Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A síndrome de Acã

Leitura Bíblica
Josué 7: 10-13  Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

        Quando Israel destruiu a cidade de Jericó, foi sem dúvida uma grande conquista, pois se tratava de uma fortaleza. A derrota desse baluarte foi um triunfo para o líder Josué, sua fama se estendeu por toda a terra.       Assim era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.” Josué 6:27
A próxima conquista agora era a cidade de Ai, cujo nome significa ruína, Ai, ficava na região central da Palestina, era muito menor do que Jericó e não tinha tamanha estrutura, porém tinha estratégia, por ter sido construída no alto de uma região montanhosa, se Israel a dominasse, poderia construir ali um posto de comando e controlar territórios importantes de Canaã. Para quem destruiu Jericó, seria fácil destruir Ai. Josué enviou homens para espiar a e terra de Ai.
 Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
Josué 7:2 c
 Pouco depois estes lhe trouxeram relatórios otimistas.
Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
Josué 7:3b
A batalha de Ai foi um fracasso.            

Pensando que a vitoria estava garantida, nada perguntaram ao Senhor o que deveriam fazer com Ai.  Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Josué 7:4-5
É possível que este tenha sido o momento mais humilhante para o líder Josué.
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. Josué 7:6
Deus repreende Josué e fala com ele severamente.
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Josué 7:13
No entanto o maior empecilho para o nosso sucesso é o pecado, enquanto formos obedientes a palavra de Deus, até a barreira mais resistente cederá e a muralha mais alta ruirá.  Alguém havia cometido pecado ali, e isso fez com que Israel fugisse, foi um homem por nome de Acã, (sig. Perturbador), da tribo de Judá, que resolveu brincar de esconde-esconde, ultrapassando com isso a regra da lei.
Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é. Deuteronômio 7:26
Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
Josué 6:18
*A PALAVRA anátema (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição.
Em decorrência dos atos de Acã, a ira de Deus se acendeu contra os filhos de Israel, apesar de um só homem pecar, todo Israel foi responsabilizado.
Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim.
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
Josué 7:19-21

Acã pensou que tinha feito tudo em segredo, mais se enganou alguém viu tudo, de Deus nada se esconde, e agora era tarde para se arrepender. Acã e sua casa foram destruídos, e assim Israel pode vencer Ai. O pecado afeta não apenas o pecador, mais a família e a igreja em si, não basta apenas orar a respeito do pecado, ele tem que ser identificado, confessado a Deus, ainda que ele ja sabe, mas temos que abrir nossos lábios e dizer tudo a ele e abandonar de vez o pecado.
Depois de solucionado o problema, Israel marchou e venceu. Queimou, pois, Josué a Ai e a tornou num montão perpétuo, em ruínas, até ao dia de hoje.
Josué 8:28

“O maior erro que nós, cristãos, podemos cometer é lutar contra adversários usando nossa própria força e sabedoria”                                   
Missionária Rosa Dias