Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"O Tabernáculo"



   O Tabernáculo e os seus utensílios faz uma trajetória semelhante a trajetória da cruz de Cristo.

      Através do posicionamento de cada peça no Tabernáculo, Deus traçou uma linha longitudinal do altar de bronze passando pela pia de cobre, pelo altar do incenso e atingindo a Arca da Aliança e o Propiciatório, e uma outra linha transversal da mesa dos pães ao candelabro, o resultado se deu no formato de uma cruz deitada no chão.
      "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim". Jo. 12.32  

Através do Tabernáculo o crente faz uma trajetória do átrio até o Santo dos Santos, em cada etapa experimentando uma nova fase de crescimento e amadurecimento espiritual.


 No Pátio o crente conhece  a Jesus como o Bom Pastor.  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.  João 10:11
  O Altar de Holocausto Aqui Deus resolve a questão do pecado mediante o sangue do sacrifício efetuado no Altar do Holocausto. (O altar de holocausto, media 2.25 m (7,4 pés) em ambos os lados, comprimento e largura e 1.35 m (4.5 pés) de altura, era feito de madeira de acácia e revestido de bronze).   A Entrada do Pátio do tabernáculo Como os animais puros eram sacrificados com a imposição das mãos e o derramar de seu sangue, Jesus Cristo veio a nós como o Filho de Deus e eliminou a condenação de todos os nossos pecados.                                                                    Estando em Cristo, sendo justificado pela fé.
Romanos 5:10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10
orque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10
orque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10


    O crente ao entrar no Pátio está iniciando o seu crescimento espiritual. Aqui ele passa a conhecer o Espírito Santo regenerador, o qual o conduz a Pia de Bronze para purificação diária dos pecados, através da Palavra de Deus, é ele que desvenda os mistérios da Bíblia e dá entendimento e compreensão das verdades contidas  nas doutrinas Bíblicas.

Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Romanos 5:10
 No Lugar Santo, o crente está iluminado pela palavra de Deus e pela luz espiritual do Candelabro de Ouro. A finalidade do candelabro está em
 Êx.25.37 O Candelabro de Ouro "Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar de fronte dele".   

    Os seis braços laterais apontam para a comunhão dos salvos com Jesus, o qual é o centro, formando assim as sete hástes, Ele é o tronco, a videira e nós os galhos, sustentados por Ele. O crente deve sempre limpar os pavios, tirar os borralhos, só assim a luz do Candelabro brilhara para sempre em nossas vidas.

A Mesa de Pão A mesa de pão, um dos instrumentos existentes dentro do Tabernáculo, era feito de madeira de acácia, e revestida com ouro puro. Medindo dois cúbitos (90 cm : 3 pés) de comprimento, um cúbito e meio (67.5 cm : 2.2 pés) de altura, e um cúbito (45 cm : 1.5 pés) de largura. Na mesa de pão 12 pedaços de pães cozidos eram sempre colocados, e este pão podia ser comido só por sacerdotes (Levítico 24:5-9).
 
 Êxodo 37:11-12 diz, "De ouro puro a cobriu e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor. Também lhe fez moldura ao redor, na largura de quatro dedos, e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor da moldura."


O crente , no Lugar Santo,alimenta-se dos  pães asmos, cada um daqueles doze pães, foi preparado sem fermento e com cerca de oito litros de flor de farinha, eram colocados sobre a mesa, em cada sábado. O sacerdote derramava sobre eles o incenso . A cada sábado os sacerdotes se reuniam no Lugar Santo e comiam os pães que haviam sido removidos . Era o alimento deles  um tipo de Cristo, o Pão da Vida. O crente precisa alimentar-se de Cristo o Pão da Vida, o Pão que desceu do Céus. “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”.
João 6:35

 O Altar de Incenso O altar de incenso era feito de madeira de acácia, e ele era quadrado, medindo um cúbito (45 cm : 1.5 pés) em ambos seu comprimento e largura, e 2 cúbitos em sua altura. Colocado dentro do Santo Lugar, o altar de incenso era revestido com ouro completamente, com uma borda de ouro ao redor deste. Quatro argolas de ouro foram colocadas debaixo de sua moldura para segurar as varas usadas para levá-lo. Neste altar de incenso, nada mais, mas só o santo óleo ungido e o doce incenso estavam para serem usados .

   Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. Êxodo 30:22-25

    O Altar do incenso ficava junto ao véu. O umo Sacerdote não podia entrar no Santo dos Santos sem um incensário portátil, no qual o incenso sagrado se queimava com fogo. Para ir ao lugar santíssimo o crente precisa de ter contigo um incensário que é a adoração. O altar de ouro era o meio  de ligação com o Santo dos Santos. Possuía um chifre em cada um dos quatro cantos, significando o imensurável poder que há na adoração. A Bíblia mostra isso em II Crônicas 20.22

E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
2 Crônicas 20:22

A Arca do Testemunho media 113 cm (3.7 pés) em seu comprimento, 68 cm (2.2 pés) em sua largura, e 68 cm (2.2 pés) em sua altura, era feita de madeira de acácia e revestida com ouro puro. Dentro desta Arca, existiam duas tábuas de pedra gravadas com os Dez Mandamentos de Deus e um pote de ouro com maná, e a vara brotada de Arão.
O propiciatório, que estava na Arca, era somente feito de ouro puro. E em suas laterais, estava dois querubins com suas asas esticadas cobrindo a tampa da Arca - que é, o propiciatório - e o querubim mantinha sua face em direção para o propiciatório. O propiciatório é onde o Deus entrega Sua graça àqueles que vêm a Ele pela fé.
  No Santíssimo Lugar, o crente está diante da Arca, onde estão os objetos colocados por ordem, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhp50td_4El2wivjImSSuv9K4BP1R0OUaelwsU2qNyAj-0s8DDW2AAWghT1jP2-v_DgTna3oyAyE8enZPywdcEDfYIhi-nalbKbUb0E7_2FNkex1jh30Wr3zxHSV0kt8do2_rrgn6YsbLUa/s320/photo_2.jpgas Tábuas da Lei,  representado a boa e perfeita vontade de Deus que o crente precisa ter em seu coração.


A Vara de Arão, apontando para a ressurreição de Cristo e para a vida vitoriosa em Jesus.
O Maná, tipificando Jesus como o Pão da Vida que desceu do céu, mostrando a dependencia  de  Israel das providências divinas.
Nós devemos depender exclusivamente de Deus. 
   Á medida que o crente avança em direção ao Santo dos Santos, ele tem conhecimento cada vez mais amplo de Jesus e Seus atributos.
   Permanecer fiel é tarefa de cada um de nós. Nós somos o templo onde habita Deus.

     Por vossa irmã em Cristo Rosa Dias


3 comentários:

  1. li onde estas passagens e nao entendi agora eu entendi muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória Deus. Grandes pregações virão à tua mente, Deus cada dia irá te capacitar mais ainda. obrigada por visitar meu blog. irmã Rosa Dias

      Excluir
  2. Que lindo! Eu li e não compreendia agora tudo está mais claro.
    Como Deus é bom.

    ResponderExcluir