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Eventos Evangélicos

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A ceia do Senhor- Cor 11.17-34

Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. 
1 Coríntios 11:17-34 
 Havia divisões na igreja de corinto, quanto a celebração da ceia. O modo pelo qual a ceia estava sendo celebrada em Corinto transformava tudo em zombaria, de tal forma que Paulo disse: “Não é a ceia do Senhor que vós comeis”, precisamos entender qual era a forma de celebração da ceia do Senhor naquele tempo. Parece que os crentes se reunião regularmente para uma festa comunitária, uma refeição de amor, a qual se parecia com um jantar caseiro; todos os crentes levavam comida e compartilhavam uns com os outros; essa pratica agradável significava também que os crentes pobres tinham pelo menos uma refeição decente por semana; mas no entanto o alimento não estava sendo repartido por igual e enquanto um comia o outro ficava com fome, Paulo aconselha que  se for para ser assim, que então cada um coma em sua casa; deixa claro que esse comportamento fazia desprezo a igreja de Deus e aos que nada tem.  A Ceia do Senhor se iniciara com o ato de Jesus tomar o pão e fazer uma oração de ação de graças seguida por uma declaração, “Isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim, o que implica que a pratica deveria continuar”, Jesus então tomou o vinho e disse: “este cálice é a nova aliança do meu sangue”, o pão e o vinho simbolizavam o inicio de uma aliança que Deus esta fazendo com o homem, diferente da antiga, agora ela é selada com o próprio sangue de Jesus. Paulo acrescenta que a celebração dessa refeição continuará até que Jesus volte e, então, não haverá mais necessidade de proclamar a morte do Senhor.  O apostolo Paulo da mais advertência quanto à ceia, “não comer a ceia indignamente”, isto é com falta de amor, com espírito faccioso, com ganância e desprezo uns pelos outros, assim sendo, cada um, antes de participar da ceia, deveria se examinar primeiro sua condição moral e espiritual.   Tratar a ceia como desrespeito significa deixar de reconhecer o corpo do Senhor e não reconhecer isto traz julgamento, pois na igreja havia muitos fracos e doentes e não poucos que dormem, o julgamento de sobre a igreja visa curar esse mal e prevenir a má reputação. (fonte Com. africano).


Por Rosa Dias






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