Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O vale de ossos secos.Ezequiel 37

  (clik para assistir).


O vale de ossos secos / Ezequiel 37:1-14    
Veio sobre mim à mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.
Ezequiel 37:1-14

Introdução

          Essa visão prediz a ressurreição nacional do Israel disperso, seu retorno à pátria original e a reunificação de Judá e Israel sob o governo de um rei chamado ‘Davi’, é uma predição nítida da conversão dos judeus a Cristo, conforme Paulo também predisse em Romanos 11.15,25 e 26.  A visão abrange toda a nação de Israel, tanto Judá, o Reino do Sul, quanto Israel o reino do Norte, o regresso de Judá é narrado em Esdras e Neemias, onde não se menciona o retorno de exilados de Israel. Entretanto, os que regressavam do cativeiro são chamados ‘Israel’ (Ed 9 e Ne 9), Davi não é o Davi histórico e real e sim o Messias.

A restauração continua. 
A declaração com a qual Ezequiel começa o capítulo não nos é estranha, ‘veio sobre mim à mão do Senhor’, Deus o levou pelo poder do Espírito do Senhor e o deixou no meio de um vale. O vale estava cheio de ossos secos, foi uma experiência forte para Ezequiel, não apenas por causa do grande numero de ossos humanos, mas porque ele era um sacerdote, e o contato com cadáveres o tornaria cerimonialmente impuro (Lv.21 e 22). 
Somos missionários do Senhor, nossa missão é ganhar almas para ele, quando deparamos com pessoas sequíssimas na fé, pessoas difíceis de crer no Salvador, jamais devemos desistir, pois, essa alma seca da fonte da água que é Jesus, tem uma chance enorme de ter vida, e vida em abundancia temos que crer cem por cento que Jesus da vida a esta pessoa e não podemos de forma alguma pensar ao contrário disso, isto seria limitar Deus do seu poder.       
O Senhor pergunta a Ezequiel: filho do homem, acaso, poderão estes ossos reviver? Ezequiel responde: Senhor, tu sabes. A ideia de um vale de ossos sequíssimos, voltar à vida excede a capacidade intelectual humana, a resposta humilde e convicta de Ezequiel era a firme convicção em um Deus que tudo pode e não há impossível para ele. Esta certeza tem que brilhar em nossa mente o tempo todo, a certeza de que Deus é o Deus do impossível, ainda que houvesse só o lugar dos ossos e nada de ossos e ali só a historia de que pessoas foram queimadas ali e nem cinzas restaram, temos que crer que se Deus quiser ele traz a existência.

‘Profetiza a estes ossos’, Ezequiel não ficou parado, olhando o reagir de Deus não, ele se dispôs a fazer o que Deus lhe ordenara, foi necessário a sua disposição para que algo tão sobrenatural acontecesse, houve então uma cooperação entre Deus e o homem. Deus ordena e o profeta obedece, Então profetizei como se me deu ordem’,o resultado foi espantoso, ‘enquanto profetizava, tudo acontecia E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito’, da forma que o profeta ordenava, assim acontecia, foi um procedimento simples, ele apenas falava em voz alta e o que não existia passou a ser. Ezequiel não teve medo, não duvidou, apenas executou com fé a ordem de Deus, isso é o que chamamos de uma boa lição, ouvirmos Deus e executarmos com fé a sua ordem, ai sim, vai acontecer o sobrenatural.
 Outro dia fui cumprir uma agenda de pregação em Anicuns, Goiás, e antes de sair, orei com fé pedindo a Deus que me desse experiências sobrenaturais, para eu contar aquela igreja, algo que eu ainda não tivesse visto, e isto aconteceu, estava comigo quatro irmãs no veiculo, e Deus nos permitiu sair da rota dentro da cidade de Goiania, e perdemos sem saber onde estávamos, porem orei a Deus no meu intimo, eu disse para ele que se fosse para eu estar naquele lugar onde eu ia pregar, então que ele nos guiasse, isto já mais de dezoito e trinta/horas, quando falou próximo ao carro uma voz assim “vai Rosa”, somente eu e uma outra irmã (Eliane) ouvimos, achamos estranho ouvir aquela voz em um lugar onde ninguém nos conhece e ainda mais no escuro, pensamos então ser alguém que por coincidência falou meu nome talvez quem sabe em algum celular, sei lá..., prosseguimos na então direção, e já bem longe em uma rodovia, já eram mais de dezenove horas, uma voz falou de fora para dentro, a qual todas as outras irmãs também ouviram “bora Rosa Dias’, nos maravilhamos com aquela voz, era impossível alguém chegar perto do veiculo e dizer isto, pois eu estava em movimento, no escuro, e longe de casa, entendemos então o sobrenatural de Deus, começamos a glorifica ló e a bem dizer o seu precioso nome, então na direção de Deus chegamos ao nosso destino, entregamos a mensagem de Deus, Deus falou conosco e sete almas se renderam a Cristo naquela noite, ao retornarmos para casa, ainda ficamos quase que sem entender esse grande mistério de Deus, pra quem contei depois o fato, achou ser engano nosso, houve até quem disse que foi o diabo que falou, daí fui obrigada a dizer umas verdades a pessoa, pois como ela pode acreditar que o diabo tem esse poder e não acredita que Deus tenha, esse é o problema de muitos crentes, pede o impossível a Deus, fala que crer, porem quando acontece, da a gloria ao diabo, sendo que Deus é que faz essas maravilhas na vida de quem anda com ele e verdadeiramente crer nele.
Os corpos mortos reviveram, o espírito de vida entrou neles e foi um barulhão, nada de magia ou encantamento, foi obra do Deus todo poderoso, a vida entrou onde não existia, esse exercito pois se de pé, Deus explica a Ezequiel que essa era a condição de Israel, os cativos já não mais acreditavam na existência de sua nação outra vez, mas Deus quis informa lós que eles seriam restaurados outros vez, o milagre aconteceria sim, Deus faria isto acontecer. Quero profetizar como serva do Senhor na tua vida, ‘você que está lendo este estudo’, que Deus fará sim acontecer coisas impossíveis, extraordinárias, maravilhosas na tua vida, Deus não se esquece de promessa alguma, ele prometeu que Israel retornaria e ele cumpriu, isto era impossível aos olhos humanos, mais a Deus era possível, e na sua vida há de cumprir sim as grandes promessas que Deus lhe fez, desde pequena, Deus já falara comigo que eu iria pregar o evangelho onde eu não imaginava e ver as almas chegando a ele, e hoje tenho visto o cumprimento desta promessa, a cada dia confio mais nele e creio que nada impedira de que isto venha acontecer, e você? Quantas vezes Deus usou profetas e falou contigo dizendo da obra missionária na tua vida, ou da libertação de seus familiares ou outra coisa e agora, será que esta confiando verdadeiramente em Deus ou esta em duvida? Se Deus falou ele vai cumprir, é só ficar dentro dos planos dele e ser fiel a ele e tudo vira a existência no seu devido tempo.
Uma nação renovada e unida. O Senhor almeja para seu povo não apenas a revivificação, mas também a união, por isso ele instrui a Ezequiel a realizar um último ato simbólico, Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão. Ezequiel 37:16-17. O termo hebraico traduzido por pedaço de madeira pode indicar uma tabua, ou seja, uma superfície apropriada para escrever e que poderia ser facilmente colada a outras tabuas para cumprir a ordem final. Não obstante o formato do pedaço de madeira, o mais importante é a mensagem transmitida por essa ilustração, a saber, a união do povo renovado.
Os nomes Judá e Efraim ou José escritos em dois dos pedaços de madeira, lembram o período do reino dividido antes do exílio. Cada nome é acompanhado, porem, de uma referencia aos filhos de Israel/casa de Israel, seus companheiros. A referência ressalta que os dois grupos eram constituídos de israelitas e, portanto, apontam para a união de Israel depois do exílio. A ilustração mostra que todos serão o mesmo povo, essa é a mensagem que Ezequiel entrega ao povo, que o indagava a respeito da visão, a passagem fala do regresso do povo a terra, da união sob um só governo e da purificação do pecado, culminando com uma aliança renovada: ‘Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus’. Temos também aqui por lição que um dia vamos morar na nova terra, e seremos povo de Deus e ele será o nosso Deus, eternamente, oh, glória.   
Conclusão   Parte dessa unificação ocorreu com o regresso dos exilados depois do édito de Ciro em 538 a.C, voltaram do exílio sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias. E em 1948, muito tempo depois Israel foi reconhecido como nação. Cumpriu se então a palavra do Senhor, o Deus de Israel.
         Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário