Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O vaso nas mãos do Oleiro Jr.18.1-17



“O vaso nas mãos do Oleiro”    Jr.18.1-17
1. A ordem
Deus ordenou ao profeta Jeremias: Levanta te e desce a casa do oleiro. Sempre que Deus diz (levanta), ou Ele está dando uma ordem para uma missão, ou está executando um milagre.      Esse levantar de Deus quer dizer: erguer, hastear, por de pé, avançar.                                                                                        Vejamos alguns exemplos Bíblicos:                                                   Em Deut. 2.24 Deus fala a Moisés que ordene o povo: Levantai vos, parti e passai o ribeiro de Arnom. A ordem era para avançar em direção a Transjordânia e conquista La. Deus encoraja o povo a entrar no território que em breve lhes pertenceria. Apesar de Deus lhes garantir a conquista,  Israel deveria fazer da sua parte, levantar, marchar rumo a terra, passar o ribeiro, guerrear e vencer.                                          
           Está ordem continua sendo valida para nós ainda hoje. Deus nos deu muitas promessas, mais não podemos simplesmente esperar por elas sentados; precisamos nos dispor  para tomarmos posse daquilo que Deus nos deu. Israel avançou, lutou e venceu as fortalezas dalém do rio.    
           Em Isaias 32.9 diz assim: “ levantai vos mulheres que estais em repouso e ouvi a minha voz e vós filhas que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras”. O profeta Isaias usado por Deus convida as mulheres para a se levantarem e preocuparem com a situação precária do país, pois o profeta sabia a influencia que as mulheres tinham sobre a nação; só porque de nada adiantou e tudo findou se em humilhação e pranto. Deus hoje esta dizendo: Mulheres levantai vos e preocupai com a situação daqueles que caminham em rumo ao precipício eterno, a saber o inferno; onde estão as mulheres de coragem a ouvir a voz do profeta e levantar do comodismo e entrar avançar a procura das almas perdidas, também faço esta pergunta aos demais, jovens, homens, adolescentes e crianças.                                                
           Jonas 1.2 diz assim: Levante te e vai a grande cidade de Ninive e pregai o evangelho e anunciai a paz. A ordem de deus ao profeta era vá, porem o profeta não foi, o que ele fez foi fugir, conseqüência: tempestade e numa situação sem saída, dentro do grande ventre do peixe.
           Mateus 9.6 Trouxeram um paralitico em uma cama na presença de Jesus, o qual disse: Levanta, toma a tua cama e vai para casa, e ele foi.
          Marcos5.41: Jesus disse a filha de Jairo, a qual já estava morta:  Talitá cume: Menina levante te, e ela levantou.
          Lucas 7.14 Jesus disse ao filho da viúva da cidade de Naim (o qual já estava sendo levado para ser sepultado) Levante te e na mesma hora ele ressuscitou.

2.  A obediencia
           Quando você ouvir a voz de Deus dizendo levanta te, não tardes a obedecer, mais levanta e vai e o Senhor será contigo.                                                                                                              O profeta de imediato, levantou e desceu a casa do oleiro. Ele estava disposto e não recuou, ele não disse estou cansado, nem que tinha visita em casa, nem estou enfermo, nem estou com sono e nem tão pouco depois eu vou, ele de imediato foi.
3.  Aprendo com esta lição
Que o Oleiro é Deus,  a casa do Oleiro simboliza onde esta a presença de Deus continuamente e o barro somos nós.  Também aprendo que para irmos até o oleiro, é nescessário descer e descer significa ser humilde Jr 1.4-7 esse é o principal ponto, 1 Ped 5.6; Fp 2.3 e 1 Tm 1.15.                                                             Quando o profeta chegou a casa do oleiro ele avistou o  oleiro com o barro nas mãos e fazendo então um vaso, o vaso saiu da forma que ele planejou, então ele o fez de novo, deus estava dizendo ao profeta que assim ele o faria com o povo. O vaso na verdade não quebra quando esta fazendo, pois o barro está mole e sendo trabalhado, o vaso na verdade esta desenformando e então o oleiro o faz de novo, de dentro para fora, nunca se faz um vaso de barro de fora para dentro.4. O processo do vaso

É o Oleiro que escolhe o barro. No processo da fabricação de um vaso, tem vários passos.

O 1.a)- O Oleiro sai a procura do barro
 
e esse barro é extraído de um lugar de lama, daí o oleiro recolhe aquele barro e traz para a sua olaria. É assim, Deus nos escolhe, nos tira da lama e nos traz para a sua casa.
O barro para a fabricação do vaso é extraído da lama. Existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos. Entretanto, apenas oito servem para fazer vaso.
2.b- O Oleiro peneira o barro 
 
  nos da uma pineirada e só depois vai trabalhar conosco.      sem essas velhas raízes e pedras e sujeiras, isto pé nos tira o orgulho, a exaltação, a arrogância, a violência, a mentira, o vicio e tudo que desagrada a Ele.    Após a extração do barro, o oleiro faz a peneiração. Esse processo é para a limpeza do barro. Nele, todas as coisas que o oleiro não consegue separar no processo 1 ficam na peneira (galhos, pedras, folhas, etc.).

3.c- O Oleiro amassa o barro

  Deus nos amassa até ao ponto de ficarmos bons para travbalhar.  É melhor ser amassado por Deus, do que pelo Diabo.

4.d-O oleiro estende o barro na eira 

para dar uma secadinha. Deus faz assim conosco, nos deixa no silencio e como que a sós,mas está o tempo todo de olho em nós, é nesta hora do silêncio que ele está executando seus planos dignos de glória. 
5.e- O Oleiro coloca o barro na roda.  
 
Depois do barro limpo, o oleiro põe ele na roda que gira e gira e assim com suas mãos, de dentro para fora vai formando o vaso, e faz do vaso o que ele quer, uns menores, outros maiores, uns mais trabalhados, outros menos trabalhados e por ai vai. Depois de estarmos nas mãos do oleiro, Ele faz o que quer conosco, para nos tornar valiosos, ao ponto das pessoas admirarem e dizerem, que vaso lindo; e se o vaso desmoldar , Ele torna a fazer, até que venha a ficar do jeito que Ele quer.
6.f- O vaso vai para o fogo,  
 
depois de feito o vaso, ele descansa por 24 horas e só depois vai para o fogo, daí ele é queimado, há alguns que não resistem o processo do fogo, e trincam, estes são recolhidos pelas mãos do oleiro e jogado no entulho, não prestam pra mais nada, não dá para reciclar. A prova de fogo, nos é enviada por Deus, e temos que passar, só depois desta prova é que ficaremos prontos ao ponto que Ele quer. 
7.g Qual o valor do vaso? O oleiro, enche aquele vaso de azeite, até transbordar e ele se torna valiosíssimo, com rara beleza e preciosidade. O Oleiro quer nos encher com seu azeite, o vaso sem azeite tem um valor, mais cheio de azeite se torna muito mais caro.
Conclusão    

Deus faz um convite especial ao profeta Jeremias...(descer a casa do oleiro). Este passeio faria o profeta entender mais ainda o trabalho de Deus com seu povo, a cena que o Senhor mostra a Jeremias é bem comum: um oleiro trabalhando em sua oficina; Deus queria que o profeta entendesse o que era seu povo em suas mãos, da forma que o oleiro trabalhava com o vaso, Jeremias ia entendendo como Deus trabalhava com o povo; um dos vasos que o oleiro trabalhava veio a desmoldar em suas mãos e não apresentou a forma que ele queria, então ele fez outro modelo de vaso com aquele barro e o vaso ficou muito bom, é dessa forma, se não ficamos do jeito que o oleiro Deus quer que sejamos, ele irá trabalhar conosco até fazer um vaso novo, daí vamos ficar do gosto dele e o gosto dele é maravilhoso; O Senhor é o Oleiro e o barro é Israel, assim como o oleiro amassava o barro  e fazia um outro vaso, assim Deus faria com Israel; também é assim conosco, seu propósito é fazer de nós um perfeito vaso. Está lição foi importante para Judá na sua época e é importante para nós hoje, o Senhor está pronto para retirar sua ira, basta o povo se arrepender dos seus maus caminhos, voltar para ele e reconhecer mesmo que ele é o Único Senhor, quando arrependermos mesmo do profundo do nosso ser, Deus abranda a situação, todos tem uma rota de escape ao se arrependerem, enquanto estamos na terra, a oportunidade de perdão está diante de nós, mais para isto é necessário o arrependimento diante de Deus, essa mensagem foi dirigido especialmente a Judá e hoje a nós, devemos arrepender enquanto há esperança de perdão,  caso contrário será tarde demais, Deus não perdoa mortos, a desobediência leva o homem ao inferno, mas o arrependimento leva ao céu. O Senhor quer que cheguemos a ele, ele nos ama e quer nos perdoar e salvar, o Senhor mostra a sua compaixão como sinal de graça e misericórdia. Arrependemo-nos de todo o nosso coração e seremos salvos da ira vindoura.


Esboço para pregação
“O vaso nas mãos do Oleiro”    Jr.18.1-17
1. A ordem
2.A obediência 
3.processo de fabricação do vaso
1º- O Oleiro sai a procura do barro
2º- O Oleiro peneira o barro 
3º- O Oleiro amassa o barro
4º-Depois estende na eira 
5º- O Oleiro coloca o barro na roda.  
6º- O vaso vai para o fogo
7º Qual o valor do vaso?

Por Rosa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário