Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O valor do corpo do justo

Mateus 14.6-12 e Lucas 3.1-20
Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.
E mandou degolar João no cárcere.
E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.
E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.
Mateus 14:6-12
·       O valor da cabeça de João Batista.
A narrativa do ministério de João Batista começa com uma impressionante lista de nomes, incluindo políticos e líderes religiosos, tais como o imperador Tibério, Pôncio Pilatos, Herodes, Filipe e Lisânias, também os sumos sacerdotes anãs e Caifás. Pessoas grandes e poderosas tinham a mais alta autoridade daquele tempo; pessoas que aos olhos humanos eram as mais importantes.
No entanto, no meio deles, havia alguém para confundi lós e contraria lós, seu nome era João o que batizava as margens do Jordão, filho de Izabel prima de Maria de Nazaré e de Zacarias; a autoridade de João era mais elevada do que a dos grandes e poderosos; João vinha do deserto, sua palavra era dura e eloquente, pregava firmemente o arrependimento dos pecados, muitos que ouviram a João se arrependiam eram batizados em águas para arrependimento dos pecados; sua plateia era formada por povos de Jerusalém e da Judéia, fariseus, escribas, saduceus, soldados e um dia foi espetacular na vida de João, o homem pelo qual ele preparava o caminho chegou até ele para ser batizado, esse era verdadeiramente o Filho de Deus.
João era estranho, vestia de pelos de camelos e tinha um cinto de couro, alimentava se de mel e gafanhotos, alimento tal nunca faltava para ele, pois Deus sempre providenciava.
Esse homem jamais bajulava alguém, chamou os fariseus e saduceus de ‘raça de víboras’, disse aos soldados para não maltratarem ninguém e nem defrauda lós. Sua mensagem estava centrada em Jesus; sua missão era preparar o caminho para a chegada do Messias, fora designado por Deus, para cumprir tal missão (Is 40.3-50).
A mensagem de João mexeu com as forças políticas, criticou a imoralidade de Herodes com Herodias sua cunhada e outros males, Herodes era um assassino, uma raposa, um adversário do Messias. Quando Herodes o grande morreu em 4 a.C os romanos dividiram seu território entre os filhos sobreviventes, Arquelau, Filipe e Herodes Antipas; Antipas ficou com os territórios de Samaria, Galiléia e Peréia, esse nunca recebeu o titulo de rei, mas era oficialmente chamado tetrarca Herodes, um pequeno governador local, esse foi o que prendeu João por te ló criticado por imoralidade; nas comemorações de seu aniversário Herodes promoveu uma festa, convidou pessoas da alta, a festa foi marcada por orgia, bebedice e dança; a atração principal da festa a a filha de Herodias; com sua dança sensual encantou os convidados de Herodes e até mesmo o amante de sua mãe, Herodes seu cunhado, esse ficou tão encantado com a menina que diante de todos os convidados ofereceu para ela até a metade de seu reino, talvez a menina tenha ficado confusa no que pediria, a metade do reino em suas mãos daria muito poder a ela, tudo viria fácil ao seu bel prazer, quem sabe a menina pensou em uma viagem na melhor embarcação da época para um lugar de aventuras, quem sabe essa menina pensou em pedir a Antipas os mais luxuosos braceletes e pingentes de sua época, acho que ela estava um pouco confusa com o que pedir e foi correndo perguntar a sua mãe o que haveria de pedir; mais do que depressa Herodias mudou o pensamento da menina e a convenceu de pedir a cabeça de João Batista num prato, para que uma adolescente iria querer a cabeça de alguém; como a palavra de Herodes não poderia voltar atrás diante de seus convidados, deu ordens para cortar a cabeça de João e está foi entregue a menina que a deu a sua mãe.
A história de João encerrou ali, o preço de sua cabeça foi a da metade de um reino; quanto valeria o corpo inteiro de João em uma bandeja?
·       Quanto vale o corpo de um justo?
O cabelo do justo.
Os fios do cabelo do justo estão contados por Deus, os quais ele os soma todos os dias, quando nascem e quando perdem, isto tudo é calculado por Deus, o cabelo do justo vale muito para Deus, porque Deus conta o cabelo do justo? Porque zela por eles.  E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados’ Mateus 10:30.
A boca do justo      
Ela é preciosa para Deus, tanto que ele a enche de sabedoria. A boca do justo fala a sabedoria... Salmos 37:30
A língua do justo
A lingua do justo é valiosa para Deus. A sua língua fala do juízo. Salmos 37:30
A mão do justo
É um instrumento valioso nas mãos do Senhor. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:62  Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

1 Timóteo 2:8
Os pés do justo
Os pés do justos são formosos, diferente dos pés do ímpio. Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7
O rosto do justo
Esse resplandece no mundo. Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. Salmos 80:3
A voz do justo
Instrumento de muito valor para Deus. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Atos 22:14
Os ouvidos do justo
Com eles ouvimos a voz do Espírito Santo.  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2.7
Os olhos do justo
Os olhos do justo enxergam o que o mundo não vê. Pois já os meus olhos viram a tua salvação, Lucas 2:30
·       Enfim, todo o corpo do justo tem valor diante de Deus, ele não quer que venhamos a danifica ló, Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28
Cada pedacinho dos corpos daqueles que morreram por Cristo valeu o preço da continuação da igreja de Cristo na face da terra; quando maltratardes o seu corpo pense bem no que estais fazendo, pois para Deus ele vale muito, ele é a caixa provisória que guarda a alma a qual não a preço, pois um alto preço Jesus já pagou por ela. Portanto guardemos o nosso corpo, Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Romanos 6:12
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20


Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário