Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sábado, 14 de maio de 2016

Davi vence o gigante Golias! I Samuel 17

E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles. 1 Samuel 17:3
Apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 1 Samuel 17:48,49
Introdução                                                                         
   De acordo com o capitulo anterior (I SM 16), o rei Saul estava enfrentando uma batalha espiritual, um mau espírito o atormentava; é muito possível que esta noticia tinha se espalhado pela vizinhança toda, os filisteus acharam nisso uma brecha para atacar o exercito de Israel. O inimigo sempre ataca quando percebe que estamos enfrentando guerra espiritual; ele é astucioso, primeiro ataca a mente e depois de vê ló fraco entra em ação usando pessoas para executar seus planos maquiavélicos; ele infelizmente sabe quando estamos vivendo momentos de fraqueza máxima.
1. O perfil do adversário
Cada exército ocupava o cume de uma colina, de um lado fortemente armados, homens de guerra, estavam os filisteus, eles estavam confiantes que venceriam mais uma guerra, eram homens fortes e valentes, foram ousados ao desafiar Israel com um só homem, esse homem chamava Golias, ‘o gigante de Gate’, tinha a altura aproximada de dois metros e noventa e dois centímetros, Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro”. 1 Samuel 17:4-7, por sua boca zombava do exercito de Israel: Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. 1 Samuel 17:8-10
Os filisteus estavam ansiosos para lutar e esperavam o primeiro desafiador. Provavelmente Golias era o maior e mais amedrontador entre os filisteus, ele tinha seis dedos em cada mão, sua roupa pesava cinquenta e sete quilos, a lâmina de ferro da sua lança pesava seis quilos e oito gramas, era um monstro gigantesco destruidor, ele desafiou Israel com orgulho e arrogância por quarenta dias, duas vezes por dia ele diza: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos’, isto é;... não tem homem em Israel não?. O diabo traça seus planos para nos derrubar, e se enche de orgulho diante da nossa fraqueza, ele não para, quer nos ver mortos. Jamais devemos recuar diante do insulto de satanás, devemos mostrar a ele o tamanho que é o nosso Deus. O diabo não vale nada e é um perdedor, mas nosso Deus é o Deus Vencedor, Poderoso nas guerras.

2. O exercito de Israel se acovardou
Do outro lado estava o exercito de Israel, desmoralizado, com medo e com a sua liderança interna já derrotada, pois Deus já não estava mais com eles, e Samuel não estava presente para oferecer holocaustos ao Senhor e entregar a mensagem de Deus ao povo de como procederem. Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. 1 Samuel 17:11
Ninguém ousou dar um passo a frente, nem tão pouco responderam nada ao gigante desafiador; esqueceram que o Dagom o deus dos filisteus estava quebrado em pedaços diante da arca (I SM 5.1-4), nem lembraram que Jônatas e seu servo, sozinhos derrotaram uma guarnição inteira; Israel tinha tudo para vencer, era só clamar a Deus e ele daria a vitoria em suas mãos. Israel se esqueceu das maravilhas e promessas do Senhor. Maior do que o diabo é o nosso Deus, jamais devemos nos acovardar diante das pelejas desta vida, somos os herdeiros do Senhor, tem um exercito celestial para nos ajudar, Jesus jamais desiste de batalhar por nós. Creiamos totalmente nele.

3. Somos chamados para vencer
Davi filho de Jessé tinha duas missões importantes ate então, uma era a de cuidar das ovelhas de seu pai e a outra era a de tocar sua harpa na presença do rei Saul, para que o mau espírito o deixasse; mas Deus acrescentou mais uma missão desafiadora, vencer o gigante que insultava o exercito de Israel. O chamado de Deus para Davi era muito grande, era para batalhar e vencer, Davi jamais poderia recusar a tão grande chamado ‘o de vencedor’. Está posto diante de nós esse mesmo chamado,... ‘Somos  chamados por Deus para vencer’!

4. A armadura certa para enfrentarmos a batalha
Davi sabedor de tão grande desacatado aos filhos de Deus e vendo a situação humilhante se ofereceu como voluntario e se apresentou a Saul: E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. 1 Samuel 17:32
Saul quis ajudar a Davi vestindo nele uma armadura de guerra, mas Davi não suportou tudo aquilo e tirou aquela armadura.
E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 1 Samuel 17:38,39; a armadura de Saul era desconhecida para Davi, ele nunca a havia experimentado. Davi não precisa daquela novidade, ele já tinha suas armas de costume, Davi tinha um cajado, uma funda, cinco pedras, coragem e fé, e isto era o suficiente para vencer, E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 1 Samuel 17:40
Não devemos vestir de armaduras novas para ir para a batalha, essas armaduras podem pesar em nós e atrapalhar de andarmos em rumo a nossa vitoria, o fascínio dos métodos modernos nas igrejas tem pegado muito crente, são atraídos pelo visível e enchem os olhos achando que aquele objeto levará Deus pra casa ou lhe trará a vitoria,... Não; de jeito nenhum, as nossas antigas armaduras que são propósitos de jejum, oração, leitura Bíblica, fidelidade, humildade e tudo o que nos é dado pelo Espírito Santo, nos são suficientes para manter a comunhão com Deus e vencermos todas as pelejas desta vida. Outra coisa é que, não devemos pegar nossa armadura somente na hora da guerra, já devemos estar com ela o tempo todo; Davi venceu porque escolheu ficar com a armadura de costume.

5. Palavras de vencedor
O gigante Golias tentou amedrontar Davi com suas palavras derrotistas, Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 1 Samuel 17:44, esse tipo de conversa pode ate amedrontar os medrosos, mas os que verdadeiramente servem ao Senhor, jamais. Davi respondeu a altura:
a. Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  1 Samuel 17:45, todo verdadeiro servo de Deus sabe que o nome d’Ele é poderoso.
b. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão. 1 Samuel 17:46, o segredo da vitoria em qualquer batalha é reconhecer Jesus como o Todo-Poderoso.
c. Toda a terra saberá que há Deus em Israel;  1 Samuel 17:46, quando agimos com humildade, reconhecendo nossa posição de servo e que toda a glória é de Deu e não nossa, Deus certamente agirá em nosso favor.
d. O Senhor salva, não com espada, nem com lança. 1 Samuel 17:47, Davi com isso mostrou a Israel que deveriam confiar em Deus e não na espada e na lança; Deus não precisa disso para nos fazer vencedores, ele so precisa achar coração que confia nele.
e. Porque do Senhor é a guerra. 1 Samuel 17:47, Davi estava dizendo que a batalha não era dele e sim do Senhor, pois dele era a guerra, o exercito de Israel na certa perderia, mas Deus o Grande Guerreiro nunca perde batalha.
f. Ele vos entregará na nossa mão. 1 Samuel 17:47Deus é o Deus dos vivos e tem lutado todas as nossas batalhas, jamais nos desampara, esta sempre conosco e almeja nos fazer vencedores.

6. Hora da vitoria                             
E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira. 1 Samuel 17:21
Os dois exércitos estavam frente a frente e no meio o gigante Golias com seu escudeiro e Davi o servo do Deus Vivo. Quem sabe as duas multidões gritaram alvoroçadas naquele momento: Vai Golias, ninguém pode com você, você é o cara! E a outra multidão: Sai daí Davi, desiste você vai morrer! Apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 1 Samuel 17:48,49, a nossa fé coloca força nos nossos pés, Davi estava confiante que venceria no Senhor e não duvidou disso. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 1 Samuel 17:50, e para ter certeza da vitoria completa, o jovem Davi certificou do resto, por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:51, Davi cortou pela raiz qualquer ameaça do seu inimigo.

Conclusão
Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita. 1 Samuel 17:57,58, tanto Saul como a família de Davi e todo Israel passou a olhar ele como vencedor, a historia do jovem pastor de ovelhas mudou por completo.  Cada um de nós devemos esperar confiantemente no Senhor, na certeza que com Ele venceremos, Davi foi notado por causa de sua confiança no Senhor, Davi sabia que Deus estava presente na batalha e lutou e venceu; Jessé: Significa "Deus existe" ou "presente de Deus" e Davi sabia disso. Vença, no Senhor vença; seja qual for a sua luta, o Deus de Davi também é nosso Deus.

Precisando de oração deixe seu nome: rosadiasac@hotmail.com
Sua irmã em Cristo Rosa Dias















Nenhum comentário:

Postar um comentário