Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Estudo sobre amuletos



“Os Amuletos da Fé”

Por Rosa Dias


              O que vem a ser amuleto?
 
             
Amuleto é um objeto que um indíviduo acredita que pode trazer sorte ou proteção. Está muito vinculado ao imaginário popular.

            Amuletos Populares
“Objetos consagrado que traz em si o axé, a força mágica do Orixá, do santo católico ou guia de luz, a quem ele é consagrado”.
Na mitologia yoruba, orixás (yoruba Òrìsà; em espanhol Oricha; em inglês Orisha) são divindades ou semideuses criados pelo deus supremo Olorun. Os orixás são guardiões dos elementos da natureza e representam todos os seus domínios no aye (a realidade física em que os humanos estão inseridos segundo a tradição iorubá).
A Conta do Orixá ou como também é conhecida por Guia, é um colar de miçangas confeccionado obedecendo padrões religiosos. Vivendo sob a proteção de Oxalá.

  A utilização de alguns amuletos são bastante conhecidos  por todo o Brasil entre eles estão:
>Trevo - de - quatro – folhas
>Patuá
>Figa:
>Crucifixo:
>Ferradura: Pata de Coelho:
>Imã:
>Fitinhas de Santos:
>Contas dos Orixás:

 

        “Nos tempos em que a igreja evangélica adotava a regra de alguns usos não  havia risco de  crentes amaldiçoados, pois na simplicidade  proibiam os membros  de usarem todo e qualquer tipo de jóias ou bijuterias,  afirmavam ser vaidade,  e por serem obedientes  não usavam, sabe se que  eram cheios do poder de Deus,  facilmente eram batizados pelo Espírito Santo;  hoje as coisas  mudaram, em nome  do saber, tudo pode, nada faz mal, e com  isso cada dia que passa, as igrejas são  mais cheias de pessoas,  porém mais vazias do Espírito Santo; não jogam o lixo  fora, dizendo que Deus importa só com o interior, e com isso, trazem o  santuário de Deus, sujo, cheios das maldições dos demônios. Guardamos coisas  em nossos lares que, na verdade, não são bênçãos. São portas de entrada da ação  de demônios em  nossas vidas e na dos nossos familiares. Precisamos eliminar  todo vínculo com as trevas que ainda permanecem em nossas casas”.
                                                                                                        
Os Amuletos nas Igrejas
A Influência de objetos amaldiçoados

Comprei um carro e depois disso nada em minha vida dá certo. Algumas pessoas dizem que objetos podem vir carregados de maldição e energias negativas. Até que ponto isso é verdade? Será que o meu carro novo está fazendo com que tudo na minha vida dê errado? Um objeto enfeitiçado tem o poder de destruir a vida do crente? Uma casa, um carro, objetos que pertenceram a pessoas que servem ao diabo tem poder contra a vida do crente?
  Aí é que mora o problema, será que todos somos verdadeiramente crentes fiéis?
Acharia Deus graça em nós ou acharia os demônios brecha em nós?
  Será que precisamos do visível para crermos em Deus?

Está virando febre, os símbolos e objetos judaicos usados como uma porta para a benção. Muitas feiras ditas cristãs já oferecem estes símbolos de todos os tamanhos e também os amuletos para serem usados em campanhas. Já existem empresas especializadas em relíquias evangélicas.
Se você quiser fazer a campanha da chave que abra a porta da felicidade, da arca da aliança que renova a presença de Deus, do óleo ungido que protege do Diabo, do livro dos dizimistas, do toque do chofar, da rosa ungida, etc. não se preocupe, as relíquias já estão prontas ao seu dispor em lojas especializadas no comércio do sagrado.

O próximo passo é descobrir um texto, tirá-lo do contexto e montar uma desculpa para que aquela lembrancinha seja trocada pela oferta absurda.

Muitos dizem que aquilo que é entregue é apenas uma simbologia para lembrar o propósito da campanha, mas ai temos um grande problema: as seitas também dão a mesma desculpa quando falam de suas imagens, para eles, as imagens ajudam o homem a lembrar de Deus e são elos para estar mais perto do Senhor.



  As imagens são ligações da benção?
   
Alguns dizem: “Eu tenho fé que Deus vai me conceder esta benção. Eu vou colocar “isto” (o que é ligado a campanha) na porta da minha casa e Deus vai visitar a minha casa”.

A fé não vem pelo que vemos e nem pelo que temos em mãos.
 ( Hebreus 11v.1).

Romanos 10 v. 17
A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Eu não preciso do amuleto para ser abençoado, não compro a benção, negociando com Deus,Ele não é comerciante. Eu sou abençoado pela palavra de Deus, pela presença de Deus, pelo Espírito Santo em minha vida – eu sou abençoado por eu ser Templo do Espírito Santo.
Deus me abençoa porque a sua misericórdia é grande. Eu sou abençoado pela graça de Deus.

Paulo afirma que somos templo do Espírito Santo –

I Coríntios 6 v. 19-20:

Eu não preciso ir a Jerusalém para conseguir bênçãos e prosperidades – O Deus de Israel esta em mim e não em um lugar geográfico.

A ida a Jerusalém traz conhecimento geográfico e histórico, ela me traz um modo de conhecer os lugares citados na bíblia, isso já é uma benção. Mas alguns acreditam que devemos ir a Jerusalém para Deus nos dar prosperidade.
Algumas igrejas querem ressuscitar as festas judaicas, mas o que isso tem a ver com a igreja de hoje?
             
O conceito é invertido, os valores são perdidos em rituais e a cada campanha a fé é ligada em algo que não é a fé verdadeira.
 [Efésios 5:6-7,11].
Vejamos algumas...

 
  1.Campanha Vale do Sal           
  

2. Campanha da rosa ungida

 3. A campanha do Chofar
 

 4.A campanha da Arca da aliança
 
 5.Campanha da Prosperidade
 
6.Campanha da Fogueira
           
7.Campanha do Oléo santo de Israel  
              
8.Campanha do cajado da vitória
         
9.Campanha Tocando o Manto de Jesus

 

10. Campanha Das 12 Pedras do Altar
               
  Não precisamos de nada disso...  Hoje, a arca da aliança sou eu e você, temos a presença de Deus dentro de nós, nós somos o corpo de Cristo que carrega o Espírito Santo.              


  "O que todos precisam verdadeiramente é de conhecer o Senhor Jesus, ao ponto de crer verdadeiramente que Ele existe e para conhece lo não precisamos de nada palpável, o que precisamos é de seguir exemplos de pessoas que quando aproximaram de Jesus, receberam milagres, quando a mulher do fluxo de sangue foi curada, acaso ela levou alguma coisa em suas mãos? simplesmente ela levou fé em seu coração ao ponto de pelo menos conseguir tocar nas orlas das vestes de Jesus, isto é porque para ela talvez não seria fácil receber o toque das mãos do Senhor, devido a grande multidão que o apertava, mais para ela, se ao menos tocasse em sua orla, já estava bom demais, ela seria curada, o que curou aquela mulher não foi a orla da veste de Jesus, o que fez ela receber a cura, foi a fé em Jesus; outros exemplos foram dos leprosos, cegos, endemoniados, paraliticos e coxos, nenhum precisou de objetos para receberem milagres, precisou de crer em Jesus, daí a quem diga que a sombra e lenço de Pedro e Paulo fizeram milagres, sendo que na verdade o dono do milagre é Jesus, e se alguém quer se comparar aos dois, então que sofram a sentença de morte que eles receberam, só assim saberemos se são comparados a eles. Não somos judeus para praticarmos rituais judaizantes, somos novas criaturas e devemos crer que O consolador faz morada em nosso ser, se formos fiéis a Ele, quem sabe receberemos o bem d'Ele em nós."
   Pregadores e missionarios peçam o Espírito de Sabedoria a Deus e aprendam a levar Jesus aos corações pela fé e não por meio de objetos, aprendam que devemos ser moradas do Doce e Meigo Espírito Santo, faça da Bíblia o seu manual de fé e prática cristã.
                                                                                                                                                                                   Rosa Dias

2 comentários: