Total de visualizações de página

Só Jesus Cristo salva!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

‘Valentes de Guerra’- 2 Sm 23.8-39 / 1 Cr 11.10-47

Resultado de imagem para campo de lentilha
Campo de lentilhas
E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel. 1º Crônicas 11:10

Nesses capítulos temos uma lista dos principais guerreiros de Davi; seus homens são homenageados por seus atos heroicos diante da peleja.
Davi lutou pelo reino com o povo de Israel, isso se deu segundo a vontade de Deus e a bravura de seus valentes o apoiando, isso foi sinal do cumprimento da palavra do Senhor. É bom saber que em Crônicas essa lista aparece no começo do reinado de Davi e já em Samuel aparece na velhice do rei, o motivo disso era mostrar que Davi teve a graça de Deus para reinar o tempo todo. Esses homens foram dedicados e com uma valentia tão grande que chegaram ao ponto de arriscarem suas próprias vidas. Mais quem são estes valentes? O que eles fizeram? São muitos os valentes, mais vamos apenas falar de alguns deles neste estudo...

·        O Valente sem nome

Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim. Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém. E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor. E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 2 Samuel 23:13-17

O texto de segundo Samuel fala de três valentes, os quais não tiveram seus nomes citados aqui, vamos então considera lós ‘valentes sem nome’; esses homens arriscaram a própria vida atravessando um acampamento de inimigos apenas para trazer um pouco de água para saciar um pequeno desejo de seu líder; porém quando lhe trouxeram a água Davi a considerou tão preciosa que não conseguiu bebê-la, antes preferiu oferece lá ao Senhor.
Esse Valente é todo especial para Deus e está dentro de sua casa; ele não tem nome; não é visto, não aparece aos homens, ninguém o vê, não dá alarme dizendo: Ei, olha eu aqui, cheguei! Muitas vezes é leigo e nada sabe de teologia, filosofia ou de qualquer outra ciência; nem sempre está no altar e também não faz questão de estar; é amante da vigília, da oração no monte e culto de oração; é humilde e agradecido e não quer sucesso algum; passa a vida inteira levantando nas altas madrugadas para orar e sua identificação está nos joelhos marcados pela interseção; ele é o ‘Valente sem nome”.
O ‘valente sem nome’ ora pelos milagres, libertações, curas e salvação na igreja, nunca para de interceder, é coluna de oração. Na igreja de Cristo nunca há de faltar o ‘valente sem nome’!
A interseção é um sentimento cheio de expressão generosa que sai de dentro de um coração humilde e sincero que serve a Deus.
Passe a fazer parte desta lista dos ‘valentes sem nome’; seja um intercessor!

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." I Co 15: 57-58.

·        O Valente Pregador

E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou. 1 Crônicas 11:11

O nome Jasobeão significa: Povo que retorna (heb). Esse valente matou trezentos homens inimigos com sua lança, seu feito foi extraordinário que mereceu entrar para a lista dos ‘valentes de Davi’. Seu nome diz algo muito forte que me despertou o coração, ‘povo que retorna’ e é disso que vou falar neste item.
O povo que retorna são os desviados da casa do Senhor, nem sempre são lembrados, mais um dia um ‘valente pregador’ olhou para seu estado miserável distante de Deus e insistentemente abraçou o seu retorno, desafiou o ódio e entrou com o amor e conseguiu traze ló de volta.
O valente pregador que entra paras minhas páginas de estudos é o que chora pelas almas ao ponto de ser considerado louco e fanático, esse eu chamo de valente pregador; ele não olha o dia, nem a hora e nem tão pouco a quem esta dirigindo, ele tão somente olha para a alma; no seu coração esta escrito: Eu quero ganhar almas para Cristo! Precisamos urgentemente entrarmos para essa tão preciosa lista a do ‘Valente Pregador’, sua recompensa esta garantida por Deus.

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:19,20

·        O Valente leitor da Palavra

E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo. 2 Samuel 23:9,10

Eleazar, seu nome significa ‘Deus ajuda’. Esse guerreiro lutou contra os filisteus ate a sua mão ficar pregada à espada.
Vou fazer aqui menção do leitor assíduo da Bíblia Sagrada, aquele que ama de verdade a espada que tem nas mãos, ‘a palavra de Deus’, esse ‘valente da leitura’ dobra o dia e desdobra a noite, dá um chega prá lá no tempo e abre seu honroso espaço para fazer o que mais gosta; ler a Bíblia para ele é tarefa do dia a dia e faz parte de sua rotina cotidiana sagrada; para ele não importa o lugar em que está, se no leito hospitalar ou na viagem de seus sonhos, lá está ele lendo a Bíblia. Esse valente não se aprisiona no mundo informático, ele está ligado no céu.

Leia a Bíblia, guarde ela no fundo do seu coração e a pratique.

Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Provérbios 7:1

·        O Valente falado no céu

Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.2 Samuel 23:18

Essa frase e tinha nome entre os três’ me faz mencionar aquele homem ou mulher que agrada tanto a Deus com sincero coração, que é lembrado com olhar de ajuda pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, Deus faz questão de socorre ló, de ajuda ló; esse é o ‘Valente falado no céu’; seu nome lá é motivo de alegria!
Como estamos precisando de ser motivo de alegria para Deus.

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria. Salmos 68:3

·        O Valente Defensor

E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. 2 Samuel 23:11,12

Apesar de seu nome significar ‘desolação’ Samá ficou conhecido como o ‘defensor do campo de lentilhas’. A lentilha é uma planta rasteira e trepadeira e esse valente lutou bravamente para defende la das mãos dos filisteus, sozinho venceu uma multidão de inimigos, esse herói estava decidido vencer e ele venceu.

Vemos hoje um mundo ‘evangélico’ sofrendo ataques contínuos diante da humanidade, parece que esta a ponto de desmoronar. O ridículo das igrejas mundanas, a baixaria dos mercenários e os espetáculos dos famosos, faz surgir o ‘Valente defensor’ da fé pura e genuína e da igreja verdadeira cheia da unção de Deus.

Samá lutou com unhas e dentes para defender o campo de lentilhas e hoje a ‘Igreja Evangélica Verdadeira’ precisa urgentemente de ‘samás’ para não aceitar o inimigo envergonhar o Nome Precioso de Jesus.

Estão vendendo por aí um evangelho barato e sem preço; mas o verdadeiro evangelho foi pago por um alto preço ‘O Sangue de Cristo’. Li uma noticia policial no norte que dizia assim: “Uma prostituta da cidade construiu seu prostíbulo muro a muro com uma igreja evangélica, e isto não foi bom, a guerra estava feia, de um lado a prostitua com seus sons altíssimos e do outro lado uma igreja fazendo uma campanha para Deus fechar o prostíbulo; certa noite veio um grande temporal e caiu um raio e o prostíbulo pegou fogo o qual queimou quase tudo, salvando apenas as pessoas dali. Vendo a perda financeira, a dona do estabelecimento que fora danificado, deu parte junto aos órgãos competentes querendo indenização da igreja, pois culpada os crentes do raio ter caído do céu, pois afirmava ela que Deus ouviu eles e enviou o castigo. Do outro lado, o pastor e os membros compareceram em massa junto ao órgão competente para negar tal acusação, dizendo que Deus jamais faria isso. Moral da história: O juiz ficou indignado com a situação, pois disse ele: De um lado tenho uma prostituta que crer no poder da oração e do outro lado tenho crentes que não creem em Deus”. Esse é o evangelho barato e sem vida que muitos estão oferecendo por aí, crentes que não creem e empurram a salvação com a barriga.

Está na hora da verdadeira igreja ter uma reforma nesse Brasil. Pregar e viver a verdade Bíblica, a qual Jesus nos deixou para levar com o coração ao mundo inteiro. Precisamos defender a fé verdadeira, essa valentia está dentro daquele crente cheio do Espírito Santo.
Nessa convicção de que sou uma valente defensora das coisas santos de Jesus aqui na Terra, convoco você a fazer parte dessa lista; vamos juntos defender o evangelho puro e verdadeiro em nome de Jesus!

Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14

·        O Valente Vencedor

Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve. Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou. Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre três poderosos. 2 Samuel 23:20-22

Seu nome significa “Deus constituiu”. Era um soldado do exercito de Davi, pertencia a “tropa de elite de Davi”. Benaia matou um leão “no tempo da neve”. a neve e o frio dificultava a batalha e quem sabe esse leão estivesse aterrorizando o povo daquela região; também matou um egípcio com sua própria lança; que esperteza essa de  Benaia em?

Tenho para mim que Deus quer levantar ‘benaias’ também em nossos dias; valentes constituídos por ele para não ter medo do adversário que esta bramindo ao derredor dos crentes e que vença gigantes que tão de perto nos rodeia.

Vamos entrar para a lista dos ‘Valentes vencedores’ , pois com fé em Deus e em nome de Jesus somos mais do que vencedores; neste nome há poder!

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37


Sua irmã em Cristo Rosa Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário