Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

As últimas coisas / Estudo de Escatologia / Capitulo 3/ O inferno

 “Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem às flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem”.  Ct. 2.11-13                                                      
               
Escatologia: “As últimas coisas”.
Índice     
1. Os Sinais da segunda vinda de Cristo
2.  A Salvação
3. O Inferno
(Clik para assistir o video antes de prosseguir com o estudo).
               

A Bíblia nos diz que nesse terrível lugar "o fogo nunca se apaga" (Mc 9.43). O inferno é a sala de recepção do Lago de Fogo. "Lago de fogo" (Ap 20.15). Outros nomes: "Lugar de tribulação e angústia" (Rm 2.9); de "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25.30); "eterna perdição" (2 Ts 1.9); "fornalha de fogo"(Mt 13.42, 50); "cadeias da escuridão"(2 Pe 2.4); "ardente lago de fogo e enxofre" (Ap 19.20).
Existem quatro palavras traduzidas por inferno, Sheol, Hades, Geena e Tartaroo.
 1. (ARIB)-Sheol do heb. O mundo dos mortos. Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais profundo do Sheol, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes. Deuteronômio 32:22

2.(NVI)- Hades do Gr.,  O lugar das almas que partiram deste mundo. E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mateus 11:23
Lucas:10.15; 16.23; Apocalipse.1.18; 6.8; 20.14
3.(Tradução Britânica)- Geena., do grego., O lugar de Hinom; um vale nos arredores de Jerusalém onde o lixo da cidade era queimado e que, outrora, fora palco do abomináveis sacrifícios de crianças a deuses pagãos. O termo é usado para desiguinar um lugar de suplicio eterno; o inferno.  Mas eu vos digo que todo aquele que se ira contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão: Raca, estará sujeito ao julgamento do sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à geena de fogo. Mateus 5:22;  Mt.29.30; 10.28; 18.9; 23.15;33; Tg3.6.
4. Tartaroo, um vale derivado de Tártaros, do grego., O mais profundo abismo do Hades. Tartaroo significa ‘encarcerar no suplício eterno; precipitar no inferno. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
Apocalipse 14:11; 2 Pd 2.4; Mt 13.42; 25.41;46; II Tess 1.9; Heb.6.8; Jd 6,7; Apc 14.11; 19 20; 20.14,15.
Onde fica?  A Bíblia sugere um possível lugar:   Jesus desceu ao inferno mas não ficou lá: “Ele não foi abandonado na região dos mortos...” (At 2:31) 
"Porque assim como esteve Jonas 3 dias e 3 noites no ventre do grande peixe, assim o  Filho do homem estará 3 dias e 3 noites... no coração da terra" (Mt 12:40) 
 
 Paulo escreveu:  "Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?". (Ef 4:9) 
 
"Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)?".   (Rm 10:7) 
"...serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo"  (Is 14:15). 
 
 "Para o entendido há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno  embaixo". (Pv 15:24).
 
 O inferno tem portas?  "...percorrestes o mais profundo do abismo? Porventura te foram reveladas as portas da morte, ou vistes essas portas da região tenebrosa?” (Jó 38:17)                                                     
 Jesus tem as chaves:  "Não temas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno" (Ap 1:18).   
O interior da Terra: No livro de números, a Bíblia fala de pessoas caindo vivas no inferno:
      "E aconteceu que, acabando de falar... a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca, e os tragou... Eles e todos os que lhe pertenciam desceram vivos ao abismo, a terra os cobriu, e pereceram...” (Nm16:31) 
 
 Lugar de fogo e tormento: Jesus disse:  O homem no inferno clamava: "...me refresque a língua, Estou atormentado nesta chama" (Lc 16:24) .
 
"... e os lançarão na fornalha acesa..." (Mt 13:42).
 
 "... apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno..." (Mt 25:41).
 
 "... Os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes" (Mt 8:12). 
 
"E o servo inútil lançai-o para fora, nas trevas. Ali, haverá choro e ranger de dentes" . Mt 25:30). 
                              
 O que há no interior da terra:   
Fogo! E Enxofre!  Os vulcões trazem para fora o que existe              dentro da terra... 
Quando o vulcão St Helens entrou em erupção jogou 150.000 tn de gás sulfuroso (enxofre) e lavas para fora e os repórteres escreveram “O inferno veio para fora”.                                                                                                                      A crosta da terra tem 50 milhas até chegar ao fogo, mas em alguns lugares, no fundo dos oceanos, a distância é menor que 1 milha. Cientistas descobriram recentemente, na escuridão das profundezas do oceano, uma rachadura onde o fogo escapa, e em torno desta rachadura vermes enormes que não existem em nenhum lugar da terra... 
Espécie estranha de verme: biodiversidade nas profundezas da Terra\Foto: Nature, uma equipe de cientistas detectou pela primeira vez, em uma mina da África do Sul, organismos multicelulares nas camadas mais profundas da biosfera terrestre.  Abaixo da crosta terrestre, a biosfera alcança profundidades de até três quilômetros, e abriga uma ampla variedade de organismos unicelulares. Até agora, no entanto, os cientistas pensavam que os organismos multicelulares não sobreviveriam nesse ambiente devido às altas temperaturas, à falta de oxigênio e ao espaço limitado. No entanto, a equipe do geólogo da universidade de Princeton (EUA) Tullis Onstott detectou diversos vermes nemátodos, incluindo uma espécie desconhecida (batizada de Halicephalobus mephisto), entre 0,9 e 3,6 quilômetros abaixo da superfície terrestre, em uma rachadura formada pela água no interior de uma mina. Essas criaturas, que medem cerca de meio milímetro, suportam altas temperaturas, se reproduzem de maneira assexuada e se alimentam preferencialmente de bactérias. Os testes com carbono-14 indicam que a rachadura na qual os nemátodos foram encontrados se formou há entre 3 mil e 12 mil anos.  ( Cientistas descobriram recentemente que o centro da terra é mais quente que a superfície do sol com temperatura de 12.000 graus Fahrenheit... ). 
Outros textos:  "Se não fora o auxílio do Senhor, já a minha alma estaria na região do silêncio"... (Sl  94:17) 
 
“Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio"... (Sl 115:17) 
 
 Lugar de punição eterna: "Então o Rei dirá: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o castigo eterno..." (Mat 25:41 e 46) 
     
 "... Os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidades de eterna destruição, banidos da face do Senhor..." (2Ts 1:8)   
 
O habitantes do inferno: Os perversos serão lançados no inferno: Satanás e seus anjos; (Sl 9:17) (Mt 25:41) 
 
 Homens ímpios, covardes, assassinos, impuros etc; (Ap 21:8) e toda classe de pessoa más, reis, escravos, jovens, velhos, presos e livres...
Fogo, vermes, cadáveres:  “...é melhor entrares na vida aleijado do que... ires para o fogo inextinguível onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga” (Mc 9:43) 
 
 “Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará” (Is 66:24)
 
 “Derribada está na cova a tua soberba, também o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, (verme que se desenvolve onde há carne podre) e os vermes são a sua coberta”. (Is. 14.11)
 
A morte e todo tipo de mal:             
“...esperam a morte e ela não vem; cavam em procura dela mais do que tesouros escondidos; que se regozijariam por um túmulo, que exultariam se achassem a sepultura?” (Jó 3:21) 

Advertência sobre o inferno 
 
 O inferno é lugar de milhões e milhões de pessoas:   
 
  "O inferno e o abismo nunca se fartam"... (Pv 27:20) 
 
  Jesus disse que são "muitos" os que entram pela porta da perdição (Lc 13:24) 
 
  Cidades inteiras ... "Tu Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura até o céu? Descerás até ao inferno" (Lc 10:15)  
 
  "Então fez o Senhor chover enxofre e fogo... sobre Sodoma e Gomorra ... e cidades  circunvizinhas que, havendo-se entregue à prostituição..., são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição". .. (Gn 19:24) (Jd 7)
 
 Do inferno se podia ver o Reino de Deus   
 
      "Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora". (Lc 13:28) 
 
      "No inferno, (o rico) estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão, e Lázaro no seu seio". (Lc 16:23)
 
 Jesus adverte sobre o inferno:   
 
      "...se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos ires para o inferno (...) se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno (...) E se  um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, para o fogo inextinguível, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga" (Mc 9:43-48) 
 
   "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10:28) 
  
 Aos religiosos: "...como escapareis da condenação do inferno?" (Mt23;33)
 
 "Qualquer (...) que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim (...) ai do homem pelo qual vem o escândalo" (Mt 18:6) 

"...quem chamar (seu irmão) de tolo estará sujeito ao inferno de fogo" (Mt 5:22)
      "Mas se aquele servo sendo mau...castigá-lo-á,...ali haverá choro e ranger de dentes"  (Mt 24:48)
 
      "Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda...não devias tu, igualmente,
      compadecer-te...? E indignando-se...o entregou aos verdugos..." Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão" (Mt18:32)
 
      "Se... não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas". (Mt 6:15) 
      
  Os sons do inferno  
 
   Matéria de um jornal da Finlândia:  
 Pesquisadores gravam os gritos dos perdidos.
 Ouça o som dos supostos gritos gravados pelos pesquisadores     
 Som do Inferno - MP3 (603kb). 
 
 * Para ouvir, você vai precisar de um player. Recomendo o WINAMP.  
   Fonte: Dial the Truth - www.av1611.com 
    Obs. Sem confirmação Bíblica, apenas Cientifica.                                                                              You tube
 
Como é o Inferno? Gil Molina - YouTube
 
Os vermes: www.correiodemocratico.com.br
 
“Será muito rápida a sua Vinda.                                         Não haverá tempo para se preparar, se santificar, orar, buscar a Deus ou confessar pecados.   Temos que estar preparados hoje para encontrá-lo nos ares.
                       
O destino dos ímpios é estar eternamente separados de Deus e sofrer eternamente o castigo que se chama a segunda morte. Devido à sua natureza terrível muitos recuam diante desse assunto, entretanto é necessário tomar conhecimento profundo dele. Deus não fez o inferno para o homem, Ele fez o inferno para o Diabo e seus anjos; mas onde lançar o homem mau?, o que vive mentindo e praticando a perversidade e todo o tipo de pecado? Onde lançar a alma dos que não querem a Deus, uma vez que ela é eterna, lançar no mesmo lugar que os santos no Senhor, que os que fizeram o bem e praticaram a vontade do Deus eterno? Obviamente jamais Deus deixaria a alma do mau junto a alma do bem eternamente, e foi aí que o ímpio ganhou para si o mesmo lugar do Diabo e seus anjos, lugar terrível onde mora o pai do pecado, o inventor do erro. Cristo é tão amoroso que avisa todos os homens para não irem para lá, avisa que lá é lugar horrível, abismo profundo, e jamais Ele quer que alguém vá para lá, já imaginou se Ele não avisasse a ninguém e fosse do tipo, ‘surpresa’, iríamos para lá, mais Ele é amoroso e avisa a todos, é por isso que enviou seu filho Amado por amor de nós, é por isso que nos enviou a resgatar almas desse caminho tenebroso. Enfim, todos os ímpios serão um dia lançados no inferno morada eterna, é exceto os que se arrependerem antes e aceitarem a Jesus como o Único e Verdadeiro Salvador!
Seminarista Rosa Dias


(62) 9188 2681 
Face book. Rosa Dias dos Anjos Carvalho