Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estudo sobre ‘Tipologia’ Parte I

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
1 Coríntios 10:16-17
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
1 Coríntios 10:21
Deus usou figuras para comunicar as verdades divinas aos homens. Os estudos destas figuras e símbolos são chamados de ‘Tipologia’.
A) Tipo: é o objeto de uma lição a ser aprendida; uma revelação temporária de outra pessoa, objeto, evento ou instituição que esta por vir. Através do tipo o universo celestial tornou-se mais compreensível ao homem. Tipo é o mesmo que: sinal, figura, parábola, modelo e exemplo.
Para que algo constitua se tipo é necessário que a semelhança existente entre ambos tenha sido determinada em sua instituição original, ou seja, a semelhança proposital.
B) Antítipo: É a verdadeira figura, a real imagem prefigurada pelo tipo; é o cumprimento daquilo que havia sido predito.
São várias as espécies de Tipo:
a) pessoas (Adão, Melquisedeque, Abraão, Isaque, José, etc.).
b) Eventos (dilúvio, deserto, Canaã, Egito, etc.).
c) objetos, coisas (pão, vinho, cálice, mesa, maná, rocha, nuvem, trovão, cedro, fogo, etc.).
Conclusão      
A história de Israel, seus fatos mais marcantes, seus rituais e sua cultura, prefiguram a libertação e a vida do cristão.
A Tipologia fala do plano de salvação de Deus para a humanidade. O Antigo Testamento explica o Novo Testamento e o Novo Testamento contém o Antigo Testamento.
A aliança de Deus para com o homem permanece para sempre.
Obs. O nosso primeiro estudo a respeito da Tipologia Bíblica está pronto, estou em construção com vários “Tipos da Bíblia Sagrada’, um após um, logo postarei para você visitante; esteja sempre visitando meu blog e faça a sua própria apostilha de “Tipologia”.

Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário