dois reis com sentidos diferentes

Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas e roupas.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. 2 Reis 5:4-7

Naamã relatou ao seu rei o que a menina aconselhou, o rei Ben Hadade parece ter acreditado nas palavras da menina assim como Naamã, mais do que depressa escreveu uma carta ao rei Jorão, rei de Israel, ‘meu comandante homem valoroso esta indo ai para ser curado de sua lepra’, quando o rei Jorão viu isso, ficou bravo desnorteado, perdeu o rumo, a direção, rasgou suas vestes reais, ficou desesperado, pensando que como em Israel não tinha cura para Naamã, no mínimo a Síria iria ataca lós e destruí lós, para ele tudo aquilo era uma armadilha; tudo era tão simples, mas por não conhecer o Deus de Eliseu, ele se amedrontou. Se os nossos governantes conhece verdadeiramente Deus e servissem a Ele, o nosso Brasil seria abençoado em tudo.
Eliseu ao saber disso, tranquilizou o rei,...

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 2 Reis 5:8

Melhor acreditar que Deus, o Criador, fara milagres na sua vida, do que entrar em pânico diante do problema. Duvidar do milagre é uma arma desastrosa diante das circunstancias.

A expectativa de Naamã  

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 2 Reis 5:9-12

Naamã estava acreditando na sua cura, chegou ate levar setenta quilos de ouro, trezentos e quarento quilos de prata e dez peças de roupas festivas para agradecer a Eliseu pelo milagre. Sua expectativa durou pouco, Eliseu não quis recebe ló em casa, só mandou um recado... ‘ vai te e banha no rio Jordão por sete vezes’, nessa hora a casa interna de Naamã que estava cheio de expectativa desabou,.. Naamã ficou indignado com a recepção que teve ‘achei que ele ia orar por mim e seu Deus me curaria’ e ao invés disso ele me manda tomar banho no rio Jordão?’, nessa hora ele lembrou dos rios de Damasco, Farfar (heb. Rápido) e Abana (heb. Rochoso); mas pense bem,... a sua pele estava sensível a qualquer bactéria, no mínimo poderia infeccionar entrando em qualquer tipo de agua, quem sabe ele tomava seu banho em agua preparada com ervas medicinais, ate então esse comandante achava que as aguas não tão limpas do Jordão poderia agravar sua saúde.

Naamã desconhecia ate então do poder miraculoso do Deus de Israel. Parecia querer o milagre, mas não se render ao sacrifício para recebe ló. Todo milagre exige seu sacrifício, e o principal é a fé, hoje em dia parece que a fé está se extinguindo, também temos que insistir na oração, esse é um grande sacrifício hoje, pois você vai deixar muitas coisas como celulares e televisão para se dar a oração, também o jejum, fundamental nessa conquista do milagre e a vigilância, tem que vigiar para que o adversário não ache brecha para entrar e atrapalhar a vitória.

Não sei o que se passa com você, mas você precisa urgentemente se render a Cristo, somente ele pode mudar o seu estado de sofrimento para uma historia brilhante de testemunho.

Mais do que servos,... Amigos

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 2 Reis 5:13

A comitiva de Naamã, vendo sua recusa de entrar nas águas, talvez por medo de infeccionar mais ainda seu corpo, ou ate mesmo por um orgulho repentino, se dispuseram a ajuda ló, e insistiram com ele para dar os sete mergulhos. Eles conheciam bem aquele comandante de honra, vencedor de guerras, acaso não venceria mais uma?

Isto não tem sido diferente dos dias atuais, muitos estão precisando de alguém como estes servos, que empurre para a casa do Pai, que leve estas vidas ao animo da fé!

A fé é a certeza dos sonhos realizados, a esperança de viver a realidade deles.

O milagre aconteceu

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. 2 Reis 5:14-18
Naamã mergulhou as sete vezes ordenadas pelo profeta; ao termino da sétima ele saiu das aguas do Jordão completamente curado.
Valeu a pena crer, esse Naamã agora esta curado e sorrindo pra todo mundo, chega levou um punhado da terra de Israel para sobre ela adorar o Deus de Israel. Deus não só curou o corpo desse homem, como também curou a alma, tornou se um seguidor do Deus Verdadeiro.,
Conclusão
Pela ambição e ganancia, o moço que servia Eliseu ficou leproso,... Um grande milagre ao ímpio e uma terrível enfermidade ao conhecedor rebelde.
Vale a pena perseverar em oração, vigilância, jejuns e santidade. O Deus de Eliseu ainda faz maravilhas no meio de nós. Portanto creia!


Missionária Rosa Dias




Imagem relacionada

































Nenhum comentário:

Postar um comentário