Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sábado, 8 de outubro de 2016

‘Chamados ao Ministério’- I Reis 1

 Introdução

Os últimos versículos de I Reis resumem o reinado de dois anos de Acazias de Israel; ele seguiu o exemplo de seu pai Acabe e fez o que era mau perante o Senhor (I Rs 22), os acontecimentos são narrados em (II Reis 1.1-18), esse jovem rei foi gravemente ferido ao cair da grade de um quarto alto que tinha em Samaria,; em seguida o profeta Elias faz parte dessa história. O ministério de Elias havia sido tão importante quanto o ministério de Moises, o nome Elias significa ‘cujo Deus é Javé’; profeta do fogo, quando orava o fogo descia, dava ordem a natureza e essa lhe obedecia, certa feita cheio de Deus ressuscitou um menino, muitos milagres Deus fez usando Elias. Foi tão grande sua conquista ao Deus Criador, que não passou pela morte física, foi levado aos céus por um carro de fogo. Sua unção foi deixada em dobro para Eliseu e hoje Deus procure homens e mulheres para passar em dobro a unção que foi deixada por Eliseu. Veremos aqui a urgência desses últimos dias da igreja na terra, do despertar de profetas que levem sobre seus ombros a unção e o poder de Elias e Eliseu.
a) Profetas que combatem a idolatria
E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes?
E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.
E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
2 Reis 1:1-8
É provável que o rei Acazias, tinha conhecimento do Deus de Israel devido os muitos acontecimentos entre Elias e seu pai Acabe, sabia do ocorrido no monte Carmelo (I Rs 18), estava a par da profecia de Micaías quanto a derrota de seu pai (I Rs 22). Acazias sabia desses dois homens de Deus, Elias e Micaias, mas ao invés de pedir ajuda ao Deus de Israel através deles, enviou homens para consultar Baal Zebube, deus de Ecrom (deus mosca) provavelmente pedindo a cura por acreditar nele.
Infelizmente hoje ainda há muitos procurando a cura em deus que não tem vida, não enxergam, nem falam, não pensam, nãoandam, etc... São deuses mortos, feitos pelas mãos do homem, são imagens que não respondem às petições; são ídolos mudos e o que a Bíblia nos diz sobre isso? O que a Bíblia fala sob os ídolos?
(Um ídolo (do grego antigo εδωλον, "simulacro", derivado de εδος, "aspecto", "figura") é, originalmente, um objeto de adoração que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina, e frequentemente é associado a ele poderes sobrenaturais, ou a propriedade de permitir uma comunicação entre os mortais e o outro mundo. A idolatria é, portanto, a prática de adoração de ídolos.
Na atualidade, especialmente após os avanços tecnológicos do século XX que permitiram maior acesso da pessoa comum a trabalhos de artistas, políticos, e personalidades importantes, o termo "ídolo" expandiu-se da esfera divina para a esfera humana. É lugar comum a menção de pessoas famosas ou de destaque em sua área de atuação profissional como "ídolos", personalidades que se tornam, ou através da aclamação popular espontânea, ou através da atuação direta da própria mídia, objeto de adoração e devoção não religiosa.)
Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Salmos 115:4-8
"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:4

Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor,
ele o rejeitou como rei". 1 Samuel 15:23

Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim. Então o Senhor me falou: "Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor:...  Ezequiel 14:1-9

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. 1 Coríntios 10:14
"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3-4

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Romanos 1:22-23

Filhinhos, guardem-se dos ídolos. 1 João 5:21

"Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia. Jonas 2:8

Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses.
Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes. Salmos 16:4

Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir. Jeremias 11:12

O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. Apocalipse 9:20

"Ajuntem-se e venham; reúnam-se,vocês, fugitivos das nações.
São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro
imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar. Isaías 45:20

Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra
das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram. Isaías 2:8

