Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estudo no Salmo 126. Água em tempo de sequidão!

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:1-6

Deserto:
A palavra indica um lugar ermo, vazio, Mt 3.1; Lc 15.4. Região árida Is 35..1; 51.3; lugar vasto, desolado, Sl 78.40 e 102.6.
Converteu rios em desertos Sl 107.33; terra frutifera em deserto salgado Sl 107.34; o deserto e a terra se alegrarão Is 35.1; águas arrebentarão no deserto Is 35.6; fará o seu deserto como o éden Is 51.3.

Os diferentes desertos
Sinai. Êx 19.7; Moabe Dt 2.8; Judá Jz 1.16; Zife I Sm 23.15; En Gedi I Sm 24.1; Damasco I Rs 19.15; Gaza At 8.26; Neguebe: do heb. terra do sul, ao sul da Judéia Deut 1.7; Is 10.40; 11.16; 12.8; Jz 1.9-19.

·       O salmo 126 faz parte do grupo de salmos de romagem. Esse salmo é o regresso de Israel do exílio na Babilônia; é a restauração de Sião; Jerusalém havia passado por muitas dificuldades, estava assolada, sem vida; praticamente destruída; mas era amada pelos judeus; o salmista no 137 diz que se esquecesse de Jerusalém então que ressecasse a sua mão direita; Neemias ficou arrasado com a assolação de Jerusalém (1.1-4). 
·       O povo de Deus estava sem esperança alguma; se alegraram ao chegar na nação que tanto amavam; e alegremente cantavam pelas ruas e praças, tocavam seus tamborins, suas harpas; sonhavam em construir suas casas; erguer os muros da cidade, montar seus comércios; redescobriram pertences antigos; festejavam alegremente  com os feitos do Senhor por traze lós da Babilônia para a pátria amada.
·       A calamidade de Jerusalém foi tão grande que quando os exilados chegaram lá, acharam que a aflição não tinha fim. Eles estavam diante das ruínas de uma cidade, cada um procurando sua casa, a de sua parentela; quem sabe sonhando com uma sorte melhor; mas o que fazer? Comprar e vender onde? Bons tempos passaram ali, mas e agora o que fazer? Estavam agradecidos pelos feitos do Senhor, mas e agora?...
·       Talvez a sua terra esteja seca porque água sumiu do céu, quem sabe o sol tem sido um castigo para sua cidade,... Viver sem a chuva para molhar a terra não é fácil, é nessa situação que o homem olha para o céu e procura uma nuvem de esperança; é exatamente no momento de deserto, de seca que sabemos que estamos na prova e que se olharmos para o céu e clamarmos a Deus, ele nos ouvira e enviara chuva de bênçãos em abundancia. È precisa acreditar que a chuva vai cair nesse lugar tão sedento, num sertão inteiro se um coração reto e fiel a Deus clamar, Deus enviará a chuva, assim também é em nossas vidas espirituais, se clamarmos, Ele nos enviará a chuva de poder no Espírito santo e seremos cheios. Em qualquer ária da nossa vida, se clamarmos a Deus com fé, certamente Ele nos ouvirá e nos atenderá.
·       Quando o Senhor nos salvou, nos tirou da escravidão do mundo; nos limpou e trouxe nos para sua casa e fez nascer uma expectativa de vida eterna e ficamos como quem sonha, alegres e satisfeitos, e enfrentamos todas a dificuldades, mas e agora as coisas não vão bem, e agora voltamos para a Babilônia para a escravidão do mundo ou permanecemos firmes na fé de que vamos vencer e somos livres no Senhor? 
·        Nós temos o suficiente para sairmos da trágica situação, 'a saída é Cristo'. Deus havia de restaurar a sorte de Sião, era só uma questão de tempo; eles teriam a sorte restaurada como o deserto do Neguebe; mas pode haver sorte boa no deserto? Sim, vamos tirar lições com Neguebe.
·       O Neguebe fica na região sul de Israel, onde a terra é extremamente árida, sequíssima, sem vida, sem flores, sem animais (muito raro), de difícil sobrevivência, como alguém poderia pedir para que sua sorte fosse como a do deserto do Neguebe? Por seis meses esse deserto vê a sequidão, mas quando vem as chuvas formam rios nos vales e valetas do Neguebe e forma assim um cartão postal, animais voltam para aquele lugar, as mais belas papoulas do mundo brotam ali, as flores florescem formando um tapete gigantesco dando vida ao que era árido. O povo é incentivado a semear na terra, pois em breve voltariam trazendo seus feixes sobre os ombros, sorrindo e cantando.

Conclusão
Deus um dia nos achou e nos resgatou, agora é hora de semear coisas boas e logo colheremos nossas semeaduras; se plantamos a palavra aos corações, logo colheremos almas para Cristo e este é o melhor plantio entre todos. A mudança de sorte só é conquistada em Deus, somente ele mudará a nossa sorte. Ele pede obediência, adoração,... Pede o nosso todo! Entregue todo o seu ser para o Senhor e ele mudará a sua sorte!.

Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias 


44 comentários:

  1. Gostaria de um estudos do salmo 126:1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia, a paz do Senhor.
      Também gostaria de um estudo sobre Salmos 126:1.
      Obrigada, Deus abençoe.

      Excluir
    3. Gostaria de receber mais estudos como esse.

      Excluir
    4. Glória a Deus, que palavra maravilhosa

      Excluir
  2. Gostaria de um estudos do salmo 126:1

    ResponderExcluir
  3. Rosa por favor mande um estudos sobre esse salmo 126:1 onde o povo e libertado do cativeiro eles ficam sonhado

    ResponderExcluir
  4. Rosa por favor mande um estudos sobre esse salmo 126:1 onde o povo e libertado do cativeiro eles ficam sonhado

    ResponderExcluir
  5. Olá amada... Por favor mande um estudo do salmos 126:1 e 2. Por favor.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz amada! É realmente muito bom ver que pessoas se preocupam em abençoar a outras. Obrigado! Quando tiver tempo disponível, mantenha contato e envie-me alguns estudo.
    Fique na paz.....
    Pr Mário Jorge.....
    mjcastaosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por ter me visitado, de um clique nas postagens antigas e leia mais estudos, amem, orai por nós.

      Excluir
  7. Deus falou muito ao meu coração com esse estudo sobre o salmo 126, estou enfrentando o desemprego e meu esposo também mas fomos fortalecidos pela palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai da tudo certo, em nome de Jesus vai da tudo certo, vamos orar por vocês.

      Excluir
  8. AMEI ESTE SAIT DOU GLÓRIAS A DEUS!
    QUE O SENHOR CONTINUE ILUMINANDO ! É LINDO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS ATRAVÉS DE SEUS ENSINAMENTOS, MINHA ALMA SE REGOJIZA .GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem minha amada, continue visitando nosso blog, e dando sua opinião, Deus de bençãos para você e toda a sua familia, obrigada.

      Excluir
  9. A paz do Senhor, gostei muito do estudo é bem edificante, só gostaria de fazer uma pequena correção para elevo dos irmãos, o salmo 126 não foi escrito por Davi, é um salmo inominado pois retrata a volta do cativeiro e Davi não viveu nesta época, Amém Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor, gostei muito do estudo é bem edificante, só gostaria de fazer uma pequena correção para elevo dos irmãos, o salmo 126 não foi escrito por Davi, é um salmo inominado pois retrata a volta do cativeiro e Davi não viveu nesta época, Amém Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é bom lembrarem disso; obrigada por sua rica visita Maimes Mesdes.

      Excluir
    2. O altor desse salmo foi Salomão segundo a minha bíblia de estudo..

      Excluir
    3. A paz do Senhor,... Esse salmo 126 está enquadrado nos 49 salmos de autores desconhecidos, o salmista aqui vive no período da reforma nacional liderada por Esdras e Neemias, no século V a.C.

      Sendo assim: Davi escreveu 73 salmos (3-9, 11-32, 34-41, 51-65, 68-70, 86, 101,103, 108-110, 122, 124, 131, 138-145.
      Azefe escreveu 12 salmos: 50, 73-83.
      Os filhos de Corá escreveram 11 salmos: 42-49, 84,87.
      Salomão escreveu dois salmos: 72 e 127.
      Moisés, Etã e Hemã escreveram com três salmos: 90, 88, 89.

      Excluir
  11. Gostei deste estudo muito edificante me fortaleceu muito a minha caminhada estamos passando por uma luta muito grande, mas Deus vai dar Vitória.

    ResponderExcluir
  12. Gostei deste estudo muito edificante me fortaleceu muito a minha caminhada estamos passando por uma luta muito grande, mas Deus vai dar Vitória.

    ResponderExcluir
  13. glorias a Deus,por este ensinamento glorioso
    Deus te abençoe irma Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigada por visitar meu blog, Deus te abençoe grandemente. Irmã Rosa Dias

      Excluir
  14. Olá amada,a paz do Senhor Jesus !! Nossa... que estudo maravilhoso.
    Muito me edificou.
    Gloria Deus por sua vida mulher de Deus.
    Deus abençoe sempre!
    Como faço para obter mais estudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Hugo, obrigada por nos visitar,.. Querendo ver nossos outros estudos clik sempre em postagens antigas desse mesmo blog,... se acaso tiver em mente um tema, passe para nós e no Senhor faremos e postaremos. Orai por mim e assim farei também por você. Rosa Dias

      Excluir
  15. É impressionante como a palavra muda a vida do crente... Deus é fiel!!!! Estou passando pelo deserto mas depois de ler este site contendo os ensinamentos de Cristo nosso Senhor Salvador que usou essa nobre alma para repassar a sua palavra não me sinto mais fraco para passar pelas atribulações mas também me sinto forte para passar com alegria pelo vale da sombra da morte porque tenho toda certeza de que Ele estará comigo porque o Senhor nosso Deus não desampara os seus... sou feliz muito feliz!!!! Alegria porque o Senhor já nos salvou e o caído é um derrotado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, pode ter a firme convicção de que Jesus te dará a vitória, todos que buscam a saída nele e perseveram firmes na fé de cabeça erguida não serão decepcionados, Jesus libera a benção para quem o busca, pode crer. Querendo oração deixe seu nome nesse email. Deus te abençoe, as águas jorrarão neste deserto que esta atravessando. Amém

      Excluir
  16. Manda o estudo do salmo 121 e o 125
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Manda o estudo do salmo 121 e o 125
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá irma Rosa muito obrigado por postar esse estudo, estou passando pelo deserto mais sei que a vitória que vira vai ser maior que eu penso em nome de JESUS.meu nome é Ademilson eu sei que tenho que orar por mim e por meus irmãos em cristo e por aqueles que ainda não conhecem a JESUS, peço que a irma ore por mim tenho uma causa na justiça.Muito obrigado e que DEUS abençoe vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. acistir agora apouco apregaçáo no salmos 126 verc 1 deus falou poderosamente pela a pregadora foi uma benças hojem anoite 16 03 2017 em apodi rn

    ResponderExcluir
  22. A paz!
    Muito edificante esse estudo!
    Que Deus abençoe a cada dia sua vida e seu ministério.

    ResponderExcluir
  23. Deus abençoe!Linda explanação do texto,riquíssimo e que me inspirou muito.É um texto que nos traz a uma grande reflexão sobre Deus,seu cuidado e seu grande amor.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de um estudo de salmos 126 completo

    ResponderExcluir