Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Avivamento não se compra..., é de graça!

Atos 8:9-24.
·        E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria,  dizendo que era uma grande personagem;
Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.
E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.  
Atos 8:9-11
Lucas relata o episodio de certo homem chamado Simão; este praticava atos de magia, o mesmo que feitiçaria, encantamento... Pra você entender melhor, Simão era o feiticeiro de Samaria; toda essa região vinha ate ele, desde o mais humilde ao maioral; qualquer problema, era só da um dinheirinho para Simão que ele ‘aparentemente’ resolvia; o povo o admirava, honrava e acreditava mesmo nos seus poderes mágicos.    Apesar de haver muitos convertidos em Jesus Cristo, através da mulher samaritana, ali o encantador era Simão; na verdade o que estava atuando ali eram as forças demoníacas. Simão dizia ser ‘uma grande personagem’, o povo considerava suas mágicas como sendo ‘virtude de deus’ e o chamavam de ‘grande poder’. Sabemos que há muitos por ai usando o nome de Deus e enganando a muitos. Na África isto é chamado de curandeiro ou adivinho. Certo dia fui barrada na praça Bom Jesus aqui em Anápolis por uma cigana cartomante, ela quis ler a minha sorte pelas minhas mãos; então fiz um trato com ela, ‘deixa eu ler seu futuro primeiro que depois deixo ler o meu’, ela ficou espantada e me perguntou se eu era cartomante também,... eu lhe disse que poderia revelar o futuro dela,... ela deixou que eu lesse as suas mãos... então eu olhei para ela com firmeza lhe disse: ‘se você aceitar a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador, seu futuro é o céu, porem se não o aceitar e verdadeiramente não se converter a ele o seu futuro é o inferno... ela me deixou as pressas e não quis mais dialogo comigo. O futuro de cada um esta estampado na vida de cada um; quem é de Cristo o futuro é o céu, quem não é de Cristo o futuro é trágico.
·       Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
Atos 8:12-13.    Por essa ocasião chegou a Samaria Filipe para pregar o evangelho, e cheio do Espírito Santo de Deus batizava em águas todos os que se convertiam ao evangelho; e centenas de pessoas creram no evangelho anunciado e passaram a seguir a Jesus Cristo e Simão não querendo ficar de fora dos acontecimentos, batizou também em águas, na verdade ele creu nesse Cristo, só porque não amadureceu deixando seu coração amarrado em coisas vãs desta vida; tem gente nas igrejas que há tempos já estão batizados em águas mais não passou disto, não tiveram ainda um encontro pessoal com Deus; outro dia uma irmã me procurou em particular para saber por que ela esta há tanto tempo na igreja, é batizada em águas, congrega assiduamente e esta em comunhão no partir do pão e no tomar do cálice da ceia, mas nunca se encheu do Espírito Santo, ela presencia as outras pessoas sendo batizadas e falando em línguas estranhas, mas ela por mais que pede e pede, porem não recebe o batismo no Espírito Santo; dei para ela a saída para ela chegasse a sua própria resposta; 1. O pecado é empecilho para o batismo com o Espírito Santo, 2. A timidez espiritual tem sido o atrapalho para muitos, o avanço tecnológico dentro das igrejas traz vergonha para muitos no embriagar do Espírito Santo, outro dia senti vontade de pular e sapatear de tanto poder de Deus, mas me veio à mente as câmeras me filmando, foi o suficiente para maneirar naquela hora e olha que se tratando de mim o caso é diferente, pois quem me conhece sabe que não sou tímida, nunca tive problemas com isto, mas e si tratando de pessoas vergonhosas? 4. Outra questão é a mesma de Simão, querem negociar o batismo com o Espírito Santo (próximo item); aquela irmã chegou a sua própria conclusão, ela pode melhorar sim e ser cheia do Espírito Santo.
·       Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.  Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).  Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.  Atos 8:14-17.     Simão estava atônito com tantos sinais e maravilhas que estavam acontecendo.  A igreja em Samaria crescia espantosamente, tanto que fora necessário o envio de Pedro e João para ajudarem Filipe a ligarem a igreja de Amaria com a igreja de Jerusalém; os apóstolos encontraram ali um povo batizado, cheio de animo e com muita alegria em servir ao Senhor, inclusive Simão estava no meio deles; só tinha um probleminha,... eles ainda não conheciam o batismo com o Espírito Santo; os apóstolos dotados do poder de Deus empunham as mãos, oravam e as pessoas eram batizadas com o Espírito Santo, assim a rivalidade entre os judeus e samaritanos caiu por terra, pois agora experimentavam uma só fé, esses cristãos viram as barreiras sendo jogadas por terra, o tempo da vitoria espiritual havia chegado para eles; muitos não tiveram a imposição das mãos dos apóstolos quanto ao ministrar do batismo por se tratar de milhares de pessoas, isto tornava impossível aos apóstolos, mas os que iam crendo recebiam o batismo com fogo e eram avivados no poder de Deus; a nossa maior vitoria nesse tempo moderno que estamos vivendo é o batismo com o Espírito Santo;  todos queriam muito o batismo e abriam o coração completamente a Deus ansiando por ser batizado e Deus os batizavam. Talvez você ainda não recebera o batismo com o Espírito Santo, para isso é necessário querer mais do que tudo, buscar diligentemente e já aguardar a chegada dele a qualquer momento encher sua alma.
·       Por essa Simão não esperava; ao ver tanta gente serem cheias do poder de Deus e falarem em outras línguas e saltarem na presença do Senhor, Simão talvez tenha ido para debaixo da mão de um dos apóstolos e nada, talvez tenha gritado bem alto e nada, quem sabe ajoelhado, chorado, esmurrado seu corpo e nada; ele não conseguira ser batizado com o Espírito Santo; daí Simão teve uma ideia, alias uma péssima ideia; ele já pensou no que faria se tivesse aquele poder dos apóstolos; chegou em Pedro e fez lhe uma propina,... E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo, a intenção de Simão não era receber essa maravilhosa virtude de Deus e se tornar mais intimo d’Ele, na verdade a intenção dele era tendo esse poder de impor as mãos, a pessoa o gratificaria com alguma coisa, pois afinal era assim que ele vivia, o homem tinha dinheiro, se ele recebesse tal poder poderia sair orando para todos e ser glorificado por isso; acho que Simão não  entendeu a mensagem dos apóstolos quanto ao gratuito batismo com fogo; ninguém neste mundo compra Deus, jamais alguém recebeu ou recebera o batismo com o Espírito Santo negociando com Deus,; Deus não se vende, não se negocia, não aceita permuta,... Deus tem suas virtudes e da a quem Ele quiser, Ele conhece e sonda o coração do homem; queremos julgar Simão por sua péssima ideia, mas no entanto tem muita gente ate mesmo nos altares que ainda não recebeu dons de Deus por terem a mesma atitude de Simão, querem negociar dons, falam pra Deus essas frases: ‘se o Senhor me der os dons da cura eu vou para os hospitais orar para os enfermos’ (sendo que essa é a obrigação de um cristão verdadeiro); ‘se o Senhor me der o dom de operação de milagres eu serei um grande pregador e o Senhor vai ver o que vou fazer’ (querendo negociar com Deus, o ide de Deus é para ir e fazer a vontade de Deus); ‘se o Senhor me der o dom da palavra da sabedoria eu serei um grande pregador e vou pregar no mundo inteiro’ (grande coisa, Deus não esta chamando os capacitados, Ele chama os que ele quer capacitar para o ide), enfim sempre estamos tentando negociar dons com Deus ‘ me da e eu farei’, os dons de Deus são gratuitos e não negociáveis; este é o privilegio para os que servem a Deus e não para os que querem tirar vantagem disto. Pedro ainda foi manso, pois com Ananias e Safira ele já os mandou logo para a sepultura, Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.
Atos 8:20-23.   Mas do que depressa Simão roga aos apóstolos que orem por ele para que a pronuncia de Pedro não lhe caia sobre si,  respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.  Atos 8:24 . O Espírito Santo deu oportunidade a Simão para se arrepender e a ter um encontro verdadeiro com Ele.
·       Conclusão
Houve tempo para Simão se arrepender e amadurecer no Senhor; com isso aprendemos que só receberemos o batismo no Espírito Santo ou seus dons através do querer, do ansiar verdadeiramente por ele; temos que querer o sobrenatural de Deus por prazer de ficar mais relacionados a Ele e em tudo glorificar o seu nome.

Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias

 


 

 

 

 
 
 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário