Total de visualizações de página

Só Jesus Cristo salva!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os dons espirituais/estudo em 1ª Coríntios 12.




Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:1-11

    Dom: Gr. Charisma “presente, dádiva, donativo, faculdade, privilégio  adquirido de um modo sobrenatural.
    A expressão dons espirituais, representa a tradução comum, em português, so substantivo grego que aparece no neutro plural, charismata, formato de charizesthai (mostrar favor, dar gratuitamente), e que é relacionado ao substantivo charis (graça). Os charismata podem ser chamados de dons graciosos.
    Os vários dons do Espírito Santo: Palavra da sabedoria, Palavra do conhecimento, Fé, Dons de curar, Profecia, Discernimento de espíritos, Variedades de língua e Interpretação de línguas.
     Paulo enfatiza que todos nós somos batizados por um só Espírito em um só corpo; na igreja de Cristo não existem distinções sociais;  o apóstolo se dirige especificamente aos membros da igreja que acham que tem dons espirituais inferiores aos que outros receberam, ele ressalta a importância da união no corpo e encoraja os crentes a tratar uns aos outros com solicitude; se um membro da igreja sofrer, a igreja inteira sofre com aquela pessoa, se um membro for honrado, toda igreja deve se alegrar com ele, os dons espirituais não devem ser exercidos de modo egoísta, para alcançar posições elevadas na igreja, conforme segundo parece algumas pessoas da comunidade Corintia estavam fazendo.
    “Não quero irmãos que sejais ignorantes” 12.1, Paulo relembra os tempos em que eles ainda eram pagãos e se deixavam conduzir aos ídolos mudos, segundo éreis guiados (12.2), agora ao contrário, eles não  podem dizer: anátema, Jesus! Se estão falando pelo Espírito Santo. Ao contrário dirão: Senhor Jesus!, a confissão de fé padrão para os cristãos da época (12.3).
   Os dons são diversos e hã diversidade nos serviços, o espírito Santo se manifesta por diferente modo e todos os dons são proveitosos para o andamento da obra de Deus. A lista dos dons encontrada aqui em I Co 12, é diferente das listas encontradas nas outras cartas paulinas, como em Rm 12.4; Ef.4.11.
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 12:4-10

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Efésios 4:11


       Significado dos dons de I Coríntios 12,  (Gr.logos sophios). 1.Palavra da sabedoria: compreensão espiritual sobre a aplicação prática dos princípios cristãos, usa de sabedoria sobrenatural.
2.Palavra do conhecimento: (Gr. logos gnõseõs), isto é, uma apreensão inteligente dos princípios cristãos, usado por conhecimento sobrenatural.
3. Fé: (Gr. Pístis), essa é a fé que desafia o impossível, como mover montanhas do lugar.
4.Dons de curar: (Gr. Charismata iamatõn), não se especializa em um só tipo de cura, mas em várias curas, ou todas; são dados para realização de milagres de restauração a saúde.
5. Operações de milagres (Gr.energêmata dynameõn), maravilhas que são evidentemente atos de poder, esse dom confere a habilidade de realizar milagres de várias espécies.
6. Profecia: (Gr.propheteia), transmite as revelações divinas a igreja, edifica, exorta e consola; a qual refere a declaração dos atos divinos de poder, amor e graça.
7. Discernimento de espíritos: (Gr. Diakriseis pneumatõn), capacidade de distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do mau, algo que é requerido de todos os crentes.
8. Variedades de língua: (Gr.gene glõssõn), dom de falar várias línguas, sem conhecê-las.
9. Interpretação de línguas: )Gr. Hermeneia glõssõn), dom de interpretar uma ou mas línguas estranhas, a qual não conhece. O interprete sobrenatural não entende as palavras ditas em línguas, mas o Espírito é quem as interpretam.
     Conclusão: todos esses dons tem uma fonte divina, o Espírito Santo, é Ele quem concede os dons, o que significa que o ciúme e a rivalidade entre os crentes são tolices, os dons são distribuídos pelo Espírito Santo, segundo a sua vontade soberana,ninguém manda no Espírito, é Ele quem sabe a quem usar, um crente individual pode receber d’Ele um ou mais dons. É importante saber que toda a Trindade Santa está envolvida nos dons espirituais.
Dons Espirituais na Bíblia
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
1 Coríntios 12:4-6
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Efésios 4:11-13
Outros Versículos encontrados:
Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.
1 Coríntios 12:1
Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
1 Coríntios 14:1
Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
1 Coríntios 14:12
pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
Romanos 11:29
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Romanos 12:6
Tiveram prazer nisso e de fato são devedores aos santos de Jerusalém. Pois, se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.
Romanos 15:27
Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
1 Coríntios 2:13
Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
1 Coríntios 3:1
Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
1 Coríntios 9:11
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
1 Coríntios 12:4
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;
1 Coríntios 12:9
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
1 Coríntios 12:28
Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
1 Coríntios 12:30
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.O Amor
Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.
1 Coríntios 12:31
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
Gálatas 6:1
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Efésios 1:3
Por isso é que foi dito:
"Quando ele subiu em triunfo às alturas,
levou cativos muitos prisioneiros,
e deu dons aos homens".
Efésios 4:8
falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
Efésios 5:19
pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Efésios 6:12
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
Colossenses 3:16


Por Rosa Dias




Nenhum comentário:

Postar um comentário