Total de visualizações de página

Bem vindos ao meu blog... Missionária Rosa Dias

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudo Lc.14.26 e 27 Nos passos de Jesus

“Se alguém vier a mim, e não aborrecer à seu pai, e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo e qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo”. Lucas 14.26 e 27. Introdução
Seguir os passos de Jesus é renunciar, é aborrecer, é levar a cruz, e isto sem olhar para traz...

No texto, Jesus era seguido por uma grande multidão e então lhes ensinou de maneira clara e um tanto dura, quanto a atitude que alguém deveria tomar, se realmente desejasse ser seu seguidor.Seguir os passos de Jesus não é fácil, mas com Ele,torna possível.

1) Seguir os passos de Jesus é aborrecer familiares.  

O verbo aborrecer é sinônimo de detestar, odiar. Esse não foi o sentido que Jesus desejou transmitir aos seus ouvintes, na parábola, temos um caso típico de hebraísmo (expressão peculiar à língua hebraica). Na verdade o Senhor quis dizer que se alguém deseja segui-lo precisa amar a Ele sobre todas as coisas, isto é amar menos a tudo e a todos do que a Ele. Entendemos que devemos amar e honrar nossos familiares, porém amar a Jesus acima deles. “Porque Deus ordenou dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: quem maldisser ao pai ou à mar, morra de morte” Mt 15.4

Na carreira cristã, temos visto exemplos de pessoas que foram expulsas de casa pelos pais, odiados pelos parentes, abandonados pelos conjugues ou filhos, por terem aceitado a Jesus Cristo como Salvador, e mesmo assim permaneceram firmes na fé, dando crédito a palavra do Senhor. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá”. Sl 27.10

2) Seguir os passos de Jesus é aborrecer a própria vida.
A vida é um dádiva de Deus. Aqui estamos falando da vida humana, Jesus disse que, além de ser necessário aborrecer seus familiares, é necessário também, renunciar a própria vida, para seguir seus passos. Ele disse: “Quem achar a sua vida perde La a; e quem perder a sua vida por amor de mim, acha La a”. Mt.10.39

Muitos dizem que são donos de sua vida e ninguém manda neles, que são livres e que não querem ser crentes, porque os crentes não podem fazer nada; mais na verdade estão presos ao pecado ao ponto de não conseguirem se soltar e acabam perdendo a vida em si; enquanto que os que estão em Cristo, na verdade estão livres ao aborrecer a velha vida de pecado e vivendo a nova vida de liberdade em Cristo, vivem uma vida de constante alegria, ainda que em meio a lutas e com livre escolha para decidir se convém ou não praticar tal coisa.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 1Coríntios 10:23

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. 1 Coríntios 6:12

3) Seguir os passos de Jesus é levar a cruz.A cruz era instrumento de tortura e execução, utilizado pelos romanos. Os condenados levavam na publicamente. Para andar nos passos de Jesus, é necessário levar cada um a sua crua, não como um condenado, mas salvo, liberto, livre e redimido. É um paradoxo, mas é verdade, a cruz da vida cristã é símbolo de libertação. Jesus disse: “Quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. Mt. 10.37;
Em outra ocasião, Jesus disse aos seus discípulos:

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga me”. Mt. 16.24 

 

Renunciar é o mesmo que negar, não é fácil, por isso muitos não querem saber do evangelho, muitas vezes para seguir os passos de Jesus, a cruz fica pesada fisicamente, emocionalmente e até espiritualmente; às vezes levar a cruz significa passar por momentos dolorosos, sofrer calúnias, castigos físicos e até mesmo a morte, como ocorre hoje em países que não aceitam o evangelho. Muitos hoje de tanto sofrer aceitam Jesus e querem ter uma vida prospera e de muita alegria, acabam se decepcionando pelo que ouviu, acreditou e na verdade não aconteceu, sendo que sem cruz não existe coroa, galardão e glória.“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”. 1 Coríntios 9:25



Conclusão
Rogo a Deus que nos ajude a entender e viver na sua verdade, pois a época em que agora vivemos é de um evangelho festeiro, de danças, de roqueiros, de carnaval, enfim de clubes religiosos; o preço da oração, do jejum, das vigílias, da evangelização e das missões, hoje estão ficando de lado por muitos. A vinda do Senhor Jesus é certa e se aproxima, precisamos seguir seus passos fielmente..., se quisermos morar no céu.

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”.1 Pedro 2:21


Missionária Rosa Dias

25/09/2012

Um comentário: