Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sábado, 1 de junho de 2013

O uso do véu na igreja de Corinto. I Cor 11.2-16

Na cultura grega, as mulheres se dividiam geralmente em duas amplas categorias; as matranas, cuja preocupação era dirigida aos maridos e filhos e as hetairais (lit., companheiras, amantes, mulheres independentes que eram acolhidas em seus lares, apenas para satisfazer o marido na vida sexual. As esposas eram respeitadas por todos, pela família e pela sociedade e tinham seus direitos, porém as hetairais não eram respeitadas e nem tão pouco tinham direito algum. Elas se vestiam de modo diferente, enquanto as matronas usavam véu, as heitarais pintavam os cabelos ou trançavam de forma que atraíssem os amantes I Tm 2-96.
 Ao longo de seus escritos, Paulo enfatiza a necessidade de os crentes estarem profundamente atentos a respeito do testemunho de seu comportamento. para as mulheres em Corinto, o véu testificava a decência e dignidade que convinha à uma mulher cristã. nos dias atuais as muçulmanas que se presam usam véu, essa é a cultura delas, mais no Brasil, não temos tal costume, não é nossa cultura, não temos que usar véu, aqui ele não representa decência e nem dignidade para nós.
As irmãs de Corinto jamais deveriam se assemelharem aos costumes das amantes; então na época Paulo as aconselha no senhor, que usem o véu, porque era honroso. A cabeça é o simbolo da autoridade e o apostolo argumenta que estamos todos numa linha de subordinação; a mulher esta subordinada ao marido e o marido a Cristo.
A razão pela qual as mulheres precisavam usar o véu era o fato de que não usa lo seria uma expressão de desrespeito à sua propria cabeça, o marido.
Numa cidade imoral como Corinto, era muito importante o crente fazer a diferença, será que hoje também temos que ser diferentes ou podemos ser iguais as imorais? Em círculos judaicos, as mulheres suspeitas de adultério tinham cabelos cortados, na na Grécia as lésbicas tinham cabelos curtos. Deixar de usar o véu seria visto pelos de fora como sugestões de um estilo de vida igualmente imoral; Paulo dentro da sabedoria de Deus aconselha as irmãs de Corinto que "se não usarem o véu, que raspe o cabelo", ao descrever as mulheres como a glória do homem, Paulo não está  diminuindo a mulher, mas definindo seu relacionamento com os homens. Paulo dá duas razões pelas quais uma mulher deveria cobrir a cabeça, mas estas são de difíceis compreensão, mais provável que: a. os anjos estão interessados em nossa salvação Lc.15.7, Ef.3.10 e I Tm 5.21, b. o véu é um sinal de autoridade, I Cor 11.10 b. Na cultura africana os jovens estão procurando estilos como trançar os cabelos e usar brincos, já no brasil hoje as mulheres na maioria delas usam cabelos alisados, pintados  e longos, aqui no Brasil n]ão da para diferenciar o cabelo de uma prostituta com uma crente, as vezes muitas crentes são ate mais exageradas do que as prostitutas, se é errado ou não, não cabe a mim dizer, mais cabe ao seu pastor lhe dar a resposta certa, de como deve usar o seu cabelo. Porém é melhor sacrificar do que perecer. a bíblia assim diz: Tudo o que fizermos, devemos fazer para a glória de Deus", I Cor 10.3.(em parte com.africano).
Por Rosa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário