Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Estudo Bíblico sobre a fé


Heb.11:1-3,6. 0.38
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoa dor dos que o buscam. Hebreus 11:6
Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38    Introdução  Neste estudo vamos falar sobre fé. Quero iniciar contando um testemunho de fé que aconteceu recentemente com um presbítero da igreja que freqüento; “Wesley Frasão” esse é o nome do abençoado cheio de fé. Disse ele em seu testemunho que desde o projeto de vida no inicio do ano, ele vem pedindo a Deus um carro zero Km, mesmo sem condições algumas. Ele teve tanta fé, ao ponto de cancelar uma viagem para Rio Verde de Goiás porque afirmava que tinha que estar no sorteio no sábado quando chamasse o nome dele para receber o carro; entre tantos outros prêmios, lá estava o Ford k, zero Km, vermelho, e por sinal muito lindo, conta Wesley que mais de quinze mil papéis foram jogados para cima, e caiu exatamente o cupom dele na mão do homem que estava fazendo o sorteio, ele chorou, glorificou e quase não acreditou quando ouviu seu nome, foi uma benção muito grande, e ele pode dar seu testemunho de fé. A nossa fé tem que ser posta em ação, caso contrário, ela é morta, temos que acreditar que vai acontecer e ficarmos na expectativa de que a benção é nossa e pronto, pois a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem; não estamos vendo, mais acreditamos que vamos tomar posse da benção.
A fé que devemos ter.
1) A nossa fé nos leva a crer que Deus recebe a nossa adoração. Abel pela fé, antes da lei existir ofereceu o que tinha de melhor para Deus, na certeza de que Ele receberia sua oferta. “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”. Hebreus 11:4                                 A nossa fé nos leva a crer em coisas que ainda vamos receber, coisas que outros não estão vendo, um exemplo é a nossa adoração a Deus em todos os cultos, em todos eles adoramos a Deus com nosso louvor, oração e glorificação, na certeza que ele está recebendo em seu trono de glória, no culto de hoje cremos assim através da fé, no culto da manhã e depois de amanhã e sempre, temos a certeza que ele está recebendo a nossa adoração, caso contrário ficaríamos em casa descansando dos nossos afazeres do dia, mais as pessoas que ainda não aceitaram o Senhor Jesus como Único e Suficiente Salvador, não entendem isso, para ele é puro fanatismo ir a igreja todos os dias de culto. Deus não aceitou o sacrifício de Abel, porque era melhor do que o de Caim não; Ele aceitou porque Abel o ofertou com fé, a fé pura de que ele o receberia. “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta”. 

Gênesis 4:4

2) A nossa fé nos leva a permanecer no caminho do Senhor até que Ele venha.
Pela fé Enoque andou no caminho do Senhor por 365 anos e não viu a morte física ao ponto de Deus o levar para si. “E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Gênesis 5:23-24 Pela fé andamos no caminho do Senhor. As igrejas evangélicas quando fazem um congresso, para chamar atenção do maior numero de pessoas possíveis, convidam na maioria das vezes, um ex bruxo, o ex pai de santo, o ex traficante, o ex padre, o ex matador, o ex homossexual, a ex lésbica, o ex participante do grupo tal, do comando tal, o ex isto e o ex aquilo, tudo isto para chamar atenção do povo, que por sinal comparecem em massa, aleluia por que Deus fez o milagre da salvação na vida de todos eles, pois só Deus com seu infinito amor e misericórdia para fazer tão grande coisa;

 porém não acho que esse seja o maior testemunho, para mim o maior testemunho é o de uma pessoa que nasceu num berço evangélico ou que aceitou a Jesus Cristo e que até hoje permanece firme sem se desviar, renunciando as coisas do mundo, a vida inteira, este é o maior testemunho, pensa que é fácil abrir mão das coisas que estão ao nosso redor só porque servimos a Deus? Tenho experiência própria quanto a isto; nasci em um lar cristão, onde todos serviam ao Senhor e de fato servem até hoje graças a infinita bondade de Deus, no nosso tempo de infância, éramos de um ministério muito exigente, que quase tudo era pecado, na escola vínhamos as colegas fazerem educação física, mais nós não podíamos porque era pecado vestir um short, bermuda ou uma calça cumprida, não podíamos praticar esporte algum porque era considerado pecado, não cortávamos os cabelos porque também era pecado, tudo o que se dizia ser vaidade era considerado pecado, e vivíamos em um uso e costume pesadíssimo, os cultos conhecidos como “cultos de doutrina” era só exortação, disciplina e exclusão, me lembro quando era tempo de festas de quadrilhas, que nós jamais podíamos participar ou tão pouco aceitar no caminho da escola um doce ou algo parecido das mãos de colegas que foram as festas de quadrilhas, éramos disciplinados e os pais crentes também nos davam a correção devida; crescemos sem saber o que era dançar, beber bebida alcoólica ou fumar, usar jóias ou bijuterias nem pensar, até hoje não tenho orelhas furadas, porque este era um dos sinais de filhos de crentes da igreja de ontem, e nem tão pouco pretendo aos quarenta e quatro anos fazer tal coisa; renunciar a isso tudo não foi fácil, mais afirmo de todo o meu coração “valeu a pena” e como valeu, ser crente e caminhar no caminho do Senhor sem se desviar foi a melhor coisa e para mim ainda é a melhor, se fosse preciso para agradar o meu Deus, eu faria tudo de novo e sem olhar para traz, sem sombra de dúvida, eu renunciaria tudo outra vez;  (hoje entendemos que muitas coisas não tinham nada a ver, apesar que muitos hoje, já perdeu o temor a Deus e não conseguem mais discernir entre o que é, e não é pecado) O resultado desta renuncia é que ainda criança, éramos batizados com o Espírito Santo e um desejo ardente nascia em nossos corações para sermos pregadores do evangelho e cantores do Senhor; valeu a pena subir ao morro cheio de cascalho, nas madrugadas, com frio, com chinelos de dedos ou a conga nos pés, correndo risco de sermos picados por cobras, crescemos fazendo tudo isto, sem reclamar e sem olhar para traz; o Brasil está cheio de testemunhos como o meu, só porque a igreja em si, não reconhece isto como sendo um grande testemunho, para eles o grande testemunho é a lista que citei nas primeiras linhas.  Não derramamos o sangue na arena e nem fomos martirizados, com as terríveis sentenças que sofrerão nossos irmãos primitivos, que alcançaram um céu de glória e que até hoje pregam para a humanidade o evangelho da cruz, mais hoje da se a entender que a nossa renuncia também ajudou o crescimento da igreja no Brasil, torno a repetir, se preciso fosse, renunciaria tudo outra vez, só para ver as almas chegando para Deus. Enoque andou uma vida inteira com o Senhor e o Senhor o levou para si e nessa mesma fé, devemos ter a certeza que, seremos arrebatados com o Senhor para o céu de glória, eternamente, amém.
 
3) A nossa fé nos leva a acreditar que Cristo voltará.
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”. Hebreus 11:7. O mundo piorou muito depois da queda de Adão e a rebelião de Caim. Piorou tanto moralmente quanto espiritualmente, até ficou insuportavelmente pecaminoso. Os pecados proeminentes eram de todo tipo imaginável. Observa o pecado deste povo; imoralidade de todo tipo, estupro, poligamia, rebelião, assassinato, violência, assaltos, desconsideração de Deus, ocultismo, paganismo, religião falsa e muito mais. A Bíblia diz:"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, 
desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”. Gênesis 6:5-8. É por isso que Deus destruiu a terra com o dilúvio. Nota que Deus deu um aviso que ia destruir a terra por causa da sua rebelião. Foi durante este tempo de 120 anos que Noé pregou ao povo. Pela fé cremos na volta de Cristo e pregamos com convicção que Ele voltará brevemente. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
 

4) A nossa fé nos leva a crer nas promessas do Senhor.
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”. 

Hebreus 11:8

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”. Gênesis 12:1-4. 
Pela fé cremos fielmente que se Deus nos fez uma promessa, Ele ira cumprir, o mundo não entende estas coisas, mais nós sim.Cremos que nossos familiares serão salvos, que vamos adquirir nossos bens materiais,que teremos a saúde se a enfermidade vier, 
 
cremos com firme convicção que Deus não vai nos desamparar e que alcançaremos a vitória. Essa é a fé que nos rege.

Conclusão
Jamais devemos perder a fé, ela nos move até alcançar a nossa vitória, tenha fé em Deus e o mais tudo Ele fará. Foi marcante a nossa tarde de sábado, tivemos a rica oportunidade de ouvir nossa irmã ‘Enna’ do Haiti louvando ao Senhor no idioma francês com a canção ‘Porque Ele vive’, ficamos maravilhadas no Senhor.
Porque Ele vive 
Deus enviou seu filho amado
Pra nos salvar e perdoar
Na cruz sofreu
Por meus pecados
Mas ressurgiu
E vivo com o Pai está
Porque ele vive
Posso crer no amanhã
Porque ele vive
Temor não há
Mas eu bem sei, eu sei
Que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus
Que vivo está.
E quando em fim
Chegar a hora
Em que a morte enfrentarei.
Sem medo então
Terei vitória
Verei na glória
O meu Jesus
Que vivo está.
 Frappant a été notre samedi après-midi, nous avons eu la riche occasion d'entendre notre soeur 'Enna' Haïti en louant le Seigneur dans la langue française avec la chanson "Parce qu'il vit,« nous avons été surpris du Seigneur.

Parce qu'il vit

Dieu a envoyé son fils bien-aimé
Pour pardonner et nous sauver
Souffert sur ​​la croix
Pour mes péchés
mais refait surface
Et vivre avec le Père
Parce qu'il vit
Je ne peux croire à demain
Parce qu'il vit
Pas de crainte
Mais je connais bien, je sais
Ma vie
Est dans les mains de mon Jésus
Ce qui est vivant.
Et quand, dans l'ordre
Il est temps
Dans ce mort fera face.
Pas de crainte alors
aurez Win
Je vais voir la gloire
Mon Jésus
Ce qui est vivant.
Por vossa irmã em cristo Rosa Dias









Nenhum comentário:

Postar um comentário