Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ó Deus da minha justiça - Salmo 4




Resultado de imagem para confiança em deus gifs
Salmo 4

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.) Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.) Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor. Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.  
 
Explicando o Salmo 4  

Neste Salmo Davi expressa o lamento de um indivíduo clamando a Deus por ajuda e compara noites aterrorizantes com noites tranquilas. Ele se aflige com as mentiras espalhadas ao seu respeito. 

O Salmo está dividido em três partes, cada uma, dirigida a um publico diferente. 

Versículo 1: O indivíduo que conhece a Deus.
Versículos 2-5: Os escarnecedores.
Versículos 6-8: O plano de Deus para o fiel.

O indivíduo que conhece a Deus

Não sabemos a causa dessa angustia pela qual o salmista está dizendo. Porém mesmo em meio a angustia ele sente a necessidade de afirmar sua retidão perante Deus. Talvez tenha sido acusado injustamente e diante disso ele pede misericórdia a Deus salvador de sua inocência.

Muitas pessoas são julgadas por algo que não fez, e diante dessa situação terrível que não consegue provar o contrário, essa pessoa deve clamar por Deus insistentemente, pedir a sua intervenção para que Ele venha socorre-lo; somente Ele nessa hora poderá ajudar o indivíduo. Tanto nos tribunais como na igreja muitas vezes a justiça é  distorcida, por questão de posição social, origens ou relacionamento familiar.

Deus é o Único a quem os sofredores podem apelar. Não podemos confiar em nossa força, mas depositarmos com fé toda a nossa confiança em Jesus nosso Advogado fiel.

Os escarnecedores

O salmista repreende os que escarnecem dele e o acusam, eles tocaram em sua reputação, querendo manchar sua honra. Deus proíbe levantar falso testemunho (Êx 20.16) a fim de não prejudicarmos a reputação do outro.
A Bíblia nos adverte a não sermos portadores dos escândalos, o portador é aquele que leva a noticia aos outros, isto é,. O fofoqueiro; é mais fácil o que cometeu o erro se arrepender do que o portador da noticia, esse talvez morra sem reconhecer seu pecado por achar que não tem nada haver. 

Jamais devemos semear fofocas, intrigas, acusações ou coisas parecidas. Nosso dever como cristãos é orar por todos, para que sejam salvos.
Aparentemente a acusação dos escarnecedores parece ser de cunho religioso e envolve a adoração a falsos deuses, e enganados por esses falsos deuses os acusadores se recusam a reconhecer a integridade do salmista e zomba dele e de seu Deus. 

O salmista sabe que seu Deus é o Único capaz de dar a volta na situação, ele com certeza experimentará a fidelidade do amor de seu Deus e não tem dúvida disso, ele sabe que Deus responde quando o fiel clama. Porém os deuses dos escarnecedores são incapazes de responderem suas orações, pois são deuses falsos. O Deus do salmista vive para sempre.

O salmista aconselha os escarnecedores que ao deitarem calem a boca e reflitam no que estão dizendo e aceitem o seu conselho, se arrependem, se convertam e prestem sacrifícios de justiça ao Senhor confiem nele.

Quando deitamos ou acordamos é evidente que todos os problemas venham querer circular a nossa mente e até nos tire o sono; mas o salmista está tranquilo quanto a isso.

O plano de Deus para o fiel

Não só o salmista, como também muitos outros membros de sua comunidade estão sendo injustiçados pelos escarnecedores; alguns deles até chegaram a perder a confiança em Deus dizendo: ‘quem nos dará a conhecer o bem?’
Muitas vezes a situação financeira e outras tantas nos levam a tal pergunta e pode até nos levar a precipitações com as quais saímos do plano de Deus. Diante de tais situações queremos agir pela nossa força e não é assim. Queremos mudar a nossa sorte e também não é assim, quem muda a nossa sorte é o nosso Deus. O mundo pode até favorecer o individuo com coisas grandiosas, mais não gozara da paz. Com Deus podemos experimentar a alegria  e a paz ainda nessa terra, e muito mais do que a fartura do lavrador diante da boa colheita. A nossa alegria vem do Senhor que fez o Céu e a Terra. 

Conclusão

Com o coração tranquilo e cheio de alegria, o salmista termina seu canto em paz. Ele deita e já pega no sono porque confia em Deus e sabe que Ele o guardará.

Resultado de imagem para remanescentedesiao
 Rosa Dias   



Nenhum comentário:

Postar um comentário