Essa história deixa bem claro que os ídolos não passam de nada perante o Deus de Israel, a prova disso é que Deus enviou Elias a encontrar com os mensageiros do rei Acazias que iam consultar Baal Zebube. Como pode alguém deixar de consultar o Deus Vivo para consultar ‘o nada’?

b) Profetas ousados
Então o rei lhe enviou um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.
Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.
Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei.
E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
O mais dos atos de Acazias, tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
2 Reis 1:9-18
O profeta Elias foi designado por um anjo de Deus falar com os enviados do rei, aqueles homens não reconheceram Elias, porem acreditaram ser ele um profeta, voltaram até o rei e relataram tudo o que disso o estranho, desafiando assim a ordem do rei voltando sem cumprir a jornada a qual foram enviados a fazer. O rei ao saber dos trajes que vestia o estranho, já imaginou que era Elias o Tisbita e enviou um capitão com cinquenta soldados para trazer Elias até ele; ao chegarem ate Elias, morreram queimados pelo fogo do céu, o mesmo aconteceu com o segundo grupo enviado, um terceiro grupo subiu até o homem de Deus, porém o capitão foi sábio ao humilhar se para Elias e naquela hora o anjo do Senhor disse a Elias que fosse com ele, o profeta entregou o recado de Deus e o rei morreu.
Estamos vivenciando a pior era de profetas no meio do povo de Deus, infelizmente a ganância por fama e dinheiro corre solto entre os cristãos, se alto denominam com a intuição de crescerem e tornarem conhecidíssimos pelos homens, mas não estão preocupados nenhum pouquinho se Deus esta sendo mesmo o deus deles. Vão para diante das câmeras e explodem em milagres e vendas das indulgencias e se tornam deuses, levam as multidões a idolatrarem e eles nada fazem. Um tempo triste que envolve o povo de Deus nas falsas profecias e nos aparentes milagres. Levantam altares em cada esquina e se não tiver logo um bom retorno, são desativados. Haverá um dia que tudo isso será levado em conta diante de Deus.
c) Profetas que falem a verdade
(Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás).
Elias não rodeava toco, falava direto, não mentia, dizia a verdade.
A maioria dos profetas de hoje tem medo de dizer a verdade e acabam por não dizer o que Deus mandou ‘exceto alguns’; a moda hoje é dizer que a religião não salva ninguém, é verdade religião não salva mesmo, quem salva é Jesus, mais falo sem medo, a única religião que aproxima o homem de Jesus é a evangélica, nem todas, mais aquelas que são serias diante de Deus e pregam a salvação em Jesus e combatem contra o pecado, deixa clara a existência do céu e do inferno e tem como guia a Bíblia Sagrada e ouvem a voz do pastor, acredita no batismo com o Espírito Santo e na volta repentina de Jesus Cristo e não adora imagens; por mais que encontre escândalos dentro da igreja evangélica, ela ainda é a religião que aproxima o homem de Jesus. Religião não salva, mas o Jesus dos crentes é o Único Salvador dos homens, todos os profetas e ídolos morreram e não ressuscitaram, porém o Jesus Cristo Nazareno morreu e ao terceiro dia ressuscitou e foi para o céu preparar morada para os seus seguidores.
Deus quer achar homens e mulheres que se rendam a Ele para então aviva lós e envia lós ao mundo inteiro levando a mensagem da salvação eterna em Jesus Cristo.
O que Deus lhe disser para falar, fala e não temas! Não olhe para suas necessidades, olhe para as almas que estão caminhando para o inferno; elas precisam de filhos de Deus para se livrar de tal ruína. Nos cristãos somos os profetas e temos a obrigação de anunciar as verdades do Senhor, doa a quem doer.
Conclusão
O ministério na vida de uma pessoa é tão importante como o ar que ela respira. Quem tem chamado é uma luz que brilha num mundo escuro. Seja qual for o seu ide, busque avivamento para a sua vida e marche em direção às almas, pois o Grande Dia Está Chegando’.

Sua irmã em Cristo Rosa Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